Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Oposição acusa governo espanhol de "ocultar" número real de mortos

Partido Popular exige que dados oficiais sejam "acertados" e Vox avisa que, nalgumas regiões, o número de vítimas mortais pode ser "até 75% maior".

Oposição acusa governo espanhol de "ocultar" número real de mortos
Notícias ao Minuto

17:11 - 08/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Partido Popular e o Vox, dois dos principais partidos de oposição à liderança de Pedro Sánchez, acusou, esta quarta-feira, o governo espanhol de "ocultar" o número real de vítimas mortais provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

A contestação surge no seguimento de uma fotografia tornada pública pelo jornal espanhol El Mundo, que mostra como o Palácio do Gelo, em Madrid, foi transformado numa morgue capaz de albergar muito mais do que os 14.555 óbitos anunciados até agora.

Cuca Gamarra, do Partido Popular, acusou o governo de "desinformar" o povo espanhol ao revelar apenas o número de pessoas que morreram após terem sido diagnosticadas com infeção por Covid-19, pelo que exige que os dados oficiais sejam "acertados".

Já Juan Luis Steegmann, do Vox, não só sublinhou que os números atuais "não são verdadeiros", como avisou que o número de mortos em algumas regiões pode ser "até 75%" superior ao anunciado".

Em contraponto, o ministério da Saúde espanhol exige aos partidos da oposição que "sejam sérios" que "não brinquem" com os dados do governo, uma vez que corresponde à "definição de caso que foi enviado às comunidades autónomas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório