Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Máscara reduz contágio, mas apenas se não mover a cabeça. Entenda

Investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, testaram a eficácia de sete tipos de máscaras de proteção facial contra a Covid-19, incluindo versões caseiras e máscaras médicas.

Máscara reduz contágio, mas apenas se não mover a cabeça. Entenda

Um novo estudo afirma que utilizar máscara reduz sim a possibilidade contágio pelo novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da Covid-19, mas somente se não mover a cabeça. 

Investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, testaram a eficácia de sete tipos de máscaras de proteção facial contra a Covid-19, incluindo versões caseiras e máscaras médicas. 

A análise revelou que usar máscara pode diminuir a capacidade de alcance de partículas expelidas por outros ao seu redor em mais de 90%. 

Felicity Mehendale, cirurgiã no Centre for Global Health, no Usher Institute, da Universidade de Edimburgo, disse ao jornal Mirror Online: "foi reconfortante constatarmos que as máscaras caseiras funcionam tão bem quanto as cirúrgicas, de modo a impedir que o utilizador seja atingido por partículas provenientes da fala ou da respiração de outrem". 

Contudo, os investigadores constataram que as máscaras são menos eficazes quando movemos a cabeça para o lado - isto porque ao estarmos nesta posição torna-se mais fácil sermos atingidos na boca ou no nariz por partículas potencialmente infecciosas. 

Nomeadamente, respiração ofegante e tosse correspondem a atos capazes de gerarem jatos de partículas intensos. 

Os dados apurados sugerem que somente se usar a máscara bem fixa ao rosto, esta pode então evitar a contaminação pelo SARS-CoV-2. 

Ignazio Maria Viola, da Escola de Engenharia, da mesma universidade, e co-autor do projeto, afirmou: "descobrimos que algumas máscaras permitem a entrada lateral de partículas - e saída - diminuindo a sua capacidade de proteção não só para o utilizador, como para quem o rodeia". 

Mehendale acrescentou: "por outras palavras, tal significa que deve pensar duas vezes antes de virar a cabeça para o lado ao tossir ou espirrar e ter especial cuidado se estiver atrás ou ao lado de alguém que também esteja a usar máscara". 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório