Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Covid-19. Colocar máscaras em bebés e crianças pequenas "pode ser fatal"

Especialistas avisam os pais e cuidadores para os riscos de colocar máscaras em bebés ou em crianças pequenas, alertando que a prática "pode ser fatal".

Covid-19. Colocar máscaras em bebés e crianças pequenas "pode ser fatal"
Notícias ao Minuto

10:15 - 23/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19 e uso de máscara

Em declarações ao jornal britânico The Sun Online, o médico pediatra e de clínica geral Daniel Atkinson no Treated.com, disse: "existem riscos associados a bebés e crianças que usam máscara". 

"Por exemplo, as crianças têm vias respiratórias mais pequenas, que por sua vez vão ter de trabalhar mais arduamente para receberem oxigénio através da máscara colocada no rosto".  

"E há ainda o risco adicional do bebé tentar remover a máscara, e desta ficar presa e poder por sua vez provocar algum tipo de ferimento", explica Atkinson. 

Entretanto, outra especialista alerta que colocar máscara nas crianças pode fazer com que estas acabem por tocar mais no rosto. 

Podendo assim ter o efeito oposto do desejado, e aumentando a probabilidade da criança contrair Covid-19. 

A médica de clínica geral Philippa Kaye, esclareceu: "crianças com menos de dois anos vão tocar constantemente na face e na máscara, tornando-a menos eficaz, além do risco das suas pequenas vias nasais não conseguirem receber oxigénio suficiente - por favor evite!". 

Ao invés de recorrer ao uso de máscaras, os investigadores aconselham que a toma de outras medidas preventivas podem ser amplamente mais eficazes para proteger os mais novos.

Daniel Atkinson acrescentou: "existem outras formas, mais eficientes e menos arriscadas para proteger as crianças de ficarem infetadas com o novo coronavírus, que consistem em garantir que ficam em casa o quanto mais possível, que você e eles se mantenham pelo menos a dois metros de pessoas estranhas quando saem e pode e deve ajudá-los a lavar regularmente as mãos".  

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório