Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo britânico reconhece impasse nas negociações pós-Brexit com UE

O Reino Unido e a União Europeia (UE) não avançaram nas negociações para alcançar um acordo comercial pós-Brexit na terceira ronda de negociações, afirmou hoje um porta-voz do governo britânico.

Governo britânico reconhece impasse nas negociações pós-Brexit com UE
Notícias ao Minuto

17:53 - 14/05/20 por Lusa

Mundo Brexit

O negociador chefe britânico, David Frost, terá informado o governo de Boris Johnson na quarta-feira que a ronda de negociações em curso não chegou a um consenso porque a UE insiste em ter acesso às águas de pesca britânicas e impor o respeito por normas para áreas como os direitos laborais, algo que Londres não está disposta a aceitar.

"O conselho de ministros concordou que não aceitaremos exigências para renunciarmos aos nossos direitos como um Estado independente, especialmente quando a UE mostrou por meio de acordos com outros países como o Canadá que esses controlos não são necessários", disse um porta-voz do Executivo.

A atual ronda de negociações, realizada por videoconferência devido à pandemia decovid-19, termina nesta sexta-feira, e resta apenas mais uma ronda, com início a 01 de junho, antes de as duas partes fazerem um balanço sobre o progresso e avaliarem a possibilidade de uma extensão do período de transição. 

No entanto, o primeiro-ministro britânico tem reiterado que não pretende pedir ou aceitar uma prorrogação para além de 31 de dezembro, a qual tem de ser feita antes de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório