A pandemia de Covid-19 levou ao cancelamento do Festival da Eurovisão 2020. O que acontece às músicas que foram eleitas para irem à final do concurso? Ficam por aqui, sabe-se agora. Os artistas, esses sim, poderão voltar a participar, mas isso depende da decisão de cada país.
O conselho de administração decidiu, de acordo com as regras do Festival Eurovisão da Canção, que "as músicas deste ano não serão elegíveis para competir quando o concurso regressar em 2021".
Porém, apesar de as músicas - 'Medo de Sentir', de Elisa, no caso de Portugal - não serem elegíveis, os artistas podem chegar a subir ao palco do Festival em 2021. Passamos a explicar: numa publicação na rede social Instagram, a organização explica que, pese embora a música deste ano não seja diretamente elegível para 2021, o artista fica "ao critério" dos países participantes.
No caso de Portugal, Marta Carvalho [recorde aqui a entrevista ao Notícias ao Minuto], que compôs a música 'Medo Sentir' e acompanhou Elisa na voz e ao piano, reagiu, entretanto, nas redes sociais, explicando que "a Eurovisão tomou a decisão de não tornar elegíveis as canções deste ano para a próxima edição".
Ver essa foto no Instagram
Por sua vez, Elisa deixou uma mensagem de agradecimento aos que disseram que "gostariam muito que a música entrasse no festival para o ano".
Ver essa foto no Instagram
Saliente-se organização do Festival está ainda a ponderar "explorar uma programação alternativa, mas não uma competição". O objetivo, nesta fase, "é unir e divertir o público em toda a Europa durante estes tempos difíceis".
Ver essa foto no Instagram