Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Onde é que vocês pensam que vão?". Autarcas italianos perdem a paciência

Cidadãos do país com maior número de vitimas mortais de Covid-19 continuam a desrespeitar as medidas de confinamento.

Notícias ao Minuto

09:08 - 25/03/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Itália é já o país do mundo que regista maior número de mortos devido à Covid-19. São, no total, 6.820 as vítimas mortais desta pandemia, um número que aumenta vertiginosamente de dia para dia neste país (o último aumento diário foi de 743 mortos).

A situação preocupa não só residentes, como outros países que tentam tomar medidas para não viverem tragédia idêntica. Porém, muitos parecem não se sentir amedrontados pelo que está a acontecer em território italiano.

Se por um lado, de Itália nos chegam vídeos que mostram esperança, imagens de vizinhos a cantar à janela, ou de homenagens feitas à varanda aos profissionais de saúde, há outras atitudes que preocupam e que estão a deixar os autarcas locais de cabeça perdida.

Casos de pessoas que insistem em sair para praticar atividade física, ou que andam simplesmente a passear como se nada de grave se passasse, levaram a que uma série de governantes partilhassem, através de vídeo, uma mensagem aos seus eleitores. Fartos de tentar apelar ao bom senso da maneira mais correta, estes governantes mostram-se capazes de tudo para conseguir manter as pessoas em casa.

"Sou presidente e vocês não vão brincar na minha cidade. Não vos posso proibir de sair de casa? Muito bem, então proíbo-vos de andar na via pública", afirma um autarca, visivelmente indignado.

"Vamos enviar a polícia, vamos enviá-los com um lança-chamas", afirma o governador da região de Campânia, junto a Nápoles, Vincenzo De Luca, depois de ser informado de que havia um grupo de pessoas que tencionava organizar uma festa. Já outro não se contém nas palavras para dar um raspanete aos que passeiam os seus animais, vezes sem conta:

"Onde é que vocês pensam que vão, caraças? Vocês e os vossos cães que parecem ter a próstata inflamada?", questiona.

E se por vídeo as coisas não estão a resultar, há inclusive um governante que saiu à rua e, cara a cara, chamou as pessoas à razão, mandando-as para casa.

Todas estas reações foram compiladas num vídeo que pode ver acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório