Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Hungria propõe estado de emergência prolongado e suspensão de certas leis

O governo húngaro vai apresentar ao parlamento um projeto de lei que permitirá ao primeiro-ministro, Viktor Orban, governar num estado de emergência prolongado e sem data de término, devido à pandemia de Covid-19, suspendendo também alguns leis.

Hungria propõe estado de emergência prolongado e suspensão de certas leis
Notícias ao Minuto

19:27 - 21/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

No documento publicado na sexta-feira à noite na página daquele executivo, explica-se, então, que o objetivo é prolongar indefinidamente - e sem ter de voltar a pedir consentimento ao parlamento húngaro - o estado de emergência que vigora no país desde 11 de março, como forma de conter o surto.

O projeto de lei prevê, também, a "suspensão [temporária] do certas leis por decreto, o desvio de disposições estatutárias e a introdução de outras medidas extraordinárias para garantir a estabilidade da vida quotidiana, saúde e segurança pessoal e material dos cidadãos, bem como da economia".

A aprovação de tal documento poderia fortalecer ainda mais os poderes do executivo, classificado como nacionalista e antidemocrático, tirando 'protagonismo' ao parlamento.

Com este projeto de lei, o executivo pretende também alterar o código penal para impor duras penas de prisão para quem violar as medidas de quarentena ou propagar notícias falsas (as chamadas 'fake news') sobre o novo coronavírus e as medidas adotadas, com estas últimas a poderem atingir os cinco anos.

O texto precisa de uma maioria de dois terços para ser aprovado.

No início da semana, Viktor Orbán anunciou o encerramento das fronteiras a estrangeiros, restrições ao horário dos estabelecimentos comerciais e a proibição de eventos públicos para travar a propagação do novo coronavírus.

A Hungria tem fronteiras terrestres com sete países, dois dos quais, como a Eslováquia e a República Checa, decretaram na semana passada a proibição de entrada a todos os estrangeiros.

O primeiro-ministro húngaro precisou que todos os bares, restaurantes e lojas passarão a fechar às 15:00, à exceção das lojas de alimentos, farmácias e parafarmácias, que podem permanecer abertos para além dessa hora.

Os cinemas, instituições culturais e discotecas vão também ficar fechados e os eventos desportivos podem realizar-se, se os organizadores assumirem a responsabilidade, mas sempre sem espetadores.

O novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, causou mais de 12 mil mortos em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro de 2019.

Ao todo, já foram detetados mais de 270 mil casos de infeção, com o continente europeu a ser aquele onde se registam, de momento, mais casos.

Segundo os dados mais recentes, na Hungria tem 103 casos de Covid-19 e quatro mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório