Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Chuvas torrenciais causam pelo menos 24 mortos na RDCongo

Pelo menos 24 pessoas morreram na madrugada de hoje em Uvira, vítimas da chuva torrencial que se abateu na região leste da República Democrática do Congo (RDCongo), segundo o último balanço da autoridade provincial de Kivu.

Chuvas torrenciais causam pelo menos 24 mortos na RDCongo
Notícias ao Minuto

19:09 - 17/04/20 por Lusa

Mundo Congo

No primeiro balanço provisório do dia, que contabilizava 11 mortos, o presidente da Câmara de Uvira, Kyky Kifara, disse à agência France-Presse que "a maior parte são crianças", mas o último comunicado oficial não especifica qualquer tendência etária das vítimas mortais.

"O balanço provisório desta catástrofe que se abateu sobre Uvira é de 24 mortos e mais de 3.500 casas destruídas", contabilizou, mais tarde, o governador de Kivu-Sul, Théo Ngwabidje, em conferência de imprensa.

Os socorristas continuam as buscas para encontrar os desaparecidos e não conseguiram salvar mais do que alguns adultos que se refugiaram nos telhados das casas, segundo o ministro congolês dos Assuntos Humanitários, Steve Mbikayi.

A região sudeste da República Democrática do Congo, no leito do lago Tanganyika, tem sofrido precipitação abundante nas últimas semanas, que tem provocado diversas cheias nos três rios que atravessam a cidade de Uvira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório