Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha: "Infeções e mortes vão aumentar. Vão chegar dias muito duros"

Pedro Sánchez, líder do governo central espanhol, fez este sábado uma comunicação ao país, com o balanço de uma semana de "estado de emergência". O socialista pede preparação para "dias duros" mas garante que "mais cedo do que tarde" a Covid-19 será vencida.

Espanha: "Infeções e mortes vão aumentar. Vão chegar dias muito duros"

"Os casos de infeção e as mortes vão aumentar nos próximos dias. Vêm aí dias muito duros. Temos que chegar ao final da próxima semana muito fortes. O risco está em todo o lado, mas temos que fazer maior esforço em alguns lugares", avisou este sábado à noite o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, numa comunicação ao país onde anunciou as medidas que o estado vai adotar para combater o surto viral.

"Estão a chegar dias muitos críticos para os quais temos que nos preparar", reforçou.

A Espanha, sublinhe-se, é um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia da doença Covid-19. Com um território e uma população mais de quatro vezes maior do que Portugal, a Espanha teve até agora quase 25.000 infetados com o novo coronavírus, dos quais mais de 1.000 pessoas morreram.

"Nestes sete dias vimos cumprir-se os piores prognósticos e todos os governos tomaram medidas extremas. É uma catástrofe para a qual a Humanidade não estava preparada. Passaram apenas sete dias, mas mudou-nos", começou por dizer o governante.

"Adotámos as medidas mais drásticas e mais restritivas do mundo. Temos consciência do impacto social sobre os direitos dos cidadãos. Espanha encontra-se entre os países mais afetados da Europa e do mundo", continuou o líder do governo central, antes de anunciar que o executivo "fará tudo o que for preciso, quando for preciso" para vencer este surto viral e que estão em contacto "com todas as autoridades locais, a avaliar cada medida que se implementa".

A doença será vencida "mais cedo do que tarde", garantiu.

O executivo espanhol, liderado pelo socialista, decidiu no último sábado instaurar o "estado de emergência" e aprovou medidas que incluem a proibição de todos os cidadãos de andarem na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou à farmácia.

Pode assistir a toda a comunicação de Pedro Sánchez aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório