Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

AO MINUTO: "Machadada letal" no layoff? 130 mil milhões para a Alemanha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Machadada letal" no layoff? 130 mil milhões para a Alemanha
Notícias ao Minuto

15:23 - 03/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal regista hoje 1.447 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 11 do que na terça-feira, e 33.261 infetados, mais 366, o maior registo diário em quase um mês, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. 

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado um número mais elevado de surtos, há mais 335 casos de infeção (+2,9%). E a região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 16.804, seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo, com 11.828, da região Centro, com 3.765, do Algarve (376) e do Alentejo (260).

pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 382.016 pessoas e infetou mais de 6,4 milhões em todo o mundo desde dezembro

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Este registo chegou ao fim. Pode continuar a acompanhar-nos na manhã desta quinta-feira.

23h42 - A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de Covid-19.

23h40 - Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade suspensa devido à covid-19 e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou hoje a associação representativa do setor.

23h34 - Os deputados da bancada do PSD, eleitos pelo circulo de Setúbal, manifestaram-se, esta quarta-feira, preocupados com o agravamento de "dois problemas" no serviço prestado pelo Hospital Garcia de Orta, em Almada: "O número insuficiente de profissionais de saúde e a degradação dos balneários do hospital". Exigindo esclarecimentos ao Governo, em particular à ministra da Saúde, os parlamentares social-democratas querem saber se, “terminado o estado de calamidade", o Executivo vai garantir "a não redução das equipas de urgência do Hospital Garcia de Orta, mantendo aí a colaboração de todas as especialidades”.

23h28 -  O FC Porto esteve esta quarta-feira  frente ao Famalicão e entrou com o pé esquerdo no jogo que marcou o regresso dos azuis e brancos à competição após uma paragem forçada por causa da Covid-19. Reveja aqui o acompanhamento da partida ao minuto.

23h10 - As restrições à circulação automóvel na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa de Lisboa, inicialmente previstas para este verão, vão ser adiadas, anunciou hoje o presidente da câmara. "Faço isto com a consciência de que é a solução mais razoável mais ponderada para todos os comerciantes, todos os residentes que vivem, que habitam, que procuram a baixa da cidade de Lisboa", frisou, justificando que "muitos trabalhadores ainda estão em casa, muitos ainda estão em 'lay-off' e não sabem como será o regresso da sua vida". "Não queremos ser é mais um fator de dificuldade, de perturbação sobre uma vida que neste momento está muito alterada", reforçou o presidente da Câmara de Lisboa.

23h04 - Depois de ter sofrido um adiamento devido à Covid-19, a Porto Food Week anuncia o seu regresso já em junho, entre os dias 12 e 20. Segundo a organização, o evento vai realizar-se numa versão 'Safe Edition' que privilegia segurança, as redes sociais e a possibilidade de provar os menus em formato take away ou delivery.

22h47 - Após três meses sem poder acolher voluntários devido à crise sanitária, a União Zoófila anunciou, esta segunda-feira, que foram retomados os cursos de formação para pessoas que se queiram tornar voluntários na instituição. A organização aproveitou também para agradecer a "vontade de ajudar" manifestada durante a pandemia

22h20 - A TAP garantiu hoje estar empenhada em recuperar "tão rapidamente" quanto possível e de forma "sustentada" a proporcionalidade da oferta no Aeroporto do Porto, mostrando-se disponível para continuar o processo de diálogo.

22h17 - O Governo dos Países Baixos anunciou hoje o alívio do risco de viagens para vários países europeus, entre os quais Portugal, a partir de 15 de junho, que não eram recomendadas para impedir a propagação da pandemia.

22h03 - O coletivo, que representa 14 estruturas representativas e grupos formais e informais da cultura e das artes, transmitiu hoje a Marcelo Rebelo de Sousa a falta de apoio significativo para reerguer o setor, após uma paragem de meses, defendendo que são necessárias "medidas de emergência já, a fundo perdido", informou, esta tarde, Catarina Requeijo, da Ação Cooperativista - Artistas, Técnicos, Produtores, uma das estruturas integrantes do coletivo, que esteve presente na reunião.

"O Presidente da República mostrou-se sensível e demonstrou um conhecimento profundo do setor e das dificuldades que atravessa", considerou.

21h36 - António Guterres, o secretário-geral da ONU, afirmou esta quarta-feira que os migrantes e os refugiados enfrentam "três crises numa só", de acordo com a Associated Press. Uma crise de saúde, uma crise socioeconómica e uma crise de proteção. Guterres acrescentou que o medo do vírus fez "disparar a xenofobia, o racismo e a estigmatização". 

21h11 -  A pandemia do novo coronavírus já matou 382.016 pessoas e infetou mais de 6,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h GMT de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

20h57 - Os nove jogos da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol vão ser antecedidos de um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas da covid-19, informou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), em comunicado.

20h33 - As quatro confederações patronais que integram a comissão permanente de Concertação Social consideram que o Governo vai dar uma "machadada letal" no regime de 'lay-off' simplificado, acrescentando que é preferível apoiar o emprego do que pagar subsídios de desemprego.

20h17 - O governo britânico só vai reavaliar no final de junho as condições de uma quarentena de duas semanas para chegadas do estrangeiro ao Reino Unido imposta devido à pandemia de Covid-19, afirmou hoje a ministra do Interior, Priti Patel. 

19h56 - Pelo menos 5.628 indígenas que vivem na floresta amazónica em nove países da América do Sul, incluindo o Brasil, estão infetados e 548 morreram devido à Covid-19, refere um levantamento da Rede Eclesial Pan-Amazónica (Repam).

19h45 - A edição 2020 da Feira do Livro de Braga vai decorrer de 03 de julho e até ao final desse mês integralmente em ambiente digital, por causa da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o município.

19h32 - As autoridades do Azerbaijão anunciaram hoje uma quarentena total para o final da semana, depois de terem detetado um aumento dos casos de Covid-19 no país.

19h27 - Da sala de espera ao acompanhante, DGS explica como proceder no dentista. Em todas as ocasiões, deverá ainda sempre manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 a 2 metros "das outras pessoas presentes" no local.

 

19h14 - Registados mais 81 óbitos em França e o país ultrapassa as 29 mil mortes. Números de hospitalizações e de pacientes nos cuidados intensivos desceram.

18h47 - O primeiro-ministro revelou hoje que as restrições impostas na Área Metropolitana de Lisboa devido à pandemia de Covid-19 poderão ser levantadas "muito brevemente", uma vez que os focos de contágio identificados são "situações muito contidas".

18h38 - O campeonato de futebol da Roménia será reatado em 12 de junho, sem adeptos, após suspensão de três meses devido à Covid-19, sendo que a federação promete aplicar severas multas a quem prevaricar em termos sanitários.

18h24 - O parlamento espanhol aprovou hoje o sexto e último prolongamento de duas semanas, até à meia-noite de 20 de junho, do estado de emergência, em vigor desde 15 de março, com o objetivo de lutar contra a Covid-19.

18h17 - 16.ª edição do FEST — Novos Realizadores, Novo Cinema, adaptou os planos e conseguiu encontrar uma solução para não falhar este ano. A realizar entre 2 a 9 de agosto, o evento vai contar com sessões de filmes em cinemas drive-in e outras na sala do Multimeios de Espinho. E, se para alguns ver filmes às estrelas já era uma óptima novidade, há mais: A iniciativa que decorre sempre em Espinho passa a ter programação em drive-in de Lisboa e do Porto. 

18h15 - A coordenadora do BE, Catarina Martins, pediu hoje ao primeiro-ministro uma "medida mais robusta" para os trabalhadores sem nenhum apoio, tendo António Costa garantido que no próximo Conselho de Ministros haverá "uma boa resposta".

18h11 - Mesmo depois do aviso da DGS, o primeiro-ministro, António Costa, e todos os representantes dos nove partidos com assento parlamentar que usaram da palavra no debate quinzenal retiraram a máscara para discursarem. No entanto, na terça-feira, o gabinete do presidente da Assembleia da República informou que a DGS emitiu uma nota em que "clarifica" que apenas recomenda a utilização de máscara no uso da palavra no parlamento em situações em que não se encontre garantido o distanciamento físico entre o orador e demais pessoas.

18h07 - Os governos dos arquipélagos da Madeira, em Portugal, e de Canárias, em Espanha, defendem que, em termos turísticos, o controlo sanitário à Covid-19 deve ser feito sempre na origem das viagens.

18h02 -  Os concessionários de praia estão preparados para abrir e cumprir as regras, mas consideram que este é um "ano perdido" em termos de negócio, até porque as despesas com a assistência de praia são elevadas.

17h54 - A Bélgica vai reabrir a 15 deste mês as fronteiras com os países da União Europeia (UE), com o Reino Unido e com os quatro do espaço Schengen que não integram o boço comunitário, anunciou hoje a primeira-ministra belga.

17h49 - O PAN defendeu hoje que deve ser exigido um comprovativo de teste negativo de diagnóstico da Covid-19 a quem chega a Portugal de avião, considerando que a medição da temperatura corporal é uma medida insuficiente.

17h43 - Sete arguidos que estavam em prisão preventiva num processo por tráfico de droga que hoje começou a ser julgado em Braga passaram entretanto para prisão domiciliária, por causa da pandemia de Covid-19, disse hoje fonte judicial à Lusa.

17h39 - A Organização Mundial de Saúde anunciou hoje que vai retomar os ensaios clínicos com hidroxicloroquina para doentes com Covid-19, suspensos há mais de uma semana por preocupações com a segurança daquele medicamento.

17h34 - O primeiro-ministro garantiu hoje que o Orçamento do Estado vai compensar a Segurança Social não só pelo aumento da despesa não contributiva, mas também pela perda de receita por causa das isenções de TSU devido à pandemia.

17h27 - O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) acusou hoje, no Porto, as empresas do setor em 'lay-off' de estarem a "cometer uma fraude", responsabilizando-as pelo "aumento do desemprego em Portugal".

17h23 - O governo de Chipre antecipou em três semanas o levantamento da maioria das restrições ainda em vigor para combater o coronavírus ao invocar o consistente e reduzido número de infeções no país.

17h15 - Terminou o debate quinzenal na Assembleia da República, com o primeiro-ministro a explicar que "com crises há sempre gente que acha que o discurso populista dá votinhos. Olhe, é o caso do senhor deputado André Ventura", atirou acrescentado que a resposta que se dá a isso é: "Devolvendo confiança, robustecendo o Serviço Nacional de Saúde que anunciavam o caos e respondeu às necessidades desta crise e com medidas de apoio às empresas”.

Amanhã segue-se o Conselho de Ministros, decisivo para conhecer todos os pormenores do Plano de Estabilização Económica do Governo.

17h12 - O deputado do Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo terminou o debate a dizer que não voltará a questionar a contratação de António Costa e Silva mas afirma que convocou o gestor da Partex para ser ouvido no Parlamento "com caráter de urgência", para prestar esclarecimentos.

17h10 - Morreram mais 71 pessoas em Itália em 24 horas. É o quarto dia consecutivo em que são registadas menos de 100 mortes. No total há já 33.601 óbitos. No que diz respeito ao número de casos, foram detetados 321 novos casos desde ontem, havendo agora um número acumulado de 233.836 contágios.

17h09 - Ginásios e clubes de 'fitness' de todo o país começaram a reabrir e, entre regras apertadas de higiene e de gestão do espaço, procuram devolver aos clientes a confiança e mostrar que é possível regressar à boa forma física em segurança.

17h08 - A Associação de Marcas de Retalho e de Restauração (AMRR) defendeu hoje "legislação especial" para os lojistas dos centros comerciais, antecipando uma "pequena grande desgraça" quando em julho começarem a pagar as rendas suspensas no estado de emergência.

17h05 - Jogos à porta fechada? Juve Leo mostra indignação e faz comparação. Para a claque leonina não faz sentido retomar espetáculos em "recintos fechados" e recomeçar a I Liga à "porta fechada".

17h - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) propõe a manutenção do atual 'lay-off' simplificado por mais três meses e que a inexistência de dívidas fiscais pelas empresas deixe de ser condição para estas entrarem em concursos públicos.

16h57 - A diretora-geral da Saúde esclareceu hoje que os dados sobre o número de novos casos no concelho de Sintra não foram disponibilizados durante quatro dias, adiantando que nesse período registaram-se, em média, 41 casos por dia.  

16h55 - O primeiro-ministro defendeu que a atual crise, provocada pela Covid-19, não pode afetar a formação das jovens gerações, apesar de o encerramento das escolas ter evidenciado o fenómeno das desigualdades.

16h43 - A coordenadora da equipa do Plano Nacional de Vacinação (PNV) esclareceu hoje que a maior parte da quebra registada no número de vacinas administradas nos meses atingidos pela pandemia da Covid-19 "tem a ver com a vacinação de adultos e adolescentes".

16h39 - primeiro-ministro, António Costa, sublinhou, esta quarta-feira, na Assembleia da República, que "é fundamental relançar a economia, mas sem perder o controlo da pandemia", adiantando que será necessário um quadro de fundo de estabilização até ao final do ano. Os custos económicos e sociais desta crise são absolutamente brutais. Todas as estimativas apontam para termos uma queda recorde do produto interno bruto e uma subida exponencial da nossa situação de desemprego e, simultaneamente, de perda de rendimentos", disse 

16h33 -  A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento "sem entrar na água" ou abordar o náufrago pelas costas.

16h25 - Depois de dois dias sem vítimas, Espanha regista uma morte em 24 horas. Os infetados diagnosticados por PCR nas últimas 24 horas são 219. Desde o início da pandemia, 27.128 pessoas morreram em Espanha e 240.326 ficaram infetados.

16h18 - A Premier League confirmou que há um elemento infetado entre os 1.197 membros que compõem o staff e os jogadores que atuam no Reino Unido. O nome do indivíduo que acusou positivo não foi revelado pelo organismo que regula a competição. Recorde-se que o início da Premier League está agendado para 17 de junho.

16h07 - O Embaixador da União Europeia (UE) em Angola, Tomás Ulicny, que hoje se encontrou com o Presidente angolano, João Lourenço, anunciou hoje a atribuição de um apoio financeiro de 10 a 11 milhões de euros repartidos por vários programas.

16h03 - Reino Unido está a verificar um aumento de novos casos e de óbitosNas últimas 24 horas foram detetados 1.871 novos casos e mais 359 mortesNo total, o país contabiliza agora 279.856 casos de infeção e 39.728 vítimas mortais desde o início da pandemia.

15h54 - O primeiro-ministro referiu durante o debate que "os custos desta crise são absolutamente brutais" e que o país vai ter uma “quebra recorde do PIB e uma subida exponencial do desemprego e perda de rendimentos”. Em resposta a um deputado do PS, o chefe do Governo afirma que Portugal vai procurar com o novo Fundo de Recuperação que a UE há-de aprovar ter "uma nova centralidade nas novas cadeias de valor à escala europeia".

15h48 - Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua hoje a região com mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus, com 91,5% dos 366 casos reportados no país, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

15h33 - Em resposta ao PEV, o primeiro-ministro revelou que os apoios à TAP estão em consulta prévia da direção-geral de concorrência da UE e serão formalizados em "breve". "O Governo tem trabalhado com o Conselho de Administração tendo em vista a assegurar a viabilidade da empresa e está neste momento em consultas prévias com a Direção Geral da Concorrência da União Europeia para a formalização em breve das medidas de auxílio do Estado que nos parecem adequadas", afirmou.

O primeiro-ministro admitiu ainda que se houver necessidade de pôr mais dinheiro público na empresa então "terá de haver reavaliação do equilíbrio de poderes" dentro da empresa entre Estado e privados.

15h28 - José Luís Ferreira do PEV, deu início ao debate a dizer sobre o facto da TAP ter definido rotas, sem saber a estratégia para a abertura de fronteiras que o “Estado não pode ficar refém dos privados” e tem de recuperar o controlo público da companhia.

15h27 - A decisão sobre a realização da Volta a Portugal compete ao Governo, cabendo à Direção-Geral da Saúde "observar os planos de contingência" apresentados pela Federação Portuguesa de Ciclismo e emitir um parecer, esclareceu hoje a diretora-geral da Saúde.

15h23 - Acompanhe aqui o debate quinzenal em direto:

15h21 - Os equipamentos de proteção de plástico usados contra a covid-19 estão a criar um "tsunami" de resíduos que vai a caminho do oceano, avisou hoje a associação ambientalista WWF, que lançou uma campanha em Espanha pedindo civismo.

15h19 - Os 'Verdes' abrem o debate quinzenal com o primeiro-ministro e vão centrar-se nas medidas de combate à covid-19 e no relançamento da economia, na véspera da aprovação pelo Governo do seu programa de estabilização económica e social.

15h17 - Cerca de 6.000 trabalhadores, num universo de 18.100, fazem hoje testes à covid-19, anunciou o secretário de Estado da Saúde, referindo-se ao plano em curso nas empresas da Grande Lisboa, maioritariamente na Azambuja.

15h15 - Boa tarde, iniciamos um novo registo. Pode recordar as atualizações da manhã aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório