Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Líbia. Bombardeamento contra posições de Haftar faz sete mortos

Pelo menos sete civis morreram na sequência de um bombardeamento atribuído às forças controladas pelo marechal Khalifa Haftar, que controla zonas no leste da Líbia, disseram hoje militares do governo de Tripoli.

Líbia. Bombardeamento contra posições de Haftar faz sete mortos
Notícias ao Minuto

13:51 - 09/06/20 por Lusa

Mundo Líbia

De acordo com as fontes, o ataque ocorreu de madrugada na região central de Wadi Fajat e as vítimas são todas membros da família Al Farajani, entre as quais uma mulheres e quatro menores.

O bombardeamento não foi confirmado nem desmentido pelas forças de Haftar, que nas últimas semanas se retiraram para as bases junto à cidade de Sirte e para um oásis em Al Jufrah, pressionadas por mercenários da oposição síria recrutados pela Turquia.

Os membros fiéis ao marechal Haftar foram obrigados a abandonar a estratégica base aérea de Al Watiya, o antigo aeroporto internacional de Tripoli desativado desde 2004 e considerado como ponto chave para a conquista ou defesa da capital e das cidades de Tarhouna e Bani Walid.

Fontes militares do governo apoiado pelas Nações Unidas disseram à agência Efe que o objetivo é a conquista de Wadi Fajat e do oásis de Al Jufra

O ministro do Interior do governo reconhecido pela ONU, Fathi Bashaga, disse esta semana que Moscovo planeia estabelecer bases militares permanente na Líbia: uma em Sirte e outra em Al Jufrah assegurando que o Executivo rejeita negociações de paz. 

A Líbia mergulhou no caos após a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Desde abril de 2019, centenas de pessoas, incluindo numerosos civis, foram mortos nos combates da ofensiva a Tripoli e cerca de 200.000 foram obrigados a fugir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório