Meteorologia

  • 06 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Quatro garimpeiros ilegais morrem soterrados em Moçambique

Quatro garimpeiros ilegais morreram desde quinta-feira na área de concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM), Cabo Delgado, Norte de Moçambique, anunciou a empresa em comunicado.

Quatro garimpeiros ilegais morrem soterrados em Moçambique

Os mineiros usavam "túneis inseguros feitos por eles" de forma ilegal e "ficaram presos sob deslizamentos de terra", acrescenta o documento divulgado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM). 

"Nos quatro casos, as comunidades notificaram a Polícia da República de Moçambique (PRM), que compareceu no local, e os corpos foram identificados", refere a MRM

No domingo, a empresa comunicou os casos ao comando distrital da PRM e às autoridades de Montepuez e Maputo.

A empresa aponta que, desde o início do ano, regista-se uma tendência crescente de invasões na área concessionada da MRM, culminando em mais de 30 fatalidades.

"A MRM continua a trabalhar em coordenação com as autoridades moçambicanas para aumentar a conscientização das comunidades locais sobre os perigos da mineração artesanal e ajudar a combater o contrabando de rubis e reduzir o risco e a exploração de grupos vulneráveis por sindicatos bem organizados", assegura.

O caso mais grave aconteceu no início de fevereiro quando 11 mineiros ilegais morreram soterrados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório