Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fármaco para artrite (vendido em Portugal) pode funcionar contra Covid-19

Os Estados Unidos e a Europa estão a realizar ensaios clínicos de modo a comprovar se o medicamento tem o potencial de tratar os casos mais graves do novo coronavírus, causador da doença da Covid-19. O fármaco é vendido em Portugal.

Fármaco para artrite (vendido em Portugal) pode funcionar contra Covid-19
Notícias ao Minuto

08:43 - 23/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Desde o mês de março, que a farmacêutica francesa Sanofi juntamente com a empresa norte-americana de biotecnologia Regeneron Pharmaceuticals estão a trabalhar num programa internacional de ensaios clínicos de forma a apurar se um dos seus fármacos poderá ser eficaz contra a SARS-CoV-2. 

Conforme avança a revista Galileu, o kevzara ou sarilumabe, foi originalmente concebido para tratar casos da doeça autoimune artrite reumatoide, que afeta gravemente as membranas das articulações e muitas vezes danifica os órgãos internos.

O medicamento tem na sua composição um anticorpo monoclonal, que se trata de uma proteína amplamente usada no tratamento de patologias autoimunes e até no cancro. O anticorpo consegue inibir o receptor da interleucina-6 (IL-6), uma molécula que, quando produzida em excesso no organismo, tende a causar inflamações. E é esse mesmo índice mais elevado de IL-6 que está a chamar a atenção dos médicos e cientistas.

Os investigadores pretendem assim apurar se o sarilumabe pode ser eficaz contra o SARS-CoV-2. Sobretudo tendo como base os dados preliminares de uma pesquisa chinesa que usou outro anticorpo recetor de IL-6 no tratamento da Covid-19. 

Neste momento, os estudos estão na fase ⅔ e estão a avaliar a eficácia clínica do sarilumabe. “Para isso, os pacientes serão randomizados em três grupos: dose mais alta de sarilumabe, dose mais baixa de sarilumabe e placebo”, escreveu a Sanofi num email enviado para a revista Galileu. “Os resultados extraídos dessa análise serão utilizados de maneira adaptativa para determinar a transição para a fase 3”.

Será nessa última fase, recorrendo aos resultados da segunda, que será estipulado se o sarilumabe pode ou não ser usado para tratar a Covid-19 nos indivíduos mais gravemente doentes. 

Segundo a Sanofi, se os ensaios apresentarem resultados positivos, espera-se que “o sarilumabe possa diminuir a reação inflamatória extrema nos pulmões de pacientes com Covid-19 grave ou crítica, reduzindo sintomas de febre, congestão pulmonar e a necessidade de ventiladores e oxigénio suplementar, além de reduzir o risco de morte", concluíram os investigadores. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório