Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Irmão de Trump tenta impedir publicação de livro comprometedor

Um irmão de Donald Trump deu entrada de uma ação em tribunal para impedir a publicação de um livro potencialmente comprometedor, escrito por uma sobrinha do Presidente dos EUA sobre a família, noticiou o New York Times.

Irmão de Trump tenta impedir publicação de livro comprometedor
Notícias ao Minuto

06:56 - 24/06/20 por Lusa

Mundo Trump

Com o título "Too Much and Never Enough: How My Family Created the World's Most Dangerous Man" ("Demasiado e nunca suficiente: como a minha família criou o homem mais perigoso do mundo"), o livro tem publicação prevista para 28 de julho.

Robert S. Trump pediu a um tribunal de Queens, em Nova Iorque, que impedisse a publicação do livro de Mary L. Trump, alegando que a autora teria violado um acordo de confidencialidade que assinou nos anos 1990, relacionado com a herança de Fred Trump, seu avô e pai de Donald Trump.

"A tentativa de dramatizar e distorcer a nossa relação familiar após todos estes anos para obter ganhos financeiros é uma farsa e uma injustiça para a memória [...] dos nossos queridos pais", disse Robert S. Trump, numa declaração citada pelo jornal.

"O resto da família, e eu próprio, estamos muito orgulhosos do meu maravilhoso irmão, o Presidente, e para nós as ações de Mary são realmente uma vergonha", acrescentou.

Segundo a editora Simon & Schuster, o livro de memórias lança "luz" sobre "a história sombria" da família do Presidente norte-americano.

No livro, de 240 páginas, Mary L. Trump relata eventos que testemunhou na casa dos avós, em Nova Iorque, descrevendo "um pesadelo feito de traumas, relações destrutivas e uma trágica mistura de negligência e abuso", segundo a editora.

De acordo com o site de notícias Daily Beast, Mary Trump deverá também revelar que é a principal fonte de uma grande investigação sobre as finanças de Donald Trump publicada pelo New York Times.

O exclusivo, que ganhou o prémio Pulitzer em 2019, alegava que Donald Trump tinha estado envolvido em esquemas fiscais "fraudulentos" e recebido mais de 400 milhões de dólares (353 milhões de euros), provenientes do império imobiliário do pai.

O advogado de Mary L. Trump, Theodore Boutrous Jr., defendeu que o livro tem "extrema importância pública", criticando a ação judicial para travar a sua publicação.

"Os tribunais não vão tolerar este esforço descarado e sem fundamento de esmagar a liberdade de expressão, em violação da Primeira Emenda", disse.

A editora Simon & Schuster também afirmou estar confiante de que a tentativa de bloquear a publicação fracasse.

"Mary Trump escreveu uma história pessoal convincente de significado mundial e estamos ansiosos por ajudá-la a contar a sua história", disse Adam Rothberg, porta-voz da editora.

À agência Associated Press (AP), a Casa Branca recusou-se a comentar o livro ou a ação legal.

Mary L. Trump, psicóloga clínica, é filha de Fred Trump Jr, o irmão mais velho do Presidente dos EUA, que morreu em 1981.

Este não é o único livro comprometedor para Trump em que houve tentativas para bloquear a sua publicação.

Em 20 de junho, um juiz federal norte-americano determinou que o ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton podia publicar um livro de memórias, apesar dos esforços da administração do Presidente Donald Trump para o impedir.

O Governo dos Estados Unidos tinha apresentado um pedido para bloquear o lançamento de "A sala onde tudo aconteceu", crónica dos 17 meses que o ex-conselheiro Bolton passou com o ocupante da Sala Oval, em 2018 e 2019, dizendo-se preocupado com a possibilidade de a obra expor informações classificadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório