Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Partido no poder manteve maioria nas eleições de hoje em Singapura

O Partido de Ação Popular (PAP), no poder há 60 anos em Singapura, manteve a maioria nas eleições antecipadas de hoje, mas ainda assim permitiu à oposição um resultado histórico.

Partido no poder manteve maioria nas eleições de hoje em Singapura
Notícias ao Minuto

23:59 - 10/07/20 por Lusa

Mundo Singapura

Segundo a Agência France-Presse, o PAP, no poder desde a independência, em 1965, conquistou 83 dos 93 lugares do parlamento, com 61,2% dos votos, um resultado inferior aos 70% das eleições de 2015.

O Partido dos Trabalhadores, na oposição, conseguiu 10 lugares, quatro a mais do que no seu melhor resultado eleitoral.

O primeiro-ministro e líder do PAP, Lee Hsien Loong, antecipou as eleições, inicialmente previstas para até abril de 2021.

A razão, disse Lee Hsien Loong, era ter um Governo forte para lidar com a pandemia, que causou mais de 45.000 casos e 26 mortes na cidade-estado.

Outro argumento invocado foi a crise que se aproxima, quando se espera que o Produto Interno Bruto (PIB) caia 4 a 7% este ano, devido à paralisia da economia durante a pandemia da covid-19.

Singapura, com uma população de 5,6 milhões de habitantes, já reiniciou grande parte dos setores económicos, mas os voos e o turismo permanecem praticamente paralisados.

Como centro financeiro internacional, Singapura é grandemente afetada pela perturbação das transações e comércio mundiais.

Entre as exigências da oposição estão o aumento da transparência do Governo, a expansão dos serviços sociais e de saúde, a redução dos impostos indiretos e a redução da idade mínima para votar, de 21 para 18 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório