Refugiados: Protestos e motins marcam dia nos campos gregos

Agence France-Presse denuncia protestos à porta de um centro de refugiados em Malakasa, perto de Atenas. Euronews dá conta de que houve motins no campo de Daviata.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
07/04/2020 11:38 ‧ 07/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Covid-19

Com o mundo a viver uma pandemia ainda por controlar de um vírus que surgiu apenas em final de 2019 e foi identificado no início do presente ano, a situação humanitária em várias partes do mundo tende a complicar-se.

Nos campos de refugiados na Grécia, como noticia a Agência Agence France-Presse e o canal Euronews, as situações estão a escalar, isto depois de o governo helénico, por exemplo em Malakasa, perto de Atenas, ter posto de quarentena todo o campo de refugiados após um teste positivo confirmado.

Um homem de 53 anos, originário do Afeganistão, em busca de asilo diplomático na Europa, terá sido diagnosticado positivamente com o novo coronavírus, sendo decretado, posteriormente, um encerramento das instalações perto de Atenas por 14 dias.

Cientes de que o cenário pode deteriorar-se, como mostram as imagens da AFP, alguns refugiados protestaram para serem tomadas medidas relativamente à sua situação. Com mais de 1.500 pessoas encerradas em Malakasa, as já difíceis condições tendem a piorar, sobretudo porque é impossível manter as regras de distanciamento social. 

Noutro ponto do país, mais especificamente em Daviata, um motim de grande escala obrigou as autoridades a intervir.

Como se pode ver nas imagens partilhadas pelo canal Euronews, milhares de pessoas protestam de forma acesa contra a situação que vivem, enquanto os polícias designados para esta ocorrência tentam acalmar os 'residentes' deste campo no norte da Grécia.

 

Com o mundo a registar milhares de mortes e milhões de infeções por Covid-19, vários são os organismo que já alertam para a tragédia que se poderá viver nos campos de refugiados europeus.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas