Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: "Não é tempo de pensar na fatura". Mais 10 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não é tempo de pensar na fatura". Mais 10 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:26 - 07/05/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Na primeira semana em que o país retoma gradualmente a atividade económica e social, a tarde desta quinta-feira é marcada pelo primeiro debate quinzenal no Parlamento depois do Estado de Emergência. 

Sobre a incidência da pandemia de Covid-19 em Portugal, de acordo com a atualização realizada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), foram registadas mais 16 vítimas mortais, 533 infetados e 182 recuperados nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já tirou a vida a 1.105 pessoas e infetou 26.715 em todo o país

Sobre o aumento do número de casos que se tem vindo a registar nos últimos dias na região de Lisboa e Vale do Tejo, Graça Freitas referiu, durante a conferência de imprensa diária da DGS de hoje, que "as explicações para este facto estão a procurar-se" e que estão a ser estudados "todos os dados" disponíveis, "quer a nível nacional quer com as autoridades de saúde da região para tentar perceber se" este crescimento "corresponde a fenómenos isolados, se tem uma explicação concreta"

Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h54 - As medidas do Governo de combate à pandemia de Covid-19 chegam aos 12,7% do PIB, entre 0,9% mensais com impacto orçamental e 11,8% sem reflexo no Orçamento do Estado, de acordo com o Programa de Estabilidade.

23h49 - O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que foram registados, até às 19h00 desta quinta-feira, 135.106 casos confirmados de coronavírus e 9.146 mortes provocadas pela doença no país. Estes dados revelam que, nas últimas 24 horas, foram identificados mais 9.888 novos infetados e mais 610 novos óbitos.

23h32 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse, esta noite em entrevista à RTP, que este "não é o tempo de pensar na factura" que os portugueses vão ter que pagar na sequência da crise pandémica, defendendo que "temos que combater a crise na sua primeira dimensão, a sanitária, e que atingiu o mundo na sua quase totalidade de forma muito violenta". 

23h20 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ampliou hoje a lista de serviços considerados essenciais para funcionarem durante a pandemia de Covid-19, incluindo a construção civil e atividades industriais num decreto publicado em Diário Oficial da União.

23h16 - Sporting envia mensagem a Quaresma após confronto com Ventura. O clube dos leões, numa publicação nas redes sociais, mostrou estar ao lado do ex-jogador do clube, dizendo apenas "não nos esquecemos dos homens que formamos".

23h09 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou hoje testes diários na Casa Branca depois de se saber que um dos seus assistentes pessoais foi infetado pelo novo coronavírus.

23h07 - "Obrigado a todos os nossos cuidadores pelo trabalho fantástico. (...) Vocês são o pilar da sociedade na luta contra o coronavírus", afirmou Boris Johnson numa publicação divulgada esta noite nas redes sociais, na qual o primeiro-ministro britânico surge num vídeo a bater palmas em Downing Street.

22h59 - A multinacional norte-americana Uber anunciou hoje prejuízos de 2.946 milhões de dólares (2.719 milhões de euros) entre janeiro e março, coincidindo com o início da pandemia de Covid-19.

22h53 - Vários voluntários foram submetidos, esta segunda-feira, ao tratamento experimental que está a ser desenvolvido em Nova Iorque contra a Covid-19. Um dos primeiros voluntários para a vacina contra o novo vírus afirmou estar "feliz por poder ajudar a humaninda".

22h42 - Quatro jogadores da Sampdoria, da liga italiana de futebol, tiveram hoje testes positivos para covid-19, num dia em que já se tinha conhecido três resultados positivos na Fiorentina, do mesmo campeonato.

22h16 - O risco de transmissibilidade da covid-19 nos Açores é atualmente de 0,39 e a região está numa curva descendente, tendo já mais casos recuperados do que positivos, revelou hoje o responsável da Autoridade de Saúde Regional.

21h51 - As autoridades de saúde cabo-verdianas informaram que todos os 27 casos de infeção pelo novo coronavírus anunciados hoje foram detetados no Hospital psiquiátrico da Trindade, na cidade da Praia, que elevou o total para 218 no país.

21h35 - A polícia moçambicana deteve 899 pessoas pelo crime de desobediência durante o estado de emergência em curso no país, devido ao novo coronavírus, anunciou hoje a corporação.

21h33 - A polícia de imigração norte-americana reportou hoje a primeira morte de um migrante indocumentado devido ao novo coronavírus num dos seus centros de detenção, que os ativistas de direitos humanos qualificam como "ratoeiras mortais".

21h25 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu hoje, durante uma conversa telefónica com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que a pandemia do novo coronavírus demonstra a necessidade de se construir a paz e a estabilidade.

21h15 - A pandemia do novo coronavírus já matou 266.919 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

21h12 - Ministério revela condições para apoio aos sócios-gerentes (e não só). O apoio concedido aos sócios-gerentes pode ser "atribuído àqueles que registem uma faturação anual de até 80 mil euros, independentemente do número de trabalhadores que tenham a cargo", informa o ministério tutelado Ana Mendes Godinho.

21h03 - Depois de ter sido anunciado pelo Governo que a realização de festivais estava proibida até 30 de setembrovárias organizações e produtoras de festivais e concertos anunciaram novas datas e informações sobre os eventos

  • O festival RFM Somnii, agendado para julho, anunciou que irá regressar no próximo ano com um cartaz idêntico.
  • A organização do Festival Paredes de Coura admitiu hoje realizar um evento no inverno em 2021, caso se verifiquem as condições de segurança definidas pelas autoridades de saúde devido à Covid-19.
  • O concerto do tenor Andrea Bocelli, agendado para Coimbra, em julho, foi hoje adiado para 26 de junho de 2021, daqui a mais de um ano, e continuará a ter a participação de Mariza, anunciou a organização.
  •  A organização do Festival Monte Verde, que se realiza em São Miguel, está a fazer esforços para que a próxima edição se possa realizar ainda este ano, avançando a possibilidade de fazer uma edição de inverno.
  • A 9.ª edição do festival Primavera Sound, no Porto, depois de ter sido adiada de junho para setembro deste ano, já só irá realizar-se em 2021
  • A edição de 2020 do festival de música eletrónica Neopop foi reagendada em face da proibição de realização destes eventos até 30 de setembro, devendo regressar a Viana do Castelo entre 11 e 14 de agosto do próximo ano.
  • O Festival Musa Cascais, de música reggae, previsto para o primeiro fim de semana de julho, foi adiado para o mesmo mês do próximo ano. 

20h44 - As autoridades da Dinamarca anunciaram que o país vai reabrir os centros comerciais a partir de segunda-feira, e as escolas e restaurantes em 18 de maio.

20h40 - A DGS reforça que, além da frequente lavagem das mãos, é importante proceder à limpeza do telemóvel e das superfícies (bancadas, mesas, teclados de computador, entre outros). Saiba como no vídeo abaixo. 

20h38 - O presidente do grupo José de Mello, Vasco de Mello, considerou hoje numa teleconferência que Portugal pode ter uma "oportunidade de ouro" para o relançamento económico pós-Covid-19.

20h30 - A partir de amanhã, os passageiros não residentes que cheguem aos Açores vão continuar a ser obrigados a ficar 14 dias em quarentena num dos cinco hotéis protocolados, devido à covid-19, mas passarão a suportar os custos.

20h20 - O Presidente da República informa, numa curta nota publicada ao início da noite no site da Presidência da República, que já promulgou o diploma do Governo que "alarga as medidas excecionais de proteção social, nomeadamente estendendo o apoio extraordinário dos trabalhadores independentes aos sócios gerentes, bem como à manutenção da atividade profissional, e reforçando a proteção no desemprego e o enquadramento de situações de desproteção social".

20h11 - Depois de um debate quinzenal em que 'marcou' presença, Quaresma regressou às redes sociais para deixar uma mensagem: "Obrigado pelo carinho".

Ver esta publicação no Instagram

Que alegria é sermos nós próprios  Estou muito feliz com vocês. Obrigado pelo carinho

Uma publicação partilhada por Ricardo Quaresma (@ricardoquaresmaoficial) a 7 de Mai, 2020 às 11:35 PDT

20h00 - O parlamento aprovou hoje uma proposta de lei sobre a retoma da atividade normal dos tribunais, no contexto da pandemia, que estabelece medidas excecionais e temporárias em matérias como prazos e realização de atos e diligências.

19h55 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se o total de 90 doentes no arquipélago, já com 51 curados, mais um do que na quarta-feira, indicou hoje o secretário regional da Saúde.

19h51 - A chanceler alemã, Angela Merkel, conversou hoje com o Papa Francisco sobre a situação criada no mundo pela pandemia, doença causada pelo novo coronavírus, e convidou-o a visitar a Alemanha assim que a situação permitir.

19h47 - O governo ucraniano anunciou hoje que, a partir da próxima segunda-feira, será iniciado o processo de diminuição gradual das medidas de restrição impostas pelo evitar a propagação do novo coronavírus, que se prolongará até 22 deste mês.

19h27 - Medicamento português poderá ser usado em breve para tratar Covid-19. O laboratório de criopreservação Crioestaminal anunciou a criação de um fármaco experimental composto por células estaminais expandidas com o intuito de tratar doentes infetados com o novo coronavírus.

19h16 - Parlamento dá 'luz' verde' ao alargamento de apoios a sócios-gerentes. A Assembleia da República aprovou hoje, na generalidade, diplomas do PSD, Verdes e PAN para alargar os apoios previstos no âmbito do 'lay-off' a sócios-gerentes de micro e pequenas empresas, no mesmo dia em que o Governo aprovou legislação nesta área.

19h13 - A França anunciou hoje mais 178 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, ficando o número total de óbitos ainda abaixo dos 26 mil (25.987) desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde francesa. Ao todo, o país conta com 137.779 casos confirmados de contaminação do vírus e 55.027 pessoas foram consideradas curadas.

19h11 - Os partidos de direita e o PS chumbaram hoje, no parlamento, projetos de lei do PCP, PEV e PAN para proibir a distribuição de dividendos na banca, grandes empresas e grupos económicos, devido à pandemia de Covid-19.

19h09 - Num momento em que o país começa a retomar a 'normalidade' gradualmente, a nível local continuam a ser anunciadas novas medidas:

  • A Câmara de Aveiro decidiu aumentar as áreas das esplanadas para garantir maior segurança, "onde for possível" e se for a vontade dos comerciantes, sem cobrar qualquer taxa.
  • A Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje a atribuição de 260 mil euros a 37 entidades culturais, indicou o presidente da autarquia, Miguel Gouveia.
  • A Câmara de Vila Real de Santo António está a prestar apoio aos comerciantes no processo de reabertura das lojas, colocando sinalética nas zonas comerciais e distribuindo material informativo.
  • A Câmara de Viseu pretende flexibilizar, no verão, a ocupação de espaço público para esplanadas do setor da restauração, na sequência do Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo.
  • O município de Mêda, no distrito da Guarda, iniciou o programa de cedência de material informático a alunos do Agrupamento de Escolas local, para acesso a conteúdos pedagógicos através das plataformas digitais.
  • A Câmara de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, anunciou hoje que na segunda-feira vai retomar o atendimento presencial no Espaço de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Económico, mediante o uso de máscaras de proteção.
  • O município de Almeida, no distrito da Guarda, vai disponibilizar computadores e acessos à internet móvel aos alunos do concelho que não possuem equipamentos para assistirem às aulas à distância.
  • A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, procedeu hoje à reabertura de alguns equipamentos municipais, entre eles parques, jardins, bibliotecas e cemitérios.

18h58 - A Assembleia da República aprovou hoje projetos de resolução de PEV, PSD, BE, PAN e PS que recomendam ao Governo o lançamento de uma campanha de sensibilização que ensine a descartar corretamente os equipamentos de proteção da Covid-19.

18h56 - O rastreio à Covid-19 promovido pela Câmara de Matosinhos a 1.331 utentes e funcionários dos 14 lares e instituições de apoio à deficiência resultou em 129 casos positivos, anunciou hoje a autarquia do distrito do Porto.

18h42 - Faculdades da Universidade do Porto com novas medidas para retoma. A realização de exames 'online', suspensão das aulas clínicas e medição da temperatura à entrada, são algumas das medidas delineadas pelas 14 faculdades da Universidade do Porto que, na generalidade, seguem as recomendações da reitoria para retomar as atividades.

18h31 - Cientistas descobrem a sequência de ativação do coronavírus. Pesquisa averiguou como a sequência de ativação da proteína spike permite que o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, invada as células do corpo humano.

18h23 - Os árbitros de futebol vão regressar aos treinos da segunda-feira, com medidas de distanciamento e testes à covid-19, disse à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

18h18 - Os países da União Europeia deverão apresentar na assembleia anual da Organização Mundial da Saúde uma resolução a propor uma averiguação à origem do novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, revelou hoje o chefe da diplomacia europeia.

18h15 - A 14.ª edição do festival de música MEO Marés Vivas 2020, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, foi cancelado hoje e vai regressar em 2021, entre os dias 16 e 18 de julho, anunciou hoje a organização.

18h12 - O PAN questionou hoje a compra de máscaras por ajuste direto à empresa Quilaban, o que primeiro-ministro defendeu ser necessário "pela excecionalidade desta situação", afirmando que estes equipamentos estão a ser adquiridos com transparência a várias empresas.

18h07 - Durante o debate quinzenalo deputado único e líder da Iniciativa Liberal acusou o primeiro-ministro de ter transmitido uma "visão poética" e "na fronteira do populismo sobre a TAP", ao assegurar que a companhia se manterá com cores nacionais.

18h03 - O processo de rastreio a todos os funcionários dos lares da região Norte do país, no âmbito da Covid-19, está concluído, anunciou hoje o Governo, acrescentando que foram realizados 24 mil testes em cerca de 900 instituições.

17h58 - A Organização Mundial de Saúde estimou hoje que a pandemia provocada pelo novo coronavírus pode matar 190 mil pessoas em África, entre os 44 milhões que podem ficar infetados se as medidas de contenção falharem.

17h51 - Áustria anuncia resultados encorajadores em tratamentos com plasmaA Áustria anunciou hoje a cura de mais três doentes submetidos a transfusões de plasma sanguíneo de pacientes recuperados da Covid-19, um tratamento que está a ser testado em vários países.

17h43 - O Teatro Aveirense vai reabrir a 1 de junho com programação regular com lotação limitada, arcando a Câmara de Aveiro com o custo dos bilhetes dos lugares que tiverem de ficar vazios, pelo distanciamento imposto.

17h41 - O líder do PCP desafiou hoje o Governo a dizer se vai "passar aos quadros" o pessoal médico contratado temporariamente para responder à pandemia e ouviu o primeiro-ministro a admitiu que esse é o desejo do Governo.

17h35 - Os casos de pessoas recuperadas de infeção pelo novo coronavírus em Moçambique passaram de 21 para 24, enquanto os 147 suspeitos testados nas últimas 24 horas revelaram-se negativos.

17h31 - Ventura "teve muito mau perder depois de levar baile de Quaresma". Ainda durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro lembrou o deputado único do Chega que as pessoas da comunidade cigana são, há séculos, "tão portugueses como qualquer um de nós" e que o direito à opinião é uma liberdade de todos. "Minha, sua, do Quaresma ou de quem quer que seja".

17h22 - O Governo britânico revelou esta tarde que morreram mais 539 pessoas devido ao surto de Covid-19. No total, o Reino Unido regista 30.615 óbitos desde o início da pandemia. O número de infetados também continua a subir, tendo chegado hoje aos 206.715 doentes, mais 5.614 do que ontem.

17h07 - proteção civil italiana anunciou esta tarde que, nas últimas 24 horas, foram registados 1.401 novos casos e 274 mortes. No total, Itália contabiliza agora 215.858 casos positivos desde o início do surto e 29.958 mortes. Mais de 96 mil pessoas recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar. 

16h50 - O primeiro-ministro defendeu hoje a atuação da Segurança Social perante a pandemia de Covid-19, numa intervenção em que também convidou trabalhadores informais e independentes a formalizarem a sua relação e começarem a descontar para o sistema público.

16h45 - A máscara de proteção facial não deve ser usada quando a atividade ou a situação clínica dos cidadãos não o permitem, esclareceu hoje a Diretora-Geral da Saúde, quando questionada sobre a morte do treinador de atletismo Nuno Alpiarça.

16h40 - António Costa assegurou hoje que só haverá apoio à TAP com "mais controlo e uma relação de poderes adequada", mas assegurou que a transportadora aérea continuará a "voar com as cores de Portugal".

16h37 - "Ventura tem a cobardia de querer calar quem lhe faz frente". A propósito da polémica sobre a proposta do confinamento de ciganos, a coordenadora do Bloco de Esquerda acusou hoje, no debate quinzenal, o Chega de ter "opiniões repugnantes" e André Ventura de "querer calar quem lhe faz frente".

16h34 - Governo alarga apoios para sócios-gerentes e recibos verdes. O Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, o alargamento as medidas de apoio aos membros de órgãos estatutários que tenham trabalhadores ao seu serviço, tal como António Costa tinha já anunciado. Saiba tudo aqui

16h30 - Recebeu uma entrega em casa? A DGS emitiu recomendações para estafetas e clientes seguirem em tempos de pandemia

16h28 - Durante o debate quinzenal que decorre esta tarde, CDS  propôs a criação de uma comissão eventual para que o parlamento acompanhe "todas as matérias excecionais" que estejam relacionadas com a pandemia de Covid-19, como os contratos para aquisição de material de proteção ou combate à pandemia.

16h25 - Alunos do 11.º só terão aulas às disciplinas com exames do seu ano. O Conselho de Ministros esclareceu que os alunos do 11.º anos não terão aulas presenciais nas disciplinas onde só existem exames no 12.º ano. Tirando as dúvidas de professores e famílias, em comunicado, é referido que serão "realizadas presencialmente as disciplinas do secundário do ano em que se façam os exames respetivos".

16h14 - Cabo Verde registou hoje mais 27 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando para 218 o total acumulado no país, informaram as autoridades de saúde.

15h54 - Depois do presidente norte-americano e o irlandês, Xi Jinping ligou esta tarde a Marcelo Rebelo de Sousa, "tendo os dois chefes de Estado abordado temas de interesse bilateral e multilateral, em particular a atual pandemia global e a evolução da situação em cada um dos dois países", revelou uma nota divulgada na página oficial da Presidência

"Os Presidentes salientaram a cooperação em curso entre os dois países, nomeadamente no setor de material hospitalar produzido na China e necessário ao combate da Covid-19 em Portugal", pode ler-se.

15h51 - Em teletrabalho? Nova aquisição da Zoom garante videochamadas encriptadas. É a mais recente medida para a app de videoconferência garantir mais segurança e privacidade aos utilizadores.

15h44 - Festivais de música proibidos até 30 de setembroA informação foi hoje anunciada pelo Conselho de Ministros. Saiba mais aqui

15h38 - Os Açores não registaram novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo um total de 144 infetados pelo novo coronarívus, tendo morrido na região 15 pessoas, anunciaram hoje as autoridades.

15h30 - Já começou o debate quinzenal na Assembleia da República. António Costa defendeu esta quinta-feira no arranque do debate quinzenal que foram pagos os valores respeitantes a todos os pedidos de lay-off válidos que entraram no sistema até ao dia 10 de abril.

"Lamento desiludi-lo mas efetivamente não houve atrasos", começou por responder o primeiro-ministro à questão levantada pelo líder parlamentar do CDS sobre os pagamentos de layoff.

15h21 - A Câmara Municipal de Lisboa divulgou os dias em que a cidade vai 'voltar a abrir'. A autarquia apresentou assim um "plano gradual de desconfinamento" com diversas medidas, sendo que já há datas para a reabertura de espaços verdes, bibliotecas, arquivos e lojas, entre outros. Já a EMEL vai retomar a fiscalização do estacionamento no dia 11 de maioFique com o plano apresentado esta quinta-feira AQUI. 

15h00 - Questionada sobre poderem fazer "testes retrospetivos", tendo em conta que há informações que apontam para que França tivesse um caso do novo coronavírus em dezembro, antes de haver registo oficial - tendo sido registados como pneumonias -, Graça Freitas disse tratar-se de uma "questão muito complexa mas que está, obviamente, a ser ponderada".  

Recorde aqui todos os desenvolvimentos que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta quinta-feira sobre a Covid-19, em Portugal e no mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório