Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Há mais de 800 mortos em Portugal, 327 ocorreram em lares

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Há mais de 800 mortos em Portugal, 327 ocorreram em lares
Notícias ao Minuto

07:58 - 23/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia discutem hoje um plano de recuperação económica para superar a crise da Covid-19, mas as soluções de financiamento dividem os 27 e dificultam um acordo imediato. O primeiro-ministro por seu lado espera que o plano europeu de recuperação económica tenha "uma magnitude" entre um bilião e 1,5 biliões de euros, sendo baseado em emissão de dívida por parte da União Europeia.

De acordo com o boletim diário da Direção-Geral de Saúde mais recente, há 820 óbitos e 22.353 casos de infeção em Portugal. Os pacientes recuperados são mais de 1.200. Em todo o mundo o novo coronavírus mais de dois milhões e meio de pessoas e provocou mais de 180 mil mortes.

Consulte aqui os mapas da evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar as atualizações da tarde aqui.

14h59 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou uma quebra 6,6% de consultas nos cuidados primários e de 5,7% nos hospitais, no primeiro trimestre desde ano, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h57 -  O número de novas mortes continua a descer no Reino Unido, nas últimas 24 horas houve a lamentar 616 óbitos. O país regista, até à data, 18.738 mortes e 138.078 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

14h53 - Teerão pediu hoje que os Estados Unidos sejam responsabilizados pelas sanções económicas "cruéis" que estão a impor ao Irão, um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19.

14h49 - A Deco congratulou-se hoje com as alternativas de reagendamento, emissão de vale ou reembolso integral em 2022 das viagens canceladas devido à pandemia, mas considera ser ainda necessário "clarificar" a situação dos voos anulados.

14h45 - As obras na catedral de Notre-Dame de Paris, suspensas desde março por causa da pandemia de covid-19, serão retomadas gradualmente a partir de segunda-feira. Estas decorrerão em três etapas e prevê-se que a partir de maio haja mais trabalhadores envolvidos nos trabalhos de reconstrução.

14h40 - O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) exigiu hoje a aprovação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) das condições delineadas para retomar as competições futebolísticas em Portugal.

14h38 - Os líderes da União Europeia iniciaram hoje à tarde uma cimeira por videoconferência consagrada ao plano de recuperação para superar a crise provocada pela covid-19, assumidamente sem expectativas de acordar desde já os detalhes e montante do mesmo.

14h30 - Regresso às aulas voluntário. O regresso às aulas em França, que se vai fazer de forma progressiva a partir de 11 de maio, vai acontecer "na base do voluntariado", segundo anunciou hoje fonte oficial do Palácio do Eliseu.

14h25 - Investigadores do Hospital Infantil de Boston e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que detetou os pontos fracos do sistema imunitário, que o tornam um alvo fácil para o novo coronavírus. Este apurou que o SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, promove a produção excessiva da enzima ACE2, que é usada como via de entrada do vírus no corpo humano.

14h19 - A Rússia não estabelece uma data para o fim do período de quarentena no país. A indicação foi dada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirma que não há uma data mas sim "um período específico vinculado a uma situação epidemiológica específica”.

14h15 -  As instituições penitenciárias, colónias de férias infantis, hospitais e os lares de idosos vão passar a beneficiar, também, das retiradas de mercado das frutas e produtos hortícolas no contexto excecional da doença covid-19.

14h05 - O diretor-geral da Easyjet para Portugal, José Lopes, acredita que a limitação ao número de lugares nos aviões poderá pôr em causa a retoma do setor, pois fará subir "exponencialmente" os preços das passagens aéreas.

13h59 - A China decidiu colocar em quarentena a cidade de Harbin depois de ali terem sido diagnosticados 70 novos casos de Covid-19. Acredita-se que um jovem estudante, que regressou recentemente de Nova Iorque, seja o responsável por estas novas infeções. Entretanto, mais 4 mil pessoas estão a ser sujeitas a testes.

13h56 - Dois laboratórios móveis para diagnosticar o novo coronavírus foram enviados para o Ruanda e o Uganda, no âmbito de uma parceria entre os países da África Oriental e Berlim, anunciou hoje o Banco de Desenvolvimento Alemão.

13h53 - O presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia disse hoje que os empresários estão "completamente preparados" para cumprir as regras de saúde, defendendo que os estabelecimentos "têm de começar a abrir". "As pessoas têm de dar o seu mergulho, senão não morrem da doença, mas morrem da cura, como se costuma dizer. Até para o próprio Governo, porque as empresas não podem continuar fechadas por muito tempo, senão é a bancarrota", frisou. 

13h45 - Portugal fez mais de 300 mil testes desde 1 de março à doença Covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, afirmando que este número é superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha.

13h32 - Questionada sobre a mortalidade nos lares, durante a conferência de imprensa diária, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que foram registados 327 óbitos nesses locais. Mas, ressalvou, “estar num lar não é uma fatalidade", esclarecendo ainda que "a maior parte das pessoas que adoeceram em lares estão recuperadas".

13h27 - A PSP tem 134 funcionários infetados, entre polícias e civis, e 270 em vigilância, revelou hoje o diretor nacional da força de segurança, elogiando a "via verde" de testagem para Covid-19 para manter a capacidade operacional da instituição.

13h23 - A pandemia de Covid-19 já ultrapassou os 2,6 milhões de infetados e matou mais de 183 mil pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h.

13h17 - Saiba aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19, de acordo com os dados mais recentes emitidos pela DGS.

13h14 - O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, sugeriu hoje que a Organização Mundial da Saúde (OMS) venha a ser dotada de inspetores com capacidade de realizarem inspeções nos países afetados por um vírus para impedir eventuais pandemias.

13h06 - Reveja abaixo a conferência diária da DGS sobre a evolução do surto de Covid-19 em Portugal e aqui os pontos mais importantes:

12h58 - Há mais 35 mortos em Portugal, são já 820 óbitos no total. Segundo o mais recente boletim da DGS, foram ainda registados 22.353 infetados, mais 371 casos nas últimas 24 horas. Os pacientes recuperados são já 1.201.

12h56 - A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) advertiu hoje que "não compete ao nadador-salvador" a fiscalização das regras de distanciamento social e saúde pública nas praias, mantendo a "preocupação" com a falta de vigilantes.

12h52 - Os médicos de saúde pública defendem continuação de estado de emergência. O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, defendeu hoje que o estado de emergência não deve ser levantado no início de maio se o cenário epidemiológico da covid-19 for idêntico ao atual.

12h50 - Depois de 11 semanas de confinamento, a cidade chinesa de Wuhan, com aproximadamente 11 milhões de habitantes, começa aos poucos a regressar a uma nova normalidade. Mas como se vive no 'berço' da Covid-19? Leia este relato de um jogador de futebol.

12h47 - Todos os dias, um jovem vai à varanda, no apartamento onde vive em Madrid, para aplaudir os profissionais de saúde e para lhes dar música. A homenagem acontece às 20h e acompanhado do seu violino tem sido muito aplaudido pelos vizinhos.

12h43 - Portugal é o sexto país da União Europeia (UE) com mais ideias apresentadas, quase 500, num concurso da Comissão Europeia sobre soluções inovadoras para combater a Covid-19, em áreas como a saúde e a continuação dos negócios pós-pandemia.

12h35 - A União Europeia e 21 outros países da Organização Mundial do Comércio (OMC) comprometeram-se hoje a assegurar o bom funcionamento das cadeias globais de abastecimento alimentar, afetadas pela pandemia da Covid-19.

12h32 - O grupo Air France divulgou hoje que repatriou mais de 270 mil cidadãos, em mais de 1.800 voos assegurados a partir de 132 aeroportos, em 82 países, desde 14 de março.

12h28 - Um estudo levado a cabo pelo banco digital N26 revela que a pandemia do novo coronavírus alterou as prioridades financeiras a 78% dos portugueses inquiridos, de acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira.

12h25 - O grupo dos 20 países mais frágeis (G7+) defendeu hoje o alívio das dívidas públicas dos seus membros através da isenção de juros como medida de apoios aos esforços de combate à pandemia de Covid-19.

12h22 - Os passageiros dos autocarros e do metro de Barcelona acordaram, esta quinta-feira, com uma bonita surpresa: sobre os bancos encontravam-se rosas. O objetivo da iniciativa era homenagear a comunidade mais idosa do país, que é também a mais afetada pela pandemia da Covid-19, no dia de Sant Jordi, uma data especial do calendário catalão.

12h19 - Espanha decidiu suavizar as medidas em vigor de confinamento social para as crianças até 14 anos de idade que, a partir de domingo, poderão sair de casa durante uma hora por dia, acompanhadas por um adulto.

12h03 - As empresas que tenham pedido acesso ao regime de lay-off simplificado e que agora o queiram prolongar já podem manifestar essa intenção junto da Segurança Social. O formulário para o efeito já está disponível, pode consultar aqui.

11h59 - Quase metade das mortes por Covid-19 na Europa foram pessoas que estavam em instituições como lares de idosos, afirmou hoje o diretor regional da Organização Mundial de Saúde, que considerou estar-se a viver uma "tragédia humana inimaginável" neste setor.

11h49 - McDonald's voltou a abrir portas em França e formaram-se filas de horas. Na região de Île-de-France, os Fãs de fast-food estiveram três horas na fila do drive-thru do restaurant

11h42 - A República Checa começa hoje a alinhar-se para testar cerca de 27 mil pessoas nas próximas semanas, no âmbito de um estudo para conhecer infeções não detetadas do novo coronavírus entre a população.

11h39 - O governo austríaco disse hoje que o apoio que o país admite prestar aos parceiros da União Europeia mais afetados pela pandemia de Covid-19 deve ser um empréstimo vinculado a condições concretas.

11h35 - O governo húngaro decretou que o salário dos jogadores de futebol possa ser reduzido pelos clubes até ao máximo de 70%, para fazer face aos transtornos financeiros provocados pela pandemia de Covid-19.

11h27 - O município de Arouca vai entregar 60 kits de proteção individual aos doentes oncológicos carenciados, para minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus que enfrentam ao deslocarem-se aos hospitais para tratamento, anunciou hoje a autarquia.

11h15 - O instituto de investigação económica alemão ZEW estima que Portugal possa receber até 25,1 mil milhões de euros de um hipotético fundo de recuperação económica europeia pós-Covid-19 que totalizasse 1,5 biliões de euros.

11h07 - Depois de Aurier e Sissoko, jogadores do Tottenham, publicarem um vídeo a treinar juntos, foi a vez de quatro jogadores do Arsenal violarem a quarentena e David Luiz está na lista. O ex-central do Benfica apanhado a treinar num parque, na companhia de Xhaka, ignorando assim as regras de distanciamento social.

10h57 - O presidente do Tajiquistão, país que afirma estar a ser poupado da pandemia da Covid-19, pediu hoje aos cidadãos que não jejuem durante o Ramadão para não se tornarem vulneráveis a "doenças infeciosas".

10h49 - Já foram testadas mais de 4.500 pessoas em lares de idosos, de pessoas com deficiência e centros de acolhimento de cidadãos sem-abrigo da cidade do Porto. A autarquia destaca o sucesso da iniciativa.

10h45 - Lembra-se do enfermeiro português Luís Pitarma? O profissional de Saúde de 29 anos que cuidou de Boris Johnson, enquanto este esteve nos cuidados intensivos devido à Covid-19, confessa agora ter-se sentido nervoso perante a "responsabilidade que tinha em mãos".  

10h37 - O presidente da Ryanair avisou hoje que a companhia aérea irlandesa de baixo custo não retomará os voos se for necessário deixar assentos no meio da fila vazios para manter as distâncias de segurança por causa da Covid-19.

10h32 - Os especialistas avisam os pais e os cuidadores para os riscos de colocar máscaras em bebés ou em crianças pequenas, alertando que a prática "pode ser fatal".

10h27 - Bélgica registou mais 230 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 6.490 o total de vítimas mortais. No espaço de um dia, mais 211 pessoas foram internadas e 367 receberam alta hospitalar.

10h13 - A China anunciou hoje que vai aumentar a sua contribuição para a Organização Mundial da Saúde (OMS) no equivalente a 28 milhões de euros, depois de os Estados Unidos terem suspendido a sua parte do financiamento.

10h07 - Os números voltam a subir ligeiramente em Espanha, com mais 440 mortos nas últimas 24 horas, perfazendo 22.157 óbitos. Há ainda registo de mais 4.635 novos casos, num total de 213.024 de infetados. No total 89.250 pessoas já recuperaram.

10h05 - Sabia que por hora tocamos pelo menos 25 vezes na cara (sem sequer nos apercebermos)? Perante a pandemia da Covid-19, como forma de prevenir a infeção somos aconselhados a evitar tocar no rosto com as mãos, mas a tarefa não é fácil. Porquê?

10h03 - O número de mortos provocados pela Covid-19 em África subiu para 1.242 nas últimas horas, com quase 26 mil casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

10h00 - Perante a crise que o mundo vive por causa da pandemia da Covid-19, também o cantor James Blunt deu o seu contributo para ajudar a combater o novo coronavírus. O artista lançou uma nova música, 'The Greatest', cujos lucros da mesma serão doados ao NHS, o serviço nacional de saúde britânico.

9h58 - A maioria das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) não tem condições estruturais e físicas para prestar os cuidados de saúde de que os idosos infetados pelo novo coronavírus necessitam, alertou o presidente da União Distrital das IPSS de Lisboa.

9h56 - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que o governo da Alemanha está disposto a aumentar, de forma temporária, o orçamento europeu para ajudar os parceiros mais afetados pela pandemia de Covid-19.

9h41 - A opção pelo lay-off ou pela suspensão dos contratos laborais pelas empresas no contexto da Covid-19 teve uma repercussão direta no aumento das filas para as refeições solidárias no Porto, que em alguns casos triplicou a procura.

9h33 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou hoje que seria "inaceitável" que os países aproveitassem a pandemia do novo coronavírus para reduzir os direitos humanos, apresentando um relatório dedicado ao tema.

9h29 - Com mais de um milhão de trabalhadores em lay-off, as empresas querem saber quando é que vão receber a comparticipação por parte da Segurança Social. E já há um calendário:

9h25 - A Renault obteve uma faturação de 10.125 milhões de euros no primeiro trimestre do ano o que corresponde a uma descida de 19,2% em relação ao mesmo período de 2019 em valores absolutos, atribuída à pandemia.

9h12 - No mundo das celebridades, a atriz Charlize Theron doou 1 milhão de dólares para ajudar no combate à Covid-19 e a cantora britânica Marianne Faithfull recebeu alta hospitalar após 3 semanas internada com o novo coronavírus.

9h01 - Sabia que há um fármaco para artrite (vendido em Portugal) que está a ser testado para tratar os casos mais graves da Covid-19? Leia mais aqui.

8h54 - Afinal, os recibos verdes vão receber menos do que esperavam. Os trabalhadores independentes com quebra total de atividade foram informados de que vão receber até um limite máximo de 292,6 euros, quando esperavam que valor fosse até 438,81 euros.

8h46  - A Fenprof exigiu hoje a integração dos formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com apreciação favorável em sede de PREVPAP, que sejam assegurados os seus rendimentos e garantido o regime de teletrabalho.

8h42 - O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes pediu hoje uma maior união em torno do SNS nesta fase de pandemia, defendendo mais investimento e menos restrições orçamentais, porque as necessidades em saúde não vão parar de aumentar.

8h37 - O banco espanhol Bankinter teve um lucro de 130,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, uma diminuição de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado, tendo aumentado as reservas devido à crise económica da Covid-19.

8h34 - Ruído de obras na quarentena? A polícia está de 'mãos atadas' perante as queixas. Obrigadas a permanecer em confinamento, várias famílias têm apresentado queixas, às forças de segurança, relativas ao ruído da construção civil que continua a laborar durante o Estado de Emergência. Em causa está, como explicou o advogado Manuel Andrade Neves ao Notícias ao Minuto, uma colisão de direitos.

8h23 - Aproveite os tempos de quarentena e depois do pão caseiro, aprenda também a fazer esta receita deliciosa de bagels. Coloque as mãos na massa e delicie-se.

8h16 - Os grupos Transdev e Arriva alertaram hoje que o sistema de transporte público pode entrar em rotura face à Covid-19, pedindo ao Governo novos recursos, medidas efetivas e um plano de acompanhamento.

8h04 - O presidente timorense defende a extensão do estado de emergência em Timor-Leste durante mais 30 dias por considerar que continuam a ser necessárias as medidas que têm ajudado a conter o número de casos no país.

7h51 - Houve menos acidentes rodoviários, menos mortos e feridos durante o Estado de Emergência. O Ministério da Administração Interna (MAI) registou uma acentuada diminuição do número de acidentes rodoviários por comparação com os períodos homólogos de 2016 a 2019.

7h48 - Alemanha ultrapassa a barreira dos cinco mil mortos. Registaram-se 215 óbitos e 2.352 novos casos de infeção no decorrer das últimas 24 horas.

7h43 - O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considerou hoje inaceitável a existência de salas cheias de doentes à espera de consultas ou nas urgências e defendeu o estabelecimento de "lotação máxima" para serviços, instituições e equipamentos.

7h35 - O Ministério da Cultura vai destinar 600 mil euros à aquisição de livros e antecipar a abertura das bolsas de criação literária, com um reforço de 45 mil euros, para apoiar o setor no contexto da pandemia de Covid-19.

7h32 - O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, assinou na quarta-feira o decreto que suspende temporariamente a imigração para o país, medida que visa proteger os postos de trabalho, na sequência da crise económica causada pela pandemia.

7h29 - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje esperar que o plano europeu de recuperação económica tenha "uma magnitude" entre um bilião e 1,5 biliões de euros, sendo baseado em emissão de dívida por parte da União Europeia.

7h25 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia discutem hoje um plano de recuperação económica para superar a crise da Covid-19, mas as soluções de financiamento dividem os 27 e dificultam um acordo imediato.

7h14 - A economia sul-coreana registou no primeiro trimestre do ano o seu pior desempenho em mais de uma década, devido ao impacto da pandemia da Covid-19, informou hoje o banco central do país asiático.

7h12 - Um barómetro sobre as perceções dos portugueses sobre cibersegurança revelam que 80% dos inquiridos não confiam no Estado para garantir a privacidade dos seus dados pessoais e a maioria crê num risco crescente de ser vítima de cibercrime.

7h10 - O presidente do Peru, Martín Vizcarra, vai indultar a partir de hoje cerca de três mil reclusos que correm maior risco de contágio face à pandemia da Covid-19, uma medida anunciada pelo ministro da Justiça.

7h07 - A vida no Jardim Zoológico de Lisboa em tempo de pandemia continua com toda a normalidade para os cerca de dois mil animais que nele habitam, tendo sido os humanos os únicos a fazer alterações nas suas vidas.

7h05 - A China registou 10 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, incluindo seis oriundos do exterior e quatro de contágio local, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h02 - Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas 1.738 mortos devido à pandemia da Covid-19, menos 1.013 óbitos do que no dia anterior, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

7h00 - Recorde aqui o registo de ontem, quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório