Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Colômbia investiga possível ação da Venezuela na inteligência do país

O ministro da Defesa da Colômbia garantiu hoje que vai investigar uma possível ligação das forças armadas colombianas "a regimes ditatoriais na região", em resposta a uma suposta infiltração do regime venezuelano nos organismos de inteligência do país.

Colômbia investiga possível ação da Venezuela na inteligência do país
Notícias ao Minuto

22:52 - 19/05/20 por Lusa

Mundo Colômbia

"A fuga de informações por parte de qualquer funcionário público, ou elemento da força pública, que viole ou não cumpra com o dever de reserva dessas informações, resulta num crime e, portanto, deve ser investigado e punido", realçou o ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, citado pela agencia EFE.

Segundo o governante, vão ser "intensificados os mecanismos dentro da força pública para identificar qualquer possível ação" de funcionários que "possam estar ligados a regimes ditatoriais da região e que possam por em risco a soberania nacional ou a ordem constitucional ou a democracia colombiana".

Carlos Holmes Trujillo respondeu assim às declarações do ministro venezuelano de Comunicação, Jorge Rodríguez, que afirmou que o Governo de Nicolás Maduro tem em seu poder gravações dos envolvidos nos ataques fracassados ocorridos ??há duas semanas naquele país, que, segundo ele, foram obtidos graças aos infiltrados que eles têm na Colômbia.

"Este é o resultado das infiltrações que temos no meio dos organismos de inteligência [serviços secretos] colombianos e nas forças armadas, que nos permitiu aceder a muitas horas de gravação", assegurou.

Segundo Jorge Rodríguez, as gravações permitiram obter informações sobre as recentes tentativas de incursão marítima na Venezuela e que estas são "uma pequena amostra" das gravações que recolheram durante "meses e meses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório