Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cientistas criam teste 100 vezes mais sensível que diagnostica Covid-19

Especialistas baseiam-se em nanotecnologia mais rápida, exata, sensível e de uso mais fácil.

Cientistas criam teste 100 vezes mais sensível que diagnostica Covid-19
Notícias ao Minuto

11:20 - 21/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diagnóstico da Covid-19

De acordo com informações divulgadas pela revista Galileu, uma equipa de investigadores da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, está a receber fundos do governo federal norte-americano para formular um novo teste capaz de detetar a Covid-19 mais rápida e eficazmente.

Concebido a partir de uma nanossonda fluorescente, o produto já foi denominado de fluor-plasmónico e poderá em breve ser amplamente implementando em todo o mundo. 

O artigo científico que dá a conhecer a tecnologia inovadora foi publicado no periódico Nature Biomedical Engineering.

Para Srikanth Singamaneni, líder da pesquisa e professor de engenharia mecânica e ciência de materiais o teste "será 100 vezes mais sensível, comparativamente ao método convencional de identificação de anticorpos do Sars-coV-2". O que por sua vez poderá apressar o diagnóstico de casos positivos da doença.

Adicionalmente, o novo exame apresenta a vantagem de não requerer a utilização de instrumentos dispendiosos e complexos - ideal para países e lugares mais empobrecidos.

Mas afinal, como funciona o novo teste?

A Galileu explica que o fluor-plasmónico inclui na sua composição nanopartículas de ouro revestidas com corantes convencionais que detetam quantidades minúsculas de biomoléculas-alvo em fluídos, neste caso do Sars-coV-2. 

As nanopartículas de ouro e fluorescentes operam como se se tratassem de faróis. Desse modo, os médicos usam-nas para conseguirem visualizar as biomoléculas-alvo com exatidão

"Entretanto, o problema da fluorescência é que, em muitos casos, não é suficientemente intensa", disse Singamaneni num comunicado divulgado à imprensa. 

Contudo, a solução para esse empecilho baseou-se no uso das nanopartículas de ouro, que absorvem e propagam a luz mais eficazmente. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório