Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Portugal com 12 mortes. Covid faz mais de 11 mil vítimas

António Costa anunciou ontem as medidas de apoio económico e social e Marcelo Rebelo de Sousa assinou o decreto com as medidas do Estado de Emergência. Em Portugal, o número de mortes devido ao novo coronavírus subiu para doze. Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com 12 mortes. Covid faz mais de 11 mil vítimas
Notícias ao Minuto

11:33 - 21/03/20 por Catarina Correia Rocha , Fábio Nunes e Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro António Costa indicou aos portugueses, na noite desta sexta-feira, quais as medidas de apoio económico e social tomadas em Conselho de Ministros. Incluem "um conjunto de linhas de crédito que serão acessíveis às empresas sob condição de manutenção de emprego", sendo que estas poderão ainda adiar para o segundo semestre deste ano o pagamento de dois terços das contribuições sociais. Serão também adiadas as entregas de IVAIRS e IRC que teriam lugar durante os próximos três meses

Quanto ao setor social, irá dar-se a suspensão do prazo de caducidade dos contratos de arrendamento que venham a caducar durante os próximos três meses e foi determinada a "prorrogação automática dos subsídios de desemprego que já estão a pagamento, do complemento solidário para idosos ou do rendimento social de inserção"

O chefe do Governo admitiu que, "com grande probabilidade, não será daqui a 15 dias" que as razões para declarar estado de emergência "terão desaparecido".

Já Marcelo Rebelo de Sousa assinou o decreto com as medidas do Estado de Emergência, de acordo com uma nota publicada, no site da Presidência da República. Consulte-o aqui

De recordar que, em Portugal, este sábado, há um total 1.280 infetados pelo novo coronavírus, um aumento de 260 em relação a sexta-feira. Já o número de mortos pela Covid-19 duplicou, sendo agora de 12. 

Continue a acompanhar aqui todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo

16h39 - Polícia Nacional de Espanha deteve em Málaga, no sul do país, um homem que abraçava todas as pessoas com quem se cruzava nas ruas da cidade espanhola, isto numa altura em que o país vizinho vive um período de quarentena obrigatória devido à pandemia da Covid-19.

16h15 - Artistas moçambicanos pediram hoje incentivos para o setor face a eclosão da Covid-19, alertando para o "impacto terrível" na indústria.

16h14 - O Governo Regional da Madeira vai anunciar no domingo o primeiro conjunto de "medidas extraordinárias" de apoio às empresas e às famílias face à pandemia de covid-19, indicou hoje o gabinete da presidência do executivo madeirense.

16h05 - Os leilões nas lotas vão ser reduzidos e vai ser suspensa a taxa de acostagem às embarcações de pesca, existindo uma linha de crédito até 20 milhões de euros para apoio ao setor, foi hoje anunciado.

16h04 - Grémio de Porto Alegre, clube brasileiro, confirmou este sábado que dois trabalhadores do clube acusaram positivo para a presença do novo coronavírus nos seus organismos.

16h04 - A Finlândia registou a primeira morte provocada pelo novo coronavírus, um homem "idoso" que vivia na capital, avançou hoje o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL).

15h59 - Com quase 22 mil infetados e 75 mortos contabilizados na Alemanha, devido ao novo surto do coronavírus, alguns clubes não se deixam afectar pelas restrições governamentais e já regressaram, inclusivamente, aos treinos. É o caso do Leipzig

15h57 - A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) apelou hoje aos descendentes de portugueses que evitem ao máximo deslocar-se a Portugal para evitar a disseminação da Covid-19.

15h53 - Macau tem mais um doente com a pneumonia causada pelo novo coronavírus, o que eleva para 18 o número total de casos confirmados no território, anunciaram hoje as autoridades.

15h52 - A TAP prevê realizar "nos primeiros dias da próxima semana" voos para Praia, Sal, Bissau e São Tomé para permitir o regresso de portugueses retidos, disse hoje à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

15h47 - Um médico cardiologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho partilhou um texto impressionante nas redes sociais que já se tornou viral. "A sobrevivência dos doentes graves depende da capacidade dos hospitais", defendeu. 

15h44 - Os médicos chineses que ajudaram a superar o novo coronavírus em Wuhan, o epicentro desta pandemia da Covid-19, chegaram esta semana a Itália, mas poucos dias foram necessários para esta equipa de especialistas criticasse a atitude da população italiana no que toca ao cumprimento da quarentena."Ainda há festas nos hotéis", afirmaram. 

15h40 - As forças e serviços de segurança vão dispor de uma listagem diária das pessoas que são obrigadas a ficar de quarentena devido à pandemia da covid-19, segundo a Associação Profissional da Guarda (APG).

15h35 - A Encerrado para Obras, estrutura ligada à produção teatral e musical fundada há 25 anos em Coimbra e atualmente com sede em Leiria, está "à beira da rutura" em consequência do adiamento de espetáculos devido à pandemia de covid-19.

15h34 - Bakambu, ex-jogador do Villarreal, está a atravessar uma situação bastante insólita. O avançado congolês encontra-se neste momento de quarentena em França, mas tem ordens para regressar de imediato à China e a mulher está grávida. 

15h34 - Cerca mil freguesias estão no terreno a prestar apoio a idosos, doentes crónicos ou com mobilidade reduzida na aquisição e entrega em casa de bens de primeira necessidade e medicamentos, anunciou hoje a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

15h34 - A Turquia suspendeu as ligações aéreas com 46 países, incluindo Portugal e várias nações da América Latina, medida que tem como objetivo tentar limitar a propagação da pandemia de covid-19, anunciaram hoje as autoridades turcas.

15h26 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) deixou nas redes sociais uma mensagem onde chama a atenção para a necessidade de prevenção para burlas e fraudes relacionadas com a Covid-19. Este é o modus operandi usado pelos burlões: "ações de contacto porta-a-porta e incidindo maioritariamente sobre a população idosa". 

15h25 - Eram um sinal de esperança mas, afinal, não há golfinhos em Veneza. Psicóloga defende que, em altura de isolamento, este tipo de notícias faz-nos acreditar que existe um propósito para a situação que estamos a atravessar.

15h20 - Numa altura em que Portugal se encontra em estado de emergência e num forte combate ao novo surto de coronavírus, Cristiano Ronaldo voltou, neste sábado, a deixar um apelo a todo o mundo.

Ver essa foto no Instagram

If you ever dreamed of playing for millions around the world, now is your chance. Play inside, play for the world. #staysafe #playinside #playfortheworld

Uma publicação compartilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) em 21 de Mar, 2020 às 6:57 PDT

15h17 - Mora em Lisboa, quer ajudar os vizinhos e não sabe como? A mara explica.

15h15 - Uma médica do Hospital de S. João recorreu à rede social Facebook para pedir ajuda, já que faltam materiais de proteção para quem trabalha, nomeadamente viseiras, luvas, máscaras, batas e cobre botas. 

15h11 - Um senhorio de Cascais decidiu oferecer um mês de renda aos inquilinos, em plena pandemia de Covid-19. "Chegamos até aqui juntos, vamos sair disto juntos", lê-se no bilhete deixado pelo senhorio.

15h07 - Uma mensagem que está a ser veiculada nas redes sociais apela que o sinalize, colocando um pano branco na janela. Não o faça, proteja-se. Recorde-se a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou um alerta de burla relacionada com a pandemia da Covid-19. 

15h02 - A Associação Académica de Coimbra (AAC) pediu hoje ao Governo uma "suspensão imediata das propinas" no ensino superior e um reforço extraordinário das bolsas, face à pandemia da covid-19.

14h59 - O município de Miranda do Douro, em colaboração com a GNR, está hoje a proceder ao corte dos acessos aos caminhos rurais que ligam esta zona do planalto mirandês ao território espanhol de Aliste e Sayago.

14h57 - A Sonae anunciou hoje que vai encerrar temporariamente, a partir de domingo, as 260 cafetarias Bagga e as que se encontram integradas nas lojas Continente, medida implementada no âmbito da declaração do estado de emergência nacional.

14h56 - Confira esta galeria e saiba quais as celebridades mais generosas que estão a tentar ajudar a superar o surto.

14h52 - Manolo Gabbiadini, jogador da Sampdoria, foi um dos atletas que em Itália foi infetado com o novo coronavírus. "O médico ligou-me para dizer que eu era positivo e não acreditei", afirmou. 

14h46 - Os centros comerciais estão preparados para cumprir as regras do Governo após declaração do estado de emergência devido à covid-19 e manter abertos os hipermercados, farmácias e outros serviços essenciais, assegurou hoje a associação do setor.

14h45 - A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foi diagnosticado um caso positivo de covid-19 na ilha de São Jorge, o quarto registado na região.

14h38 - O plantel de basquetebol do Fenerbahçe está a realizar testes de despiste à Covid-19. Três jogadores já terão dado positivo, reporta a imprensa espanhola

14h33 - A Comissão Europeia assegurou hoje acompanhar "de perto", nomeadamente através de imagens satélite, casos de cidadãos da União Europeia (UE) 'barrados' em fronteiras terrestres e impossibilitados de regressar a casa, bem como os problemas no transporte de mercadorias.

14h31 - O Presidente da República esteve reunido, na sexta-feira, com o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, "tendo sido discutida a situação atual" resultante da pandemia de Covid-19, informou hoje a Presidência.

14h22 - O presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, assistiu à cerimónia da tomada de posse do seu homólogo namibiano, apesar da interdição imposta ao seu governo de sair do país para evitar o contágio do novo coronavírus.

14h18 - O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, alistou-se como voluntário para ajudar as Forças Armadas nas ações que vão desenvolver na luta contra o novo coronavírus durante o estado de emergência, sabe o Notícias ao Minuto.

14h11 - Já são 3.631 os casos de infeções por Covid-19 nos Países Baixos - representa um aumento de 637 em apenas 24 horas. Quanto a vítimas mortais, deu-se uma subida de 30 vítimas, para um total de 136. 

14h05 - O Comité Olímpico do Brasil pediu, em comunicado, que os Jogos Olímpicos Tóquio2020 sejam adiados para 2021, devido à pandemia de Covid-19, que tem impedido os atletas "de manter o seu melhor nível competitivo".

13h58 - "A situação em Ovar continua muito complicada". É deste modo que começa uma mensagem publicada no Facebook, este sábado, por Salvador Malheiro. O Presidente da Câmara acrescenta que "o número de infetados [pelo novo coronavírus] confirmados não pára de aumentar. Temos já 64."

13h55 - A Geórgia declarou, este sábado, o estado de emergência para conter a propagação da epidemia do novo coronavírus, indicou o primeiro-ministro, Giorgi Gakharia.

13h53 - As limitações impostas pela DGS e as recomendações da Associação Nacional de Empresas Lutuosas para as cerimónias fúnebres podem ter "um impacto grande na vivência do processo de luto", diz a psicóloga Sandra Torres.

13h50 - Militares da GNR, bombeiros e Proteção Civil Municipal da Régua realizaram uma ação conjunta para sensibilizar e notificar da obrigatoriedade do isolamento profilático de 14 dias um grupo de emigrantes que chegou de autocarro esta madrugada àquela cidade.

13h45 - Dezenas de milhares de iraquianos reuniram-se em peregrinação em Bagdad para homenagear uma importante figura do islão xiita, desafiando o recolher obrigatório imposto pelas autoridades para impedir a propagação do novo coronavírus.

13h41 - A pandemia da Covid-19 obrigou 900 milhões de pessoas de 35 países a estarem confinadas em casa, noticiou hoje a agência France Presse, citando uma base de dados.

13h38 - O Ministério das Infraestruturas e da Habitação anunciou este sábado que vai prorrogar os prazos das inspeções automóveis, no âmbito das medidas excecionais e temporárias de resposta à Covid-19.

13h35 - Bolsonaro voltou, esta sexta-feira, a desvalorizar a importância do novo coronavírus. Em conferência de imprensa, o presidente do Brasil voltou a ser polémico e afirmou: "Depois da facada [que sofreu em 2018 durante a campanha], não vai ser uma gripezinha que me vai derrubar", cita a imprensa do país. 

13h31 - A principal fonte da vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol. Uma vez de quarentena em casa, é preciso reforçar o consumo de certos alimentos. Saiba aqui tudo. 

13h26 - O País de Gales confirmou 89 novos casos de Covid-19. Trata-se de o maior aumento no número de infeções diárias já registado. Há 280 casos confirmados, noticia a Sky News.

13h11 - O Ministério da Educação esclareceu, em comunicado enviado este início da tarde às redações, que "são extemporâneas e meramente conjeturais quaisquer afirmações sobre a avaliação final do terceiro período."

13h05 - O Eurogrupo vai discutir, na terça-feira, possíveis medidas para "uma nova linha de defesa" contra o surto de Covid-19 na zona euro, visando uma "resposta coordenada" aos impactos económicos, que pode passar pela emissão de dívida conjunta.

12h52 - O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, encontra-se em regime de quarentena, após o seu regresso ao Funchal, vindo de Lisboa, onde participou numa reunião com o Presidente da República, informou o seu gabinete.

12h47 - A crise no setor livreiro causada pela pandemia de Covid-19, que esvaziou e fechou livrarias, obrigou as editoras a suspenderem a produção de novidades, virarem-se para as vendas 'online' e, em alguns casos, a praticarem descontos, para conseguirem sobreviver.

12h45 - A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) considera que o Governo devia ter sido mais restritivo no estado de emergência devido à pandemia da Covid-19 e teme que as exceções sejam entendidas como permissões.

12h41 - Um grupo de dezenas de portuguesas retidos na ilha cabo-verdiana do Sal, afetados pela interdição de voos para conter a propagação da Covid-19, alertou hoje para a situação de saúde "extremamente grave" de alguns deles, na iminência de ficarem sem medicamentos obrigatórios.

12h38 - A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou, este sábado, durante a conferência de imprensa diária, que as autoridades de saúde portuguesas esperam que o pico da pandemia Covid-19 no nosso país aconteça por volta do dia 14 de abril.

12h36 - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) avisa que o impacto da pandemia da Covid-19 no mundo está a superar as suas piores previsões económicas e pediu um esforço coordenado de governos e bancos centrais.

12h25 - Uma família de Ovar em isolamento doméstico devido à quarentena geográfica imposta a esse concelho disse ter-se adaptado a novas rotinas, procurando evitar a paranoia, mas consciente de que a Covid-19 é uma "lição" planetária.

12h20 - O novo coronavírus já causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço da agência noticiosa France-Presse.

12h14 - O presidente da Colômbia anunciou que o país entrará numa quarentena de 20 dias a partir de terça-feira, para controlar a propagação do novo coronavírus, que já causou 158 infeções.

12h08 - Aborrecido? Veja aqui algumas dicas para pequenas mudanças em casa (sem necessidade de recorrer a obras), que podem ajudar e fazer a diferença nos próximos tempos.

12h00 - James Bolton, Andy Cannon e Sean Raggett são os três jogadores do Portsmouth que estão infetados com o novo coronavírus. O histórico clube inglês informou, através de comunicado, que os atletas encontram-se em isolamento.

11h52 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em Portugal duplicou no espaço de 24 horas. A doença causada pelo novo coronavírus já se revelou fatal para 12 portugueses. O número de casos de infeção aumentou para 1.280

11h28 - Dois aviões da transportadora aérea angolana TAAG seguem hoje para Portugal para trazer de volta cidadão angolanos que se encontram retidos nas cidades de Lisboa e Porto, noticia hoje o Jornal de Angola.

11h19 - A Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha estabeleceu fiscalizações de trânsito nas saídas das grandes cidades espanholas, para evitar viagens de cidadãos para as suas segundas residências, no âmbito das medidas de combate à Covid-19.

11h15 - O confinamento em casa, como medida de evitar a propagação da Covid-19, levou a Sport TV e a Eleven Sports a isentarem o pagamento dos canais premium e vários outros media a fornecer conteúdos gratuitos.

11h02 - Espanha regista 1.326 mortes devido à Covid-19, de acordo com um balanço atualizado este sábado. O país aproxima-se dos 25 mil casos de infeções confirmadas.

10h56 - O Governo aprovou uma linha de crédito até 20 milhões de euros para o setor da pesca e aquicultura e suspendeu por 90 dias a cobrança da taxa de acostagem devida pelas embarcações no contexto da pandemia Covid-19.

10h50 - A Alemanha regista 16.662 casos do novo coronavírus no país, um aumento de 2.705 em relação ao dia anterior, revela o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças.

10h20 - Da Alemanha chega-nos um movimento de solidariedade para com Itália. Alguns habitantes de Bamberg juntaram-se para protagonizar um momento emocionante onde interpretaram o tema 'Bella Ciao'

10h03 - 'O derby da vida'. O vídeo de Guilherme Cabral que é de arrepiar e, em apenas dois dias. ultrapassou as 350 mil visualizações. Veja-o aqui.

09h58 - O Irão confirmou, este sábado, mais 123 mortes no país devido ao novo coronavírus. No total, já 1.556 pessoas perderam a vida para a Covid-19 neste país, que tem 20.610 casos confirmados de infeção, avança a Associated Press. 

09h52 - Todos os técnicos que fazem atendimento ao público nas farmácias devem receber formação apropriada, para estarem capacitados a informar adequadamente os utentes e esclarecer as suas dúvidas sobre a Covid-19, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS).

09h48 - As favelas do estado brasileiro do Rio de Janeiro não estão preparadas para enfrentar o novo coronavírus, que, sem água canalizada ou condições de habitação para isolamento, serão as maiores vítimas desta pandemia, alertou à Lusa um dos moradores.

09h45 - Um total de 110 passageiros chegados hoje a São Tomé vindos de Lisboa foram todos conduzidos, para o hotel Miramar, para regime de quarentena obrigatório de 15 dias, como medida de precaução contra o coronavírus, disse fonte governamental.

09h42 - E eis, aqui, as restrições ao direito de circulação durante o estado de emergência.

09h40 - O decreto do Governo que estabelece as medidas excecionais a implementar durante a vigência do estado de emergência devido à pandemia da Covid-19 prevê um conjunto restrições e outras regras, que entrarão em vigor às 00h00 de domingo. Conheça-as aqui.

09h34 - A GNR alertou na sua página de Facebook para a importância de proteger a mão dominante. A força de segurança lembra que quando está na rua, e sempre que precisar de tocar em algo, deve fazê-lo com a mão não dominante. 

09h07 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) fez uma publicação no Facebook na qual deixa indicações para sobre quem deve e como se poderão usar as máscaras. A autoridade de saúde salienta que nem todas as pessoas devem usar este equipamento de proteção

08h18 - Centenas de batas pagas e confecionadas por voluntários vão ser entregues aos profissionais de saúde das Caldas da Rainha num movimento solidário que está a envolver cada dia mais pessoas empenhadas em contribuir com equipamentos de proteção individual.

08h14 - A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta anunciou hoje os dois primeiros casos positivos de infeção por coronavirus no país.

08h06 - Singapura registou as duas primeiras mortes por Covid-19, após ser o primeiro país do sudeste asiático a detetar os primeiros casos no início de janeiro e impor as medidas para contê-lo.

07h54 - O primeiro-ministro afirmou na sexta-feira que o Governo está a apoiar um centro tecnológico que está a desenvolver condições para a produção nacional de ventiladores e que várias empresas reorientaram a sua produção para produtos de proteção individual.

07h49 - A China anunciou que não registou, pelo terceiro dia consecutivo, novas infeções locais pelo novo coronavírus, embora o número de casos importados continue a aumentar, com 41 registos nas últimas 24 horas.

07h43 - Partidos reagem às medidas apresentadas por António Costa. Os Verdes (PEV) consideraram que estas "são claramente insuficientes", criticando que não estejam proibidos os despedimentos. Já o Bloco de Esquerda afirmou que "é preciso estender a proibição de despedimentos", sob pena de se alimentar os despedimentos. O PAN defendeu uma "injeção direta de capital" nas empresas para manter postos de trabalho.

07h36 - Gosta de música? Com o estado de emergência a confinar milhões de portugueses em casa, esta pode ganhar nova relevância. Eis uma lista de 20 canções que podem ser banda sonora para os dias da pandemia.

07h30 - A Coreia do Sul registou nas últimas 24 horas um ligeiro aumento de novos casos de coronavírus, disseram as autoridades, que preveem um aumento de infeções importadas e surtos esporádicos de covid-19.

07h10 - Um grupo de nove governadores estaduais no nordeste brasileiro pediu hoje apoio à China no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus no país.

06h30 - A ministra interina da Saúde timorense anunciou que Timor-Leste registou o primeiro caso positivo da Covid-19, explicando que o doente está sob vigilância médica e em quarentena.

06h27 - Vários municípios da Área Metropolitana do Porto estão disponíveis para criar um agrupamento de entidades adjudicantes para financiar a aquisição de material para responder às necessidades dos hospitais da região durante a pandemia de Covid-19.

06h15 - O presidente dos EUA e o seu principal perito em doenças infecciosas divergiram publicamente sexta-feira, em direto na televisão, sobre as capacidades eventuais da utilização de um medicamento para a malária no tratamento da covid-19.

06h11 - O Brasil tem 11 mortos e 904 infetados pelo novo coronavírus, informou na sexta-feira o Ministério da Saúde brasileiro, no mesmo dia em que previu para abril o colapso do sistema de Saúde do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório