Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19. Anticorpos de lama ajudam a 'matar' novo coronavírus

De acordo com um novo estudo, a junção de anticorpos do animal e de seres humanos neutralizou eficazmente o Sars-coV-2. Se a pesquisa for confirmada por experiências subsequentes cientistas poderão produzir no espaço de um ano um antiviral contra a Covid-19.

Covid-19. Anticorpos de lama ajudam a 'matar' novo coronavírus
Notícias ao Minuto

09:56 - 20/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Conforme avança a revista Galileu, a Universidade de Bruxelas, na Bélgica, em 1989, esteve à frente de um estudo que identificou as propriedades dos anticorpos de camelídeos, família de mamíferos que engloba lamas, camelos, alpacas, e outros animais.

Posteriormente, e ao longo dos anos, essas proteínas do sistema imunológico foram utilizadas em experiências com o intuito de combater o VIH e patologias provocadas por diferentes estirpes do coronavírus, como a Sars (Síndrome respiratória aguda grave) e a Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio).

E agora perante a pandemia da Covid-19, cientistas  decidiram testar esses anticorpos contra o Sars-coV-2 (vírus considerado 'primo' da Sars e da Mers). Segundo investigadores do Instituto de Biotecnologia de Flandres (VIB), na Bélgica, os anticorpos presentes nos lamas poderão contribuir para extinguir o novo coronavírus.

O estudo foi levado a cabo pelos professores e investigadores Xavier Saelens e Bert Schepens, do VIB; Jason McLellan, da Universidade do Texas em Austin, nos EUA; e Stefan Pöhlmann, do Instituo Leibniz, na Alemanha. Tendo sido publicada no bioRxiv, os cientistas analisaram a reação de duas variantes de anticorpos de lhamas expostos ao vírus da Sars (Sars-CoV) e da Mers (Mers-CoV).

A Galileu, aponta que um destes anticorpos conseguiu neutralizar o Mers-CoV e o outro eliminou o Sars-CoV. Entretanto, e posteriormente, foi criado um anticorpo híbrido através da fusão desse segundo anticorpo de lama com um anticorpo humano. E assim foi possível neutralizar o Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

"Os dados sugerem que esses anticorpos podem ser úteis no combate às epidemias de coronavírus", afirmou em entrevista ao periódico científico Nature.

"Este anticorpo pode significar proteção imunológica imediata para um paciente ou uma pessoa potencialmente exposta", diz  Xavier Saelens, em entrevista à emissora Euronews, adiantando que o desenvolvimento de um antiviral seguro e eficaz poderá demorar à volta de 12 meses. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório