Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais 2 mortes por cá. Novos casos são o dobro dos recuperados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 2 mortes por cá. Novos casos são o dobro dos recuperados

Portugal regista, até ao momento, 46.512 casos de infeção confirmados e 1.660 mortes em resultado da infeção por novo coronavírus. Lisboa e Vale do Tejo é a região onde o aumento dos casos continua a ser mais significativo, contabilizando 78% dos novos casos, com 226 dos 291, e cinco das seis mortes.

Esta segunda-feira, tanto o primeiro-ministro como o Presidente da República irão fazer deslocações - Costa viaja para a Holanda e Marcelo até ao Algarve - no contexto da pandemia.

O virus já causou a morte a pelo menos 569.135 pessoas e infetou quase 13 milhões em todo o mundo desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h35 - Este registo termina aqui. Para poder continuar a acompanhar todas as informações sobre a Covid-19, em Portugal e no mundo, clique aqui.

15h30 - O uso de máscara para travar a propagação da covid-19 será obrigatório a partir de quarta-feira na província espanhola da Andaluzia, à exceção das famílias, havendo sanções para quem não a utilizar.

15h10 - Madrid está a ser atacada por uma nova praga de  moscas negras. Tudo aponta para que seja uma consequência dos mais de dois meses de confinamento, durante os quais não se procedeu a uma limpeza correcta das margens do rio.

14h59 - Hong Kong voltará a apertar as medidas de distanciamento social a partir de quarta-feira, devido a uma preocupação crescente com a possibilidade de uma terceira vaga de infecções pelo coronavírus, afirmou a Chefe do Executivo Carrie Lam, avança a Reuters.

14h55 - Atualização em Portugal. diretora-geral da Saúde confirmou hoje que foram detetados 42 casos de infeção pelo novo coronavírus na zona do Carregado, adiantando que as autoridades locais estão a trabalhar para conter o surto. Além dos 42 casos confirmados, já foram testadas 170 pessoas, que estão a aguardar resultado.

14h54 - Atualização em Portugal. Oito em cada vez profissionais de saúde infetados com covid-19 já recuperaram, segundo um balanço feito hoje pelo secretário de Estado da Saúde, que aponta para um total de 3.280 infetados já recuperados.

14h49 - Um surto de Covid-19 foi identificado num acampamento infantil, em Soria, Espanha, com oito casos positivos. Sete destes casos dizem respeito a menores. A imprensa espanhola refere que o acampamento - no qual participaram 43 crianças-  foi já cancelado e todos os monitores e crianças regressaram a casa.

14h47 - O presidente da Indonésia, Joko Widodo, acredita que um segundo pico da doença deverá registar-se em agosto ou setembro no país, noticia a agência Antara. A acontecer, esta segunda vaga do novo coronavirus acontece três meses depois do que foi inicialmente previsto. 

14h45 - O Cazaquistão vai prolongar o seu segundo período de quarentena até ao final de julho e voltará a oferecer ajuda financeira aos que perderam a sua fonte de rendimento, disse hoje o presidente Kassym-Jomart Tokayev, citado pela Reuters.

14h35 - Triplicaram os casos de Covid-19 no hospital de Llobregat (Barcelona). A cidade espanhola, a mais importante da Catalunha, contabiliza hoje 300 novos casos, noticia o ABC.

14h34 - As ferramentas utilizadas para analisar e tratar os dados relativos aos infetados com covid-19 estão a ser alvo de uma "intervenção profunda" para reduzir a "possibilidade de erros". A informação foi partilhada secretário de Estado da Saúde.

14h20 - Jason, um jovem de 12 anos, toca todas as noites trompete para os profissionais de saúde hospital Emory Decatur, na Geórgia, EUA.

Ver esta publicação no Instagram

Thank you for sharing, @enews! Repost: 12-year-old Jason has played his trumpet at Emory Decatur Hospital every night for months to honor healthcare workers on the frontlines. Decatur, Georgia (:@jasonplaystrumpet / @goodnews_movement )

Uma publicação partilhada por Jason Z (@jasonplaystrumpet) a 12 de Jul, 2020 às 3:58 PDT

14h10 - O número de casos ativos de covid-19 do surto detetado num lar de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, baixou, no domingo, para 127, menos dois do que na véspera.

14h03- Os Açores não registaram novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, pelo terceiro dia consecutivo. Tem neste momento, apenas sete casos, ativos.

14h00 - Dez comunidades autónomas espanholas impõe o uso obrigatório de máscara. De acordo com o El Pais, os governos da Cantábria, Múrcia, Aragão, La Rioja, Navarra e Astúrias  vão aprovar o uso obrigatório de máscaras mesmo em situações em que a distância social possa ser mantida. Esta medida já foi implementada na Catalunha, Ilhas Baleares e Extremadura, e também anunciada na Andaluzia.

13h48 - Um homem foi hoje morto pela polícia, na província de Luanda, em Angola, na sequência de um desentendimento após uma - preensão a um grupo de jovens por não usarem máscaras

13h40 - A Grécia vai reabrir os seus aeroportos a voos do Reino Unido a partir de quarta-feira, mas exigirá aos passageiros a apresentação de um teste negativo ao novo coronavírus realizado até três dias antes.

13h39 - O Irão ultrapassou a barreira dos 13 mil mortos devido ao novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde em Teerão. A República Islâmica é de longe o país mais afetado no Médio Oriente.

13h30 - Conferência da DGS. O número de trabalhadores infetados numa fábrica do Carregado aumentou para 42, de acordo com Graça Freitas. Os cerca de 400 trabalhadores, recorde-se, foram testados e os resultados serão apenas conhecidos na terça-feira.

13h22 - Atualização em Portugal. Um dos 2 óbitos hoje registados é uma mulher com idade compreendida entre os 30 e os 39 anos. Contabilizam-se agora, nesta faixa etária, três óbitos: duas mulheres e um homem.

13h18 - Conferência da DGS. Eduardo Cabrita indica, em conferência de imprensa, que a taxa de letalidade global da doença em Portugal é de 3,5% e a taxa de letalidade em pessoas acima dos 70 anos é de 16,2%.

Acompanhe aqui:

13h14Mais de 569 mil mortos e quase 13 milhões de infetados no mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 569.135 pessoas e infetou quase 13 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h12 - Atualização em Portugal. De acordo com os dados da DGS, há ainda registo de mais 5 hospitalizações, elevando o número total para 467, com 63 pessoas nas unidades de cuidados intensivos (menos uma que ontem).

13h08 - Atualização em Portugal. Dos 306 novos casos de infeção por Covid-19 hoje registados, 254 pertencem à Região de Lisboa e Vale do Tejo.

13h03 - Situação epidemiológica em Reguengos de Monsaraz. São registados 170 casos positivos acumulados, dos quais 127 são ativos, 27 estão recuperados e 16 são óbitos, situação sem alterações relativamente ao dia de ontem.

12h57 - Mais 2 mortes e 306 novos casos de infeção em Portugal. Esta segunda-feira são registadas mais 2 mortes, menos 4 do que no domingo, e mais 306 novos casos de infeção por coronavírus em Portugal. O número de recuperados desce para 158 (ontem foram 252), quando os casos de infeção sobem ligeiramente (ontem foram 291).

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 46.818 casos de infeção confirmados e 1.662 mortes.

12h25 Alemanha regista 159 novos casos e governo aponta "perigo" de 2.ª vaga. A Alemanha identificou 159 novos casos de covid-19 num dia para um total de 198.963, com o ministro da Saúde, Jens Spahn, a avisar que "o perigo de uma segunda vaga é real".

12h23 Pessoas confinadas em habitações com más condições ficaram mais ansiosas. As pessoas que estiveram confinadas em habitações com piores condições em Portugal sentiram-se mais ansiosas, mais enclausuradas e viram o sono piorar durante a pandemia, revelam os resultados preliminares de um inquérito da Universidade de Coimbra.

11h55 - Presidente do Governo catalão reage a travão do tribunal a confinamento em Lérida. "Não estamos de acordo e não aceitamos a decisão judicial. Aceito as consequências que daí derivem", disse esta segunda-feira Quim Torra, presidente do Governo autónomo catalão. O governante apelou aos cidadãos das regiões afetadas para que cumpram as recomendações e anuncia um decreto de lei em que se definirão as restrições de movimento em resultado dos surtos, colocando de lado a hipótese de aplicar um novo estado de emergência.

Sublinhe-se que uma juíza do tribunal de instrução de Lérida anulou as medidas de confinamento apresentadas pela Generalitat que entrariam em vigor já na madrugada desta segunda-feira, tanto na cidade de Lérida como em sete municípios da região de Segrià, onde foi identificado um surto do novo coronavírus.

11h49 - Nova Iorque sem mortos pela primeira vez desde março. A cidade de Nova Iorque registou hoje o primeiro dia sem vítimas mortais associadas ao novo coronavírus desde o início da pandemia, em março. Nova Iorque, sublinhe-se, foi o epicentro do vírus nos Estados Unidos.

11h45 - Nova Iorque. Mulher cobre as caixas que contém as cinzas de cidadãos mexicanos que morreram vítimas do novo coronavírus, na Catedral de Saint Patrick, mas que não puderam ter uma cerimónia fúnebre nem enterro. Cinzas foram abençoadas durante uma cerimónia religiosa na Catedral.

Notícias ao MinutoCaixas com restos mortais de cidadãos mexicanos que morreram em Nova Iorque© REUTERS/Andrew Kelly

11h33 - 120 bombeiros e agentes da PSP fazem testes serológicos em Matosinhos. Um total de 120 elementos dos Bombeiros e agentes da PSP de São Mamede de Infesta, em Matosinhos, vai ser submetido, durante o dia de amanhã e de quarta-feira, a testes serológicos para despiste da Covid-19.

11h28 - Ministério da Saúde espanhol lança vídeo de sensibilização para a continuação das medidas de higiene e etiqueta respiratória. "O coronavírus ainda não desapareceu", avisa a autoridade.

11h21Detido em Miranda do Douro por desrespeitar confinamento obrigatório. A GNR deteve em Miranda do Douro um homem de 26 anos por não respeitar a medida de confinamento obrigatório que lhe foi decretada pela autoridade de saúde pública naquele concelho do distrito de Bragança, indicou hoje fonte policial.

11h12 - Universidade australiana inicia testes de vacina em humanos. A Universidade de Queensland, na Austrália, vai dar início à fase de testes em humanos de uma vacina contra a Covid-19, diz a imprensa local. A primeira dose de potencial imunização, desenvolvida pela universidade, vai ser ministrada a 120 voluntários em Brisbane. O estudo clínico vai avaliar a segurança e a resposta imunitária da vacina.

11h00 - Atualização em África. O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 13.238, mais 250 nas últimas 24 horas, em quase 595 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

10h50 - O presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas contesta a "falta de informação atempada" do Governo português sobre o despacho que obriga quem viaja de EUA ou países lusófonos a fazer teste à Covid-19, 72 horas antes da viagem. 

10h30 - Diretora de lar de Melgaço será constituída arguida por ter dado cruz a beijar a 17 idosos no âmbito de uma celebração pascal.

10h20 - A vacina da BCG protege contra casos severos de Covid-19, diz estudo.

10h00 - Bélgica inclui Alentejo e Algarve na zona laranja com "maior vigilância". Os viajantes que entrem na Bélgica oriundos do Alentejo e do Algarve serão sujeitos a "maior vigilância" devido à pandemia da Covid-19, segundo o 'site' do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) belga, que não especifica as medidas a aplicar.

9h48 - Desconfinamento? Paulo Portas defende que autoridades "foram desleixadas". Paulo Portas considerou, este domingo, que as autoridades portuguesas "foram desleixadas" na gestão do desconfinamento. No seu espaço de comentário semanal na TVI, o antigo líder do CDS argumentou também que, em parte, esse 'desleixo' contribuiu para que houvesse algum "descontrolo" da situação epidemiológica na região de Lisboa e Vale do Tejo.   

9h31 - Atualização na Rússia. A Rússia regista, esta segunda-feira, 6.537 novos casos de Covid-19 e ultrapassa hoje os 730 mil infetados. O país liderado por Vladimir Putin tem um total de 733.699 casos de infeção, desde o início da pandemia.

9h20 - Um homem de 30 anos, que acreditava que o novo coronavírus era uma fraude, morreu depois de ter participado numa festa Covid, nos Estados Unidos, onde terá contraído a doença. "Acho que cometi um erro. Pensei que [a doença] era uma mentira, mas não é", afirmou o homem à enfermeira, depois de lhe ter contado que tinha participado numa festa do género, no Texas, noticia o NY Times.

9h15 - Reino Unido está a combater mais de 100 surtos localizados por semana. As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido, revelou hoje o ministro da Saúde Matt Hancock, a propósito de mais uma fase de alívio de restrições. 

8h50 - Fome agravou-se e poderá matar mais por dia que o vírus. Um relatório da Oxfam avisa que a crise da fome piorou por causa da pandemia e poderá matar mais pessoas por dia do que o próprio vírus, que já matou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo.

A Oxfam estima que podem morrer por dia cerca de 12 mil pessoas, até ao fim deste ano, por causa da fome agravada pelos efeitos da pandemia. Comparativamente, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, o dia mais grave em termos de mortalidade relacionada com o vírus foi a 17 de abril, com 8.890 óbitos registados.

A ONG indica, ainda, que o Brasil é um dos "epicentros emergentes" para a fome, tanto por causa da pandemia como por causa da falta de apoio do governo federal àqueles que vivem em situações de vulnerabilidade.

8h44 - Tribunal trava medidas de confinamento do governo autónomo catalão para Lérida. Uma juíza do tribunal de instrução de Lérida anulou as medidas de confinamento apresentadas pela Generalitat que entrariam em vigor já na madrugada desta segunda-feira, tanto na cidade de Lérida como em sete municípios da região de Segrià, onde foi identificado um surto do novo coronavírus.

Sublinhe-se que o governo catalão tinha determinado que os moradores afetados deveriam "permanecer no domicílio" exceto para trabalhar, cuidar de crianças ou de idosos, ir ao médico ou comprar comida. As entradas e saídos dos municípios afetados seriam também controladas, sendo permitido o trânsito apenas por motivos de trabalho, saúdo ou serviços essenciais. De acordo com o El País, tribunal entendeu que estas medidas são similares às de um estado de alerta e que esta decisão é da competência estatal, podendo apenas ser aplicada "com a garantia da intervenção do Congresso de Deputados".

8h29 - Registo diário de casos recorde a nível mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) deu conta, no domingo, de um registo recorde de novos casos de infeção a nível mundial, com um total de mais de 230 mil novos casos em 24 horas, de acordo com o Guardian. Os maiores aumentos foram registados nos Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul. Este número suplanta o recorde já anunciado na sexta-feira passada, de mais de 228.000 novos casos.

8h20 - Chefes de diplomacia da União Europeia voltam a reunir-se em Bruxelas cinco meses depois. Neste seu regresso físico a Bruxelas, os chefes de diplomacia da UE têm uma agenda preenchida, que contempla temas tão diversos como o impacto da pandemia na América Latina, ou a situação na Líbia, em Hong Kong e na Venezuela.

7h52 - Atualização na China. A China registou nas últimas 24 horas oito novos casos da Covid-19, todos importados do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

7h51 - Marcelo desloca-se ao Algarve. O Presidente da República irá marcar presença num jantar de trabalho com presidentes das Câmaras Municipais do Algarve.

7h48 - Atualização na Argentina. A Argentina ultrapassou no domingo os 100 mil casos de Covid-19, tendo identificado 2.657 novos contágios da doença, que já causou 1.845 mortos no país sul-americano, disseram as autoridades.

7h42 - Atualização nos Estados Unidos. Os Estados Unidos registaram 426 mortos e 57.794 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. O país contabiliza 135.155 óbitos e 3.297.501 casos desde o início da pandemia.

7h38 António Costa reúne-se hoje com homólogo holandês em Haia. O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se hoje em Haia com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, no quadro dos encontros bilaterais que tem mantido com outros líderes europeus antes do Conselho Europeu de sexta-feira e sábado em Bruxelas.

7h35 México é o quarto país do mundo com mais mortos. O México tornou-se no domingo no quarto país do mundo com mais mortes causadas pela covid-19, de acordo com um balanço da agência de notícias France-Presse baseado em fontes governamentais mexicanas.

7h30 - Iniciámos um novo registo. Pode recordar aqui as notícias mais importantes de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório