Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Um infetado em festa de aniversário gerou aumento de casos na Extremadura

Foram confirmados sete casos positivos nas últimas 24 horas. Autoridades temem um novo surto.

Um infetado em festa de aniversário gerou aumento de casos na Extremadura
Notícias ao Minuto

22:58 - 29/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

As autoridades sanitárias da Extremadura, em Espanha, confirmaram esta sexta-feira um aumento de casos confirmados na região e mostraram "preocupação" com os sete casos identificados nas últimas 24 horas. Tudo por causa de uma festa de aniversário.

José María Vergeles, conselheiro de Saúde e Serviços Sociais, indicou que um só caso positivo identificado em Badajoz fez com que "outras 18 pessoas estejam agora em isolamento domiciliário", uma vez que todas elas estavam numa festa de aniversário onde se encontrava a pessoa infetada.

O responsável não descarta, porém, que "hajam mais pessoas" que tenham contactado socialmente com esta pessoa com diagnóstico positivo, estando agora a ser a levado a cabo um estudo de rastreio para perceber "o que fez antes e depois" de se detetar a infeção.

"Espero que o aumento de ontem não se converta num surto", disse José María Vergeles, pois isso impediria a passagem à terceira fase de desconfinamento na região. O aumento ainda não pode ser considerado um surto, aguardando-se pelo desenvolver da situação, nos próximos dias. Para já, as sete pessoas confirmadas deram lugar a, pelo menos, 43 pessoas contactadas.

Recorde-se que os números de infetados e de mortes em Espanha têm vindo a baixar significativamente nas últimas semanas, tendo Madrid, a região mais afetada, iniciado um processo de alívio das medidas muito rígidas que tinha instaurado para lutar contra a pandemia.

Espanha já anunciou que vai abrir as fronteiras, nomeadamente ao turismo internacional, a partir do início de julho, na mesma altura em que acaba a obrigação de cumprir uma quarentena de 14 dias para todos os que vêm do exterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório