Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Alemanha. Dissolução de fação extremista é "cortina de fumo"

O chefe de uma das agências de segurança da Alemanha acusou hoje uma fação extremista do principal partido de extrema-direita de tentar criar uma "cortina de fumo" ao anunciar a sua dissolução.

Alemanha. Dissolução de fação extremista é "cortina de fumo"
Notícias ao Minuto

16:50 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Stephan Kramer

A liderança da formação de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) pediu na semana passada à sua corrente radical, a Ala, para se dissolver, depois da agência secreta interna do país a ter classificado como extremista.

As principais figuras da Ala, Bjoern Hoecke e Andreas Kalbitz, concordaram na terça-feira com a dissolução da fação, mas o chefe da agência de informação nacional no Estado da Turíngia, onde Hoecke é o líder regional do partido, disse que isso será uma manobra tática.

Stephan Kramer disse numa entrevista à agência noticiosa alemã DPA divulgada hoje que a decisão foi "uma cortina de fumo", adiantando que é mais importante ver se o partido se distancia da corrente extremista.

Quando anunciou a dissolução da fação, com cerca de 7.000 apoiantes, Hoecke advertiu que estes não tinham a intenção de renunciar às suas convicções e que iriam manter o seu rumo político "para o bem da AfD".

A pressão sobre esta corrente radical aumentou recentemente depois da decisão dos serviços secretos internos alemães de a colocar sob vigilância policial, por considerarem que representa um perigo para o Estado.

A sanção surge num contexto de recrudescimento do terrorismo de extrema-direita, com três atentados realizados em menos de um ano.

O último ocorreu em fevereiro em Hanau, perto de Frankfurt. Um atirador racista e crente das teorias da conspiração matou nove pessoas, todas de origem estrangeira, antes de se suicidar.

A AfD conta atualmente com deputados em todas as assembleias estaduais e no parlamento federal, sendo mais forte no leste da Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório