Meteorologia

  • 02 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 26º

Edição

AO MINUTO: Autarca de Matosinhos infetada; Covid-19 já fez 12.725 mortos

Portugal regista, até ao momento, 12 mortes por Covid-19, de acordo com dados oficiais. Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Autarca de Matosinhos infetada; Covid-19 já fez 12.725 mortos

Portugal está, desde as 00h00 de quinta-feira, em estado de emergência. Este sábado, há um total 1.280 infetados pelo novo coronavírus, um aumento de 260 em relação a sexta-feira. Já o número de mortos pela Covid-19 duplicou, sendo agora de 12. 

O primeiro-ministro António Costa indicou aos portugueses, na noite desta sexta-feira, quais as medidas de apoio económico e social tomadas em Conselho de Ministros, que pode consultar aqui

O chefe do Governo admitiu que, "com grande probabilidade, não será daqui a 15 dias" que as razões para declarar estado de emergência "terão desaparecido".

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 -  Balanço da evolução do vírus até este momento

Há um total 1.280 infetados pelo novo coronavírus, um aumento de 260 em relação a sexta-feira. Já o número de mortos pela Covid-19 duplicou, sendo agora de 12. 

As mortes em Itália devido ao novo coronavírus continuam a bater recordes quase todos os dias. Os últimos dados oficiais dão conta de 793 mortes nas últimas 24 horas, subindo para 4.825 o número de óbitos registados num mês pelo novo coronavírus.

O Reino Unido anunciou que o número de mortos devido à Covid-19 no país subiu para 233, mais 56 do que no dia anterior.

O novo coronavírus já causou pelo menos 12.725 mortos em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o seu vereador da Educação estão infetados com o vírus da Covid-19.

23h59 - A República Democrática do Congo (RDCongo) anunciou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus em Kinshasa, a terceira na África subsaariana, onde Ruanda, República do Congo e Angola anunciaram o encerramento das fronteiras.

23h56 - A Faixa de Gaza registou hoje os dois primeiros casos do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, anunciou o ministro da Saúde palestiniano.

23h53 - As autoridades marroquinas anunciaram hoje novas restrições nos transportes de passageiros, sejam individuais ou coletivos, por terra ou pelo ar, como medidas adicionais para estancar o novo coronavírus, que infetou até agora 96 pessoas no país.

23h53 - O município de Ovar, que se encontra sob declaração do estado de calamidade pública, anunciou hoje que segunda-feira entrará em funcionamento no centro de saúde local uma consulta específica para deteção do novo coronavírus.

23h50 - Na sequência do cancelamento do Festival da Eurovisão 2020, a organização determinou que as músicas que venceram este ano não são elegíveis para 2021. A decisão sobre os artistas cabe aos países participantes.

23h34 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje, antes da abertura, as instalações no Casal Vistoso para acolher pessoas em situação de sem-abrigo durante a pandemia, tendo ainda estado com voluntários de associações para agradecer o trabalho.

23h33 - O Governo de Itália decidiu encerrar, temporariamente, todas as atividades produtivas, exceto as que são essenciais para os cidadãos, numa tentativa de conter a propagação do novo coronavírus, que já provocou mais de 4.800 mortes no país.

23h30 - As medidas de apoio à economia do Governo face à pandemia de covid-19 vão no "sentido positivo", mas são "muito tímidas e claramente insuficientes" devido à gravidade da situação, defendeu o presidente da Confederação do Comércio e Serviços (CCP)­.

23h28 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que a China manteve sob reserva o que estava a acontecer com a Covid-19 e disse que gostaria que o tivessem informado antes para encontrar soluções.

23h20 - Um lar em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, com 33 utentes, está sem funcionários a trabalhar, depois de oito terem testado positivo para o novo coronavírus.

23h03 - Catorze portugueses retidos na Venezuela, devido à declaração pelas autoridades da quarentena social preventiva ao novo coronavírus, vão ser repatriados num voo previsto para terça-feira, avançaram hoje à Lusa fontes diplomáticas.

22h58 - O Brasil contabilizou hoje mais de 1.100 casos de infeção e 18 mortos devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde brasileiro em conferência de imprensa.

22h54 - Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), explicou, neste sábado, as razões pelas quais a entidade mantém a postura de, por enquanto, não suspender os Jogos de Tóquio. 

22h52 - A Câmara de Gondomar vai disponibilizar equipamento informático aos alunos que não o têm, para poderem acompanhar as atividades letivas em casa durante o período de paragem devido à Covid-19.

22h50 - A região italiana da Lombardia, a mais afetada pela pandemia da covid-19, endureceu hoje as medidas restritivas para conter o surto, decretando a proibição de fazer desporto e multas até 5.000 euros para reuniões em lugares públicos.

22h40 - Num vídeo partilhado pelo El Mundo é possível confirmar em que estado estão as urgências do Hospital Severo Ochoa, em Leganés, em Madrid. Nas imagens é possível ver "pessoas doentes sentadas em cadeiras com os cilindros de oxigénio, lado a lado com infetados com coronavírus deitados em camas estacionadas nos corredores". 

22h32 - Em 2015, Bill Gates ministrou uma palestra que tem estado a ser veiculada nos últimos dias. O motivo? Na altura, o fundador da Microsoft abordou o risco de uma pandemia - como a do coronavírus - e o facto de o mundo não estar preparado para a disseminação de um vírus mortal. 

22h19 - "Tenho medo. As coisas pioram todos os dias". Jorge Silva, futebolista da Lazio, relatou em declarações ao jornal O Jogo a situação de emergência que se vive em Itália, país que já ultrapassou os 4.800 mortos devido à pandemia do novo coronavírus.

22h10 - A crise económica que a pandemia do novo coronavírus está a provocar é o momento para existir solidariedade social, mas também o momento em que "devia ser proibido despedir", defendeu hoje o secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

22h05 - A Autoridade de Saúde Regional do Algarve determinou hoje a quarentena obrigatória de 14 dias para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro ao distrito de Faro, uma medida para conter a propagação da Covid-19.

21h59 - A benfiquista Raquel Infante e a bracarense Dolores Silva, que hoje se deviam defrontar na final da Taça da Liga feminina de futebol, uniram-se num vídeo de apelo à união na luta contra a pandemia de Covid-19.

21h55 - O Presidente norte-americano destacou hoje os acordos com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que restringem o tráfego "não essencial" nas fronteiras para travar a pandemia da Covid-19.

21h45 - A Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) pediu hoje o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por considerar que "não existem condições mínimas adequadas de preparação para o grande evento", devido à pandemia de covid-19.

21h41 - O presidente do Chega, André Ventura, endereçou hoje uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a pedir a suspensão das ligações aéreas dentro da União Europeia para travar a propagação da Covid-19.

21h38 - Durante a quarentena, brasileiros saíram às varandas e cantaram êxitos dos Queen

21h37 - A multinacional retalhista 'online' Amazon vai deixar de aceitar encomendas consideradas "menos prioritárias" nos sites francês e italiano, para se concentrar nos produtos mais procurados durante a pandemia da covid-19, anunciou hoje a empresa norte-americana.

21h34 - Davide Zappacosta, jogador da AS Roma, mostrou-se furioso com o comportamento de algumas pessoas no combate a esta pandemia: "Vejo pessoas a sair apenas por três maçãs ou um pão".

21h32 - O CDS-PP considerou hoje "insuficientes" as medidas apresentadas pelo Governo para atenuar o impacto da pandemia do novo coronavírus nas empresas, referindo que "é importante fazer diferente", e pedindo "humanismo" nas decisões a serem tomadas.

21h31 - Josep Bartomeu, presidente do Barcelona, estará a ponderar, segundo a imprensa espanhola, cortar o salário dos jogadores do plantel do clube catalão.

21h30 - As áreas circundantes ao edifício do Hospital Central do Funchal vão ser desinfetadas na segunda-feira, no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19, informou hoje o Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram).

21h15 - Os grandes construtores de automóveis alemães (BMW, Mercedes e Volkswagen) vão suspender a produção nos Estados Unidos (EUA), devido à pandemia da covid-19, depois de já terem encerrado temporariamente a maior parte das unidades na Europa.

21h13 - O órgão eleitoral da Bolívia anunciou hoje o adiamento das eleições gerais que estavam previstas para 3 de maio, sem avançar nova data, devido à pandemia do novo coronavírus.

21h11 - O novo coronavírus já causou pelo menos 12.725 mortos em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço de hoje da agência noticiosa France-Presse.

21h10 - Com a pandemia do novo coronavírus também os Jardins Zoológicos de todo o mundo estão a ser fechados. Mas isso não é razão para deixar de visitar estes animais. Aliás, agora pode mesmo conhecer os Zoos (e as feras) que estão do outro lado do mundo.

Ver essa foto no Instagram

Sound on! The penguins are pretty excited that they get to be featured on today’s Home Safari!!! Tune in to Facebook at 3pm EDT. You can view any past Home Safaris by scrolling down our Facebook feed. They remain on our page even after the live feed has ended. Or watch them on our website (link in bio!)

Uma publicação compartilhada por Cincinnati Zoo (@cincinnatizoo) em 21 de Mar, 2020 às 7:00 PDT

20h56 - As medidas do Governo de apoio económico devido à Covid-19 "são boas", mas será necessário "muito mais" para ajudar as empresas porque há que "salvar a economia para garantir empregos", defende a CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

20h53 - A Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, vai associar-se a uma empresa de confeções, com sede no concelho, para produção de máscaras de proteção reutilizáveis "para utilização em contexto extra-hospitalar", foi hoje anunciado.

20h42 - Lorenzo Sanz, antigo presidente do Real Madrid entre 1995 e 2000, faleceu este sábado após dias a lutar contra uma infeção pelo novo coronavírus.

20h34 - Apesar da pandemia do novo coronavírus, milhares de ingleses preferiram não seguir os avisos do Governo local e deslocaram-se em massa às praias no sul do país.

20h34 - O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SJF) quer que a ministra da Justiça aplique medidas uniformes de gestão de recursos nas comarcas e nos tribunais administrativos e fiscais, para evitar os "entendimentos ao sabor" de cada administrador judicial.

20h31 - O Governo dos Açores assegurou hoje que o abastecimento da região por via marítima "está a decorrer conforme o esperado", após ter sido decretada a requisição civil dos trabalhadores portuários em Lisboa.

20h32 - "Adotámos as medidas mais drásticas e mais restritivas do mundo. Temos consciência do impacto social sobre os direitos dos cidadãos. Espanha encontra-se entre os países mais afetados da Europa e do mundo", continuou o líder do governo central.

20h30 - O número casos confirmados de pacientes infetados com o novo coronavírus na Venezuela aumentou de 42 para 70, anunciou hoje o ministro venezuelano de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez.

20h29 - "Nestes sete dias vimos cumprir-se os piores prognósticos e todos os governos tomaram medidas extremas. É uma catástrofe para a qual a Humanidade não estava preparada. Passaram apenas sete dias, mas mudou-nos", disse Pedro Sanchez.

20h25 - Pedro Sanchez, primeiro-ministro espanhol, fala ao país. Pode acompanhar em direto aqui.

20h15 - No Reino Unido começam as partilhas com os conselhos às pessoas para respeitarem as indicações das autoridades. #StayHomeSaveLives (Fique em casa, salve vidas) é o mote. O primeiro-ministro, Boris Johnson, partilhou um tweet do serviço de saúde britânico (NHS) onde os profissionais de saúde fazem esse mesmo apelo. "Nós estamos aqui por si, por favor, fique em casa por nós", lê-se nos cartazes.

Ainda no Reino Unido, os duques de Cambridge, Kate Middleton e o príncipe William, visitaram os serviços de emergência britânicos, mais precisamente o centro dos serviços telefónicos de saúde, o NHS 111.

20h13 - O eurodeputado do PCP João Ferreira criticou hoje a postura do Governo de "submissão do país aos ditames da União Europeia", considerando que "compromete a resposta necessária à pandemia de covid-19 e aos seus impactos.

20h08 - A direção clínica dos SAMS decidiu suspender os serviços devido à infeção com o novo coronavírus de doentes e profissionais de saúde, mantendo a atividade do hospital apenas para assistência aos 26 doentes que ainda estão internados.

20h07 - Reputado médico italiano pede ajuda a CR7: "Une-te a nós nesta luta". Paolo Ascierto, do Instituto "Pascale" de Nápoles, em declarações ao Tuttosport, apelou à ajuda do internacional português Cristiano Ronaldo, atualmente a cumprir a sua quarentena na ilha da Madeira.

20h00 - Um homem foi multado na região de Girona, em Espanha, por levar uma cabra para passear como animal de estimação de forma a evitar a quarentena obrigatória imposta no país vizinho. Ele achava que podia, a polícia catalã discordou.

19h51 - A mara de Guimarães, em parceria com a Cercigui, criou um "espaço de alojamento para os sem-abrigo, com todas as condições de higiene, segurança e conforto, e que permitirá o distanciamento social, bem como o acesso a refeições", foi hoje anunciado.

19h46 -  Na Turquia, as pessoas com mais de 65 anos e os doentes crónicos vão estar proibidos de sair de casa, a partir da meia-noite, para evitar a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje o governo turco.

19h37 - O número de pessoas infetadas com covid-19 em Nova Iorque aumentou para 10.356, numa altura em que aquele Estado tenta aumentar a capacidade dos hospitais para 75.000 camas e comprar máscaras para prestadores de serviços.

19h35 - Paolo Maldini, antiga glória do futebol italiano, viu este sábado ser-lhe confirmado um teste positivo para a presença do novo coronavírus no seu organismo.

19h27 - O governo húngaro vai apresentar ao parlamento um projeto de lei que permitirá ao primeiro-ministro, Viktor Orban, governar num estado de emergência prolongado e sem data de término, devido à pandemia de Covid-19, suspendendo também algumas leis.

19h26 - Jesualdo Ferreira obrigado a abandonar hotel devido ao Covid-19. O treinador português, assim como o adjunto, vão passar a viver em apartamentos.

19h13 - Sérgio Conceição não quis perder esta oportunidade para se unir a uma missão de solidariedade italiana, cujo repto foi lançado por Marcelo Salas, antigo companheiro de equipa na Lazio.

19h13 - Os Açores têm atualmente quatro casos positivos de Covid-19 e 38 casos suspeitos, e "não há transmissão local" do vírus no arquipélago, disse hoje a Autoridade de Saúde Regional.

19h10 - O Governo de Porto Rico anunciou hoje a primeira vítima mortal da Covid-19 no país, uma turista italiana de 68 anos, anunciando ainda um aumento, de 14 para 21, do número de casos positivos desta doença.

19h06 - Homem de 25 anos foi ao supermercado, em Itália, e na zona da fruta acabou por tirar a máscara e cuspir para cima de umas maças. Caso foi denunciado nas redes sociais e o indivíduo acabou detido.

19h00 - França registou até hoje 14.459 infeções com o vírus da Covid-19 e 562 mortos, anunciaram as autoridades francesas indicando que a estimativa de casos no país é de entre 30 a 90 mil pessoas infetadas.

18h53 - Pelo menos uma pessoa morreu hoje, e outras quatro ficaram feridas, numa prisão do Sri Lanka, num motim dos prisioneiros desencadeado pelo medo de contágio da Covid-19, num país que conta com 77 casos positivos.

18h50 - O BE questionou hoje o Governo sobre as medidas de prevenção que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras está a implementar para proteger utentes e trabalhadores, avisando ainda que os migrantes não podem ser esquecidos na pandemia da covid-19.

18h45 - O primeiro moçambicano de que há registo oficial de infeção com o novo coronavírus está em Espanha, onde reside e é médico, anunciou hoje o ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago.

18h43 - "Cada vez que alguém espirra ou tosse à minha beira fico louca". Serena Williams não passou à margem do assunto que domina a atualidade mundial.

18h42 - Há dez pessoas infetadas num lar de idosos de Sintra. O presidente da Câmara confirmou o número de infetados num vídeo partilhado na página de Facebook da Proteção Civil de Sintra.

18h40 - A TAP inicia na terça-feira o repatriamento dos portugueses retidos no Sal e na Praia, afetados pelo cancelamento de voos decidido pelo Governo cabo-verdiano para conter a pandemia da covid-19, segundo a Embaixada de Portugal.

18h37 - O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, alertou hoje para a falta de meios para garantir que os que estão a chegar à região cumprem o isolamento imposto de contenção da covid-19.

18h34 - A Câmara de Vila Nova de Gaia garantiu hoje que os cidadãos com prescrição validada para teste à Covid-19 não pagam nada pela sua realização nos dois centros existentes no concelho, depois de a CDU questionar a cobrança dos mesmos.

18h31 - Com uma paragem imposta no futebol espanhol, mas com dificuldades para se manterem afastados do que mais gostam de fazer, dois jogadores do Osasuna, que moram lado a lado, encontraram uma original forma de matar 'saudades'. Veja as imagens aqui

18h22 - A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) enviou "uma carta urgente à ministra da Cultura, solicitando a intervenção do Governo e o imprescindível apoio à cultura e aos seus criadores e difusores", anunciou a cooperativa de autores.

18h20 - A companhia aérea Emirates Airlines anunciou hoje a suspensão de voos para mais de 100 dos 159 destinos onde opera habitualmente, no quadro de medidas restritivas para combater a pandemia da covid-19.

18h18 - Médicos franceses apontam a perda total de olfato como um dos sintomas das infeções causadas pelo novo coronavírus na origem da pandemia covid-19.

18h07 - Depois de Rugani e Matuidi, Paulo Dybala é o terceiro jogador da Vecchia Signora a testar positivo ao novo surto do coronavírus.

18h04 - A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, está infetada com o novo coronavírus, avança o Jornal de Notícias. 

17h58 - Número de vítimas mortais no Reino Unido sobe para 233. São mais 56 mortos do que no dia anterior. 

17h47 - A Bolívia entrará em "quarentena total" este domingo para combater a disseminação da Covid-19, anunciou hoje a presidente interina do país, Jeanine Áñez.

17h39 - O Chile registou a primeira vítima mortal pela Covid-19. Trata-se de uma mulher de 83 anos

17h32 - Em Itália, em quarentena, os italianos vão encontrando formas de se distraírem. Foi o caso deste homem que se vestiu de Pavarotti e 'cantou' na varanda para os vizinhos. Fique com as imagens: 

Ver essa foto no Instagram

Man dressed up as Pavarotti and snag on his Balcony 

Uma publicação compartilhada por Italian WorldStar (@italiancomedy) em 21 de Mar, 2020 às 6:18 PDT

17h28 - Mais um jogador infetado com Covid-19 no clube de André Silva e Paciência, o Eintracht Frankfurt. Informação foi avançada pelo clube. 

17h18 - Há um novo balanço, em Itália, relativo à evolução da doença Covid-19. Em 24 horas, o país registou 793 mortos e 4821 infetados

17h09 - Jelena Dokic, ex-tenista de 36 anos, deixou um forte apelo relativamente à conduta das pessoas nos supermercados num período em que muitos lutam por uma peça de comida por conta do medo do novo coronavírus. "Vivi uma guerra e isto é indecoroso e egoísta: não lutem por comida", revelou. 

17h05 - O Governo Regional da Madeira vai anunciar no domingo o primeiro conjunto de "medidas extraordinárias" de apoio às empresas e às famílias face à pandemia de covid-19, indicou hoje o gabinete da presidência do executivo madeirense.

17h05 - O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) anunciou hoje a criação de uma linha telefónica de apoio à criança para "minimizar os riscos de infeção pela covid-19", indicando que o serviço vai funcionar 24 horas por dia.

17h03 - Família canta ‘Parabéns’ a idosa em isolamento de forma original. Vídeo emocionante foi partilhado no Instagram e já se tornou viral. Veja aqui as imagens. 

16h50 - O Partido Ecologista 'Os Verdes' questionou hoje o Governo sobre o despedimento de trabalhadores por uma empresa que assegura refeições escolares na região Centro, falando num "cenário grave" e querendo saber se existem situações idênticas.

16h51 - O Mundial de hóquei no gelo, que deveria disputar-se entre 8 a 24 de maio, na Suíça, foi hoje cancelado pela Federação Internacional da modalidade, devido à pandemia de Covid-19.

16h50 - O número de infeções pelo novo coronavírus em África ultrapassou hoje os mil em 40 países e territórios, com registos de 30 mortes, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia de covid-19.

16h49 - Médio do Benfica associa-se a causa contra a Covid-19. Julian Weigl participa numa campanha de solidariedade denominada #WeKickCorona.

16h45 - O projeto 'Bode Inspiratório' propõe-se a lançar, todos os dias, um capítulo de um "folhetim à antiga", em que participam mais de 40 escritores em isolamento, começando hoje com Mário de Carvalho e terminando no final de abril com Luísa Costa Gomes.

16h37 - O ministro da Saúde francês anunciou hoje mais testes e uma encomenda de 250 milhões de máscaras após denúncias de falta de máscaras no país e críticas à estratégia de testar apenas pessoas de alto risco ou já hospitalizadas.

16h32 - O administrador da Sonangol, Osvaldo Macaia, é um dos dois primeiros casos de infeção por coronavirus em Angola, disse hoje à Lusa uma fonte da petrolífera estatal angolana.

16h32 - Amigas idosas decidem enfrentar juntas isolamento com vinho e séries. Doreen, Dotty e Carol moram em Inglaterra e transformaram os dias de isolamento numa autêntica diversão.

16h31 - Michele Zasa, responsável médico do Moto GP, está a ajudar os seus colegas 'civis' a combater a pandemia de novo coronavírus em Itália. "Estamos a viver a III Guerra Mundial, quero que as pessoas o entendam", afirmou. 

16h23 - O proprietário do Marselha escreveu uma carta aos empregados do clube, entre os quais os jogadores da equipa de futebol, treinada pelo português André Villas-Boas, tranquilizando-os face ao corte salarial motivado pela pandemia de Covid-19.

16h23 - O Metro do Porto começa na segunda-feira a circular com veículos duplos em todas as linhas entre as 06:00 e as 20:00, reduzindo a frequência de passagem nas estações devido à pandemia de Covid-19, foi hoje divulgado.

16h22 - O presidente do Sporting de Braga considerou hoje que "o futebol é um setor muito relevante" para Portugal, como "atividade económica, mas também enquanto agente social", destacando o papel das instituições desportivas no combate à pandemia de Covid-19.

16h04 -Finlândia registou a primeira morte provocada pelo novo coronavírus, um homem "idoso" que vivia na capital, avançou hoje o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL).

16h03 - Veja aqui as atualizações anteriores em relação à evolução do novo coronavírus

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório