Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Em plena pandemia, aumentou o número de cheques sem cobertura

Apesar de ter caído a utilização de cheques em abril, por causa da pandemia, aumentou a percentagem de cheques devolvidos por insuficiência de provisão.

Em plena pandemia, aumentou o número de cheques sem cobertura
Notícias ao Minuto

09:36 - 26/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia cheques

Os dados revelados pelo Banco de Portugal, na segunda-feira, revelam uma redução sem precedentes nos pagamentos em abril, mas também dão conta de um aumento do número de cheques que foram passados sem cobertura.

"Pese embora o decréscimo na utilização dos cheques, aumentou a percentagem de cheques devolvidos por insuficiência de provisão: 0,48% em número e 0,41% em valor, o que compara com taxas significativamente mais baixas no período pré-pandemia (em fevereiro, 0,27% em número e 0,23% em valor)", pode ler-se no relatório do Banco de Portugal. 

Em abril foram efetuados cerca de 1,2 milhões de pagamentos com cheques, no valor de 4,1 mil milhões de euros, o que corresponde a quebras de 44,9% em número e de 47,9% em valor relativamente a igual período do ano anterior.

"A redução drástica da atividade económica e a preferência dos agentes económicos pela utilização de instrumentos de pagamento que exijam um menor contacto físico contribuíram para estes números, que correspondem à quantidade e ao valor mais baixos registados, ao longo dos últimos 20 anos, nas operações com cheques", adianta o BdP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório