Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Turquia: Novas detenções de presidentes de câmara pró-curdos

As autoridades turcas detiveram hoje mais cinco presidentes de câmara que acusam de ter ligação à guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), anunciou o Ministério do Interior.

Turquia: Novas detenções de presidentes de câmara pró-curdos
Notícias ao Minuto

12:46 - 15/05/20 por Lusa

Mundo Turquia

Os autarcas de Siirt, de Igdir e de três outras pequenas cidades do leste e do sudeste maioritariamente curdos da Turquia ficaram sob custódia policial, indicou o ministério num comunicado.

Adianta que os edis ficam também "temporariamente suspensos das suas funções" e são substituídos por administradores designados pelo governo.

Os cinco presidentes de câmara pertencem ao Partido Democrático dos Povos (HDP), principal formação pró-curda da Turquia.

O HDP é alvo há vários anos de uma implacável repressão. Selahattin Demirtas, a sua "figura de proa" e antigo rival de Recep Tayyip Erdogan nas presidenciais, está na prisão desde 2016.

Após as eleições municipais do ano passado, as autoridades turcas detiveram ou substituirão várias dezenas de autarcas eleitos pelo HDP no sudeste da Turquia.

Segundo o partido, o governo substituiu os seus presidentes de câmara em 45 das 65 cidades que conquistaram em março de 2019.

O governo afirma que o HDP está ligado ao PKK, movimento classificado de terrorista por Ancara, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Mas o HDP rejeita as acusações e diz-se perseguido devido à sua oposição ao presidente Erdogan.

Ao deter hoje os cinco autarcas, "o (governo) mostrou uma vez mais a sua hostilidade em relação ao povo e à vontade do povo", reagiu o HDP através da rede social de mensagens curtas Twitter.

Também a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch já criticou a repressão na Turquia contra os autarcas, considerando que tal representa uma violação dos direitos dos eleitores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório