Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Bachelet apela proteção dos direitos humanos em tempos de Covid-19

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou hoje no Conselho de Segurança que a evolução da covid-19 ameaça criar tensões e defendeu a proteção dos direitos humanos.

Bachelet apela proteção dos direitos humanos em tempos de Covid-19
Notícias ao Minuto

19:26 - 07/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Michelle Bachelet considera que a proteção dos direitos humanos é fundamental para evitar o surgimento de novos conflitos.

A Alta Comissária interveio numa reunião virtual do Conselho sobre direitos humanos no contexto das operações de paz das Nações Unidas.

"À medida que a crise da covid-19 se agrava, desafiando sociedades, economias e instituições em todas as regiões, o papel dos direitos humanos no apoio às missões das operações de paz e na resposta às raízes dos conflitos e da instabilidade torna-se crucial", disse.

Bachelet salientou que apenas com medidas para responder às violações dos direitos humanos se pode impedir o regresso da violência a áreas pós-conflito, como muitos dos locais onde operam os "capacetes azuis" da ONU.

Neste momento de crise, apelou para um maior investimento nessas estruturas e apoio político ao seu trabalho.

"O financiamento adequado das missões de direitos humanos do Conselho de Segurança para operações de paz é um dos melhores e mais eficientes investimentos no interesse de todos", argumentou Bachelet.

Embora o Conselho de Segurança discuta frequentemente questões de direitos humanos em diferentes conflitos, o debate de hoje foi o primeiro a ser dedicado exclusivamente a esta questão e com um enfoque mais geral.

A sessão, promovida pela Alemanha, que detém a presidência do órgão este mês, foi moderada pela ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório