Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Empresa chinesa de testes rápidos mentiu por escrito ao governo espanhol

A garantia de que os testes tinham uma eficácia de mais de 90% está registada num documento escrito pela Bioeasy Biotechnology.

Empresa chinesa de testes rápidos mentiu por escrito ao governo espanhol
Notícias ao Minuto

08:28 - 02/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A empresa chinesa responsável pela venda de testes rápidos de Covid-19 à Espanha terá mentido ao governo daquele país ao ter garantido que os testes tinham uma eficácia de 92%.

A denuncia é feita pelo El Mundo, que refere que a Bioeasy Biotechnology assegurou por escrito que os testes eram capazes de identificar com uma precisão de mais de 90% se uma pessoa está ou não infetada com o novo coronavírus.

A Espanha comprou um total de 640 mil testes de diagnóstico rápido a esta empresa, 58 mil dos quais chegaram ao país na passada semana. No entanto, acabaram por não passar no controlo de qualidade. Recorde-se que vários investigadores viriam a revelar que a fiabilidade dos testes era, afinal, de apenas 30%, chegando mesmo a indicar que não faria qualquer sentido estar a usar estes testes.

Os testes em causa contam com a homologação CE da União Europeia, isto embora não tenham ainda sido aprovados pelo governo chinês, pelo que não estará, neste momento, descartada a hipótese de, simplesmente, ter havido "algum mal-entendido a respeito do modo de utilização" por parte de Espanha.

O governo chinês terá, inclusive, aberto uma investigação à empresa, avisando que "não tolerará qualquer prática" que não se ajuste aos critérios.

A empresa promete agora o envio de novos testes, desta vez com uma fiabilidade de 96%. Esta nova remessa de testes rápidos será enviada para Torrejón.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório