Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Eram um sinal de esperança mas, afinal, não há golfinhos em Veneza

Psicóloga defende que, em altura de isolamento, este tipo de notícias faz-nos acreditar que existe um propósito para a situação que estamos a atravessar.

Eram um sinal de esperança mas, afinal, não há golfinhos em Veneza
Notícias ao Minuto

15:25 - 21/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

As imagens estavam a ser partilhadas por italianos e davam conta de que a diminuição da poluição na cidade de Veneza estava a ter um efeito positivo para a mãe natureza.

As imagens eram surpreendentes, é verdade, mas enganaram muitos, incluindo o Notícias ao Minuto. Nelas, um utilizador do Twitter dava conta de que dois golfinhos teriam surgido nos canais de Veneza e a inesperada visita era uma consequência da maior limpeza das águas que envolvem a cidade.

De facto, e apesar de raro, não seria a primeira vez que isto acontecia. Contudo, e infelizmente, ao que tudo indica, as imagens não são reais. Quem o diz é o National Geographic, que dá conta que embora sejam vários os utilizadores a partilhar estas imagens, as mesmas não são reais.

"A natureza parece ter carregado no botão de reset", escrevia um dos utilizadores que partilhou um destes vídeos. As imagens deixaram muitos de boca aberta e, segundo a National Geographic, foram como uma espécie de 'luz ao fundo do túnel' para os muitos que acreditam que esta pandemia pode ser a mãe natureza a dar-nos uma lição e que no fim deste pesadelo teremos algo de positivo a aprender.

As imagens, contudo, terão sido registadas em Sardenha, no mar mediterrâneo, onde a presença destes animais é comum.

Segundo esta mesma publicação, a presença de golfinhos não é a única história falsa a circular nas redes sociais. Um grupo de elefantes embriagado numa plantação de milho ou a presença de cisnes também em Veneza são histórias que também estão a circular nas redes sociais. 

Numa altura em que enfrentamos uma pandemia, o risco do colapso da economia e o súbito isolamento, aumenta a nossa necessidade de nos sentirmos bem, escreve o National Geographic. "Numa altura em que estamos muito sozinhos, é tentador agarrarmo-nos àquele sentimento, sobretudo se estivermos a partilhar esse sentimento de esperança com outros", afirma Erin Vogel, psicóloga na Universidade de Standford, acrescentando que a ideia de que os animais e a natureza podem realmente florescer durante esta crise, pode dar-nos um sentimento de propósito, o de que estamos a passar por isto por uma razão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório