Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: 1.342 óbitos cá. Mais de dois mil novos casos no Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 1.342 óbitos cá. Mais de dois mil novos casos no Reino Unido
Notícias ao Minuto

08:10 - 26/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

O novo coronavírus já fez um total de 1.342 óbitos e 31.007 casos de infeção em Portugal, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde. O país encontra-se na terceira semana de desconfinamento.

António Costa termina hoje a ronda de audiências com os partidos com assento parlamentar, para lhes apresentar a proposta de programa de estabilização económica e social. O chefe do Governo recebe hoje os líderes do CDS-PP e da Iniciativa Liberal (de manhã) e do PSD, do Chega e do PS (à tarde).

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo chega agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar a evolução do novo coronavírus AO MINUTO aqui.

15h58 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas como origem do contágio.

15h52 - Estudo francês diz que uma grande maioria de pessoas doentes com Covid-19 e com sintomas ligeiros cria anticorpos que os podem imunizar durante várias semanas contra a doença. "Já sabíamos que as pessoas que adoecem gravemente desenvolvem anticorpos nos 15 dias a seguir ao começo dos sintomas. Agora sabemos que isso também acontece nos casos menos graves", afirmou um dos autores do estudo

15h47 - As autoridades venezuelanas encerraram o mercado de Las Pulgas, na cidade de Maracaibo (situado 700 quilómetros a oeste de Caracas), depois de verificarem que daí provinham 63% dos casos de pacientes suspeitos de contágio com o novo coronavírus na região.

15h43 - A República Checa reabriu hoje todos os aeroportos a voos dentro das fronteiras internas do espaço Schengen, um dia depois do anúncio da medida pelo Ministério do Interior checo, diminuindo as restrições devido à Covid-19.

15h39 - Desporto pede "regras específicas". O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu hoje à tutela "orientações específicas" para a retoma das atividades desportivas, nomeadamente no que diz respeito "ao regresso das competições e à utilização das instalações interiores".

15h37 - A organização do Festival de Cinema AVANCA 2020 vai comemorar a reabertura das salas de cinema com um 'Mini Drive-In', que servirá também de teste ao novo formato do festival. O evento - que decorrerá na noite de domingo para segunda-feira - terá início às 00h05 e marcará o início das atividades do festival que decorre oficialmente a 18, 22 e 26 de julho.

15h34 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:

  • A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) apreciou o apelo do ministro Manuel Heitor no sentido de o ensino superior retomar as atividades presenciais, disse hoje o presidente da associação, Manuel Machado.
  • A Câmara de Alcobaça vai manter o hospital de campanha montado no pavilhão desportivo local para acautelar, sobretudo, futuras necessidades de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), informou hoje a autarquia.
  • A Câmara de Cinfães anunciou hoje que as empresas de restauração e comércio vão poder expandir ou instalar áreas de esplanada, uma medida que visa apoiá-las no âmbito da pandemia de covid-19.

15h24 - Os trabalhadores itinerantes voltaram a manifestar-se, desta vez em frente ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, por mais apoios ao setor. No Facebook, o porta-voz Luís Paulo Fernandes partilhou um vídeo do momento.

15h17 - O reitor do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, convidou hoje os fiéis a regressarem às celebrações comunitárias, a partir de sábado, "com segurança", depois de um "longo período de tempo doloroso" devido à pandemia de Covid-19.

15h07 - O Presidente russo afirmou hoje que a Rússia passou o pico da Covid-19 e anunciou que a parada militar de comemoração do 75.º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi, adiada devido à pandemia, será realizada a 24 de junho.

15h01 - De acordo com as autoridades de saúde britânicas, o Reino Unido registou 134 óbitos e 2.004 novos casos nas últimas 24 horas.

14h58 - A Organização Meteorológica Mundial (OMM) avisou hoje que as vagas de calor previstas para o verão vão ser mais difíceis de suportar para as pessoas mais vulneráveis devido às medidas de confinamento impostas.

14h53 - Situação em Lisboa "é complexa". A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que os 209 novos casos registados na região de Lisboa e Vale do Tejo decorrem de diferentes focos "mais ou menos localizados", incluindo na Azambuja, Almada e Seixal.

14h46 - O governo da Hungria espera sair do Estado de Emergência no dia 20 de junho, anunciou hoje a ministra da Justiça, Judit Varga, através da sua página de Facebook. "Na próxima fase, temos de nos concentrar na conservação e criação de novos empregos e no relançamento da economia. Nenhum húngaro está sozinho. Teremos sucesso juntos", escreveu.

14h39 - A organização humanitária Save the Children alertou hoje que seis em cada 10 famílias migrantes em Espanha perderam temporariamente o emprego devido à crise do coronavírus e que sete em cada 10 sofreram um corte nos salários.

14h38 - Portugal regista 285 casos de infeção Covid-19 em lares, número que "representa uma diminuição", disse hoje o secretário de Estado da Saúde, indicando que 1.760 utentes testaram positivo, dos quais 190 estão internados em hospitais.

14h33 - A associação nacional de restaurantes PRO.VAR reuniu-se com o Governo e pediu o "regresso imediato" dos casamentos, garantindo que há todas as condições para levar a cabo estes eventos em segurança.

14h18 - pandemia de covid-19 representa um desafio de médio prazo para a sustentabilidade das finanças públicas dos países da zona euro.  As medidas orçamentais de apoio à economia "ajudam a mitigar" os efeitos da crise económica e podem apoiar a sustentabilidade da dívida a médio prazo, o BCE aponta, no entanto, "o aumento associado dos níveis de dívida pública podem também acionar uma reavaliação do risco soberano [dos Estados] dos participantes no mercado e reacender pressões em soberanos mais vulneráveis".

13h53 - O novo coronavírus já matou pelo menos 346.296 pessoas e infetou mais de 5,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo o mais recente balanço da agência AFP.

13h51 - Fecho de praias. O comandante-geral da Polícia Marítima (PM) disse hoje não acreditar ser necessário "fechar uma praia" durante a época balnear deste ano por incumprimento das regras criadas para travar a pandemia de Covid-19. Este fez saber, também, que vai ser dada especial atenção às praias não vigiadas durante a época balnear, reforçando a vigilância quando se verificar um maior número de banhistas nessas zonas.

13h39 - A agência britânica do medicamento autorizou o uso de uma droga experimental, Remdesivir, para doentes com Covid-19, numa tentativa de reduzir o tempo que alguns pacientes passam no hospital.

13h30 - Há sete concelhos em Portugal com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu.

  • Lisboa (2.206)
  • Vila Nova de Gaia (1.552)
  • Porto (1.347)
  • Matosinhos (1.272)
  • Braga (1.213)
  • Sintra (1.107)
  • Gondomar (1.079)

13h26 - A Irlanda não registou nenhuma nova morte associada à Covid-19 de domingo para segunda-feira, o que acontece pela primeira vez desde 21 de março, anunciou hoje o Ministério da Saúde irlandês.

13h22 - O comandante-geral da Polícia Marítima (PM) afirmou-se hoje otimista quanto à época balnear "atípica" deste ano e recusou a ideia de que vá "haver um incumprimento generalizado" das regras definidas para travar o contágio de Covid-19 nas praias.

13h15 - O Japão comprometeu-se hoje, numa cimeira com a União Europeia (UE) por videoconferência, a aumentar o seu contributo para ajudar os países em desenvolvimento, nomeadamente em África, a enfrentarem a pandemia de Covid-19.

13h10 - Acompanhe em direto a conferência de imprensa da DGS.

13h03 - Portugal contabiliza 1.342 mortos e 31.007 infetados por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registados mais 12 mortos e 219 casos de infeção, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). São já 18.096 os recuperados (mais 274 do que ontem).

12h53 - Sobre a reabertura da economia, o líder da Iniciativa Liberal diz: "Temos de encarar esta retoma como uma oportunidade de fazer diferente e criar uma economia mais rápida, mais ágil e mais dinâmica. Isto tem a ver com a simplificação e também como se vão aplicar os diferentes instrumentos financeiros, fazendo com que todos eles tenham - dentro da sua própria forma de canalização - a utilização de critérios objetivos de rentabilidade e viabilidade, para que não aconteça o que aconteceu durante a governação do engenheiro Sócrates, em que tínhamos um investimento público muito voluptuoso mas sem retorno, conduzindo dívida".

O líder da IL salienta ainda que "continua a haver uma distância grande e lógica daquilo que é a visão do governo do partido Socialista, que confunde serviços públicos com serviços prestados pelo Estado".

12h48 - À saída da reunião com António Costa, em São Bento, sobre a proposta de programa de estabilização económica e social, o líder da Iniciativa Liberal referiu que a saúde foi um dos principais temas. "Achamos absolutamente crucial recuperar a lista de espera de cirurgias e consultas que se acumularam", começou por referir João Cotrim de Figueiredo, salientando que o "SNS reage bem a esta crise, porque deixou de reagir e de responder às outras necessidades da população".

12h47 - O Fórum Médico de Saúde Pública exortou hoje o ministério da Saúde a compensar os especialistas pelo "trabalho extraordinário" realizado durante a pandemia covid-19 e a avançar com "a imprescindível" reforma da saúde pública.

12h42 -  A rede social WeChat, equivalente chinês ao WhatsApp, ordenou o encerramento de uma conta que difamava os Estados Unidos, parte de uma campanha das autoridades para remover "informações ilegais e falsas" da Internet.

12h34 - O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, não teve a possibilidade de visitar a mãe nas semanas que antecederam a sua morte - esta segunda-feira - devido às medidas de restrição do combate ao novo coronavírus.

"Ele cumpriu todas as medidas de restrição e não visitou a mãe durante mais de oito semanas. No entanto, as medidas permitem as despedidas na fase final. O primeiro-ministro esteve ao lado da mãe na sua última noite", revelou o porta-voz, em declarações à CNN

12h28 - A ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha afirmou hoje que a União Europeia está a estudar medidas para o regresso do turismo ao espaço europeu "desde países seguros" com ações coordenadas que garantam "saúde, segurança e sustentabilidade".

12h25 - A Itália defende uma retoma coordenada das viagens na Europa a partir de 15 de junho, tendo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi Di Maio, considerado que esse poderá tornar-se o "Dia D" do turismo europeu.

12h22 - A Transavia vai reiniciar progressivamente os seus voos, a partir de 4 de junho, sendo que no caso de Portugal ligará Amesterdão a Faro e Lisboa, revelou hoje a companhia aérea holandesa de baixo custo.

12h16 - A associação Cap Magellan lançou na segunda-feira um site que reúne informação oficial sobre o estado das fronteiras entre Portugal e França para acompanhar os portugueses que desejem voltar ao país no verão.

12h08 - À saída da reunião com António Costa, sobre o programa de estabilização económica e social, Francisco Rodrigues dos Santos disse que "o CDS quer uma estratégia de alivio fiscal" e essa é uma "linha vermelha" para o partido.

12h02 - Reabertura de hostels? "Reinvenção é palavra de ordem", defende a Associação da Hotelaria de Portugal. Segundo a AHP, há cinco novas formas de bem-receber. 

  • Digitalização integral dos procedimentos de pagamento transformando-os em experiências totalmente contactless;
  • Reorganizar os espaços para garantir o distanciamento físico, não o social;
  • Disponibilizar informação em formato digital, como os horários dos espaços culturais e todos os procedimentos de higiene e segurança;
  • Transformar as refeições em Grab & Go ou Kitchen Box (refeição entregue numa caixa);
  • Ajustar a oferta de serviços auxiliares para depender menos dos clientes e apostar numa maior personalização e individualização dos produtos.

11h59 - Um estudo analisou o impacto da Covid-19 nos desportos ao ar livre e concluiu que 26% passaram a treinar em espaço fechado.

11h42 - Desconfinamento com peregrinação a Meca à vista. A Arábia Saudita inicia na quinta-feira um desconfinamento em três fases que prevê um levantamento gradual das restrições até finais de junho, com o 'hajj', a grande peregrinação anual a Meca, em julho, no horizonte.

11h37 - O sistema de saúde da Venezuela não está preparado para a pandemia de Covid-19, tornando-se necessário garantir que ajuda humanitária suficiente chegue aos venezuelanos e impedir a disseminação da doença pela região, disseram hoje três entidades.

11h34 - Testes a jogadores apenas 24 horas antes. O protocolo sanitário para a retoma do principal escalão do futebol nacional previa um rastreio ao novo coronavírus 48 horas antes dos jogos e outro o mais perto possível do arranque dos encontros, mas a equipa de especialistas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) concordaram em testar os jogadores apenas 24 horas antes.

11h30 - Portugal tem a terceira maior taxa de pessoas empregadas no setor dos transportes aéreos (0,4%), um dos mais atingidos pelas consequências económicas da pandemia da Covid-19, segundo dados do Eurostat.

11h23 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje, através do Twitter, que, desde o dia 4 de maio, já foram reunidos 9,5 mil milhões de euros (acima do objetivo inicial de 7,5 mil milhões de euros) no âmbito da maratona mundial de angariação de fundos para desenvolvimento de testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas contra o novo coronavírus.

11h16 - Depois do sucesso inicial das aulas do #EstudoEmCasa, pais e diretores escolares fazem um balanço positivo do primeiro mês de aulas na televisão e acreditam que a ferramenta continua a ser utilizada no ensino à distância.

11h07 - Ryanair anunciou, esta terça-feira, que vai retomar a 1 de julho os voos diários para Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre a partir da Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Alemanha, à medida que começam a ser levantadas as restrições de viagens impostas pelos países.

10h57 - Já foram aprovados 10,6 milhões de euros em apoios no âmbito do programa Adaptar, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia, esta terça-feira. Este valor corresponde ao apoio a 3.465 empresas e os montantes começaram a ser pagos na segunda-feira, dia 25 de maio

10h48 - Dístico de estacionamento ultrapassou validade? Saiba aqui como renovar online. A EMEL mantém até 30 de junho medida que permite a veículos com dísticos válidos até dia 1 de fevereiro continuar a aceder aos lugares exclusivos a residentes.

10h44 - O número de mortos em África pela Covid-19 aumentou para 3.471 nas últimas 24 horas, mais 123, em mais de 115 mil casos de infeção em 54 países, de acordo com dados sobre a pandemia naquele continente.

10h39 - Wuhan, na China, realizou mais de 6,5 milhões de testes ao novo coronavírus em dez dias, reportou a imprensa estatal chinesa. A decisão de alargar os testes foi tomada depois de a cidade - local onde surgiu o novo coronavírus, em dezembro - continuar a relatar casos assintomáticos. De acordo com as autoridades de saúde locais, os testes não são obrigatórios e são gratuitos.

10h33 - Os consumidores alemães recuperaram ligeiramente a confiança em maio, depois do choque causado pela pandemia da covid-19, de acordo com o indicador mensal publicado hoje pela consultora alemã GfK.

10h30 - A Basílica da Natividade, construída no local onde os cristãos acreditam ter nascido Jesus, reabriu hoje ao público, depois de mais de dois meses fechada devido à pandemia da Covid-19.

10h15 - O deputado pela circunscrição de Moray, Douglas Ross, demitiu-se da posição de sub-secretário da Escócia por considerar existirem "aspetos da explicação" que Cummings deu no domingo com os quais não concorda. Dominic Cummings, um assessor do primeiro-ministro, foi criticado por romper o confinamento decretado devido à covid-19. 

"Não comentei publicamente a situação de Dominic Cummings até ouvir todos os detalhes. Fiquei feliz com a declaração para esclarecer as questões, mas há aspetos com os quais tenho problemas", explicou, através do Twitter.

10h11 - O boletim epidemiológico da Bélgica dá conta que, nas últimas 24 horas, morreram mais 23 pessoas vítimas de Covid-19. No total, o país já contabiliza 9.334 vítimas mortais. Foram também reportados 198 novos casos de infeção e 39 novas hospitalizações

10h05 - De acordo com o Departamento de Educação de Seul, na Coreia do Sul, sete escolas primárias e cinco jardins de infância que deveriam retomar o funcionamento esta quarta-feira, adiaram a data de reabertura após uma criança de seis anos testar positivo ao novo coronavírus. 

09h53 - Máscara reduz contágio? Um novo estudo afirma que utilizar máscara reduz sim a possibilidade contágio pelo novo coronavírus, mas apenas se não mover a cabeça. A eficácia de sete tipo de máscaras - incluindo versões caseiras e máscaras médicas - foi testada por investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

09h49 - O Presidente da República timorense pediu hoje ao Parlamento Nacional timorense autorização para prolongar o estado de emergência devido à Covid-19 durante mais 30 dias, mas com menos restrições, anunciou a presidência.

09h39 - Cheques sem cobertura aumentam. Os dados revelados pelo Banco de Portugal, na segunda-feira, revelam uma redução sem precedentes nos pagamentos em abril, mas também dão conta de um aumento do número de cheques que foram passados sem cobertura.

09h33 - O aumento da mortalidade devido ao novo coronavírus - especialmente entre os idosos - levou (pela primeira vez) a uma queda (de 0,27%) no registo do pagamento mensal de reformas em Espanha, avançam os meios locais, que citam um comunicado do governo.

09h26 - Bolsas europeias em alta sustentadas pelo desconfinamento. As principais bolsas europeias estavam hoje a negociar em alta, de novo, numa sessão de otimismo devido ao progressivo desconfinamento mundial e à reativação económica e na qual as cotadas do turismo assumem o protagonismo.

09h22 - Uma doença misteriosa associada ao novo coronavírus tem sido noticiada pelos meios de comunicação nas últimas semanas, após inúmeros casos terem sido detetados em crianças de todo o mundo. A patologia é descrita como uma 'síndrome inflamatória', semelhante à doença de Kawasaki e à síndrome de choque tóxico.  

09h14 - O Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo vai servir como hospital de campanha para apoiar na luta contra a Covid-19 na África do Sul. A primeira enfermaria está concluída.

Notícias ao MinutoO Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo vai servir como hospital de campanha© Reuters

09h11 - TAP voará mais em julho. A companhia aérea estima realizar 247 ligações semanais em julho, numa altura em que começam a ser levantadas as restrições de viagens impostas por alguns países para conter a pandemia.

09h04 - Um sul-coreano foi condenado a quatro meses de prisão por violar as regras de quarentena, relata a AFP. De acordo com as autoridades, o homem recusou-se a ficar em casa e continuou a visitar locais públicos, apesar de vários avisos.

08h58 -  Rússia contabiliza 3.807 óbitos no total. De acordo com os dados divulgados hoje, o país registou um recorde de 174 óbitos nas últimas 24 horas. Foram também reportados 8.915 novos casos, elevando o número total de infetados para 362.342.

08h52 - Os lares de idosos em Itália enfrentam pressões financeiras que ameaçam a sua continuidade, avança a Reuters. Depois de milhares de idosos terem sido vítimas da Covid-19 e de ainda não ser possível receber novos utentes, são vários os estabelecimentos que admitem não conseguir sobreviver sem a ajuda do governo.

Notícias ao Minuto© Reuters

08h46 - A maior companhia aérea da América Latina, a Latam Airlines, pediu proteção ao abrigo do capítulo 11 da lei das falências nos Estados Unidos, na sequência da queda de atividade devido à pandemia de Covid-19.

08h42 - Estado de Emergência continua. O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou hoje, pela quarta vez, o estado de emergência no país, que começou em 28 de março, devido ao agravamento da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus.

08h33 - Singapura registou mais 383 novos casos de infeção, indicou hoje o Ministério da Saúde do país. O número total de casos no país é agora de 32.343

08h24 - Protestos no Equador. Milhares de pessoas saíram às ruas e protestaram contra a resposta económica do governo à pandemia de Covid-19. Na semana passada, o presidente Lenín Moreno anunciou medidas que incluem o encerramento de algumas empresas estatais e cortes de salário no setor público. O país é um dos mais afetados pelo novo coronavírus na América do Sul.

Notícias ao MinutoMilhares de pessoas protestaram contras medidas económicas do país face à Covid-19© Reuters

08h17 - De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch na manhã desta terça-feira, foram registados 432 novos casos e mais 45 mortes nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 8.302 vítimas mortais e 179.002 infetados.

08h15 - Portugal aumentou no primeiro trimestre as vendas de veículos elétricos (ou híbridos) em 57%, em relação ao mesmo período de 2019, mas associações ligadas ao ambiente temem que a tendência retroceda devido à Covid-19.

07h36 - Cinco países europeus, incluindo Portugal, defenderam hoje que as aplicações de rastreamento podem "desempenhar um papel importante" para a saída da crise, sendo o "desafio atual" desenvolver soluções técnicas eficazes além fronteiras dos Estados-membros.

07h30 - A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a Síntese de Execução Orçamental de abril, mês em que a atividade económica mais paralisou devido à covid-19, depois de um excedente de 81 milhões de euros até março.

07h25 - O presidente da Assembleia Nacional francesa e o homólogo alemão deverão publicar hoje um apelo conjunto para a reabertura das fronteiras entre países europeus, indica uma declaração obtida pela agência de notícias France-Presse (AFP).

07h15 - Os Estados Unidos registaram 505 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 98.184 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, indicou a Universidade Johns Hopkins.

07h00 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, sete casos da covid-19, todos oriundos do exterior, informaram hoje as autoridades.

Acompanhe aqui todos os dados sobre a evolução da Covid-19. Pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório