Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Sente-se triste ou ansioso com o isolamento? E as crianças?

Portugal está em estado de alerta e as autoridades avisam que as próximas semanas serão difíceis, com cada vez mais pessoas a precisar de ficar em isolamento. A OMS elaborou um conjunto de conselhos para lidar com o stress e a ansiedade durante um surto viral - para os adultos e para as crianças.

Covid-19: Sente-se triste ou ansioso com o isolamento? E as crianças?
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/03/20 por Anabela Sousa Dantas

Lifestyle Coronavírus

A população vive, nesta altura, de forma generalizada, um momento de crise com a agravante de obrigar ao isolamento - seja em casa ou numa unidade de saúde. Esta realidade, com impacto mais nefasto para que está sozinho, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a lançar um conjunto de linhas de orientação para melhor lidar com stress, a ansiedade e o medo associado a este período.

Não são só os adultos, porém, a sofrer com esta mudança de rotina. As crianças também reagem - de diferentes formas -, necessitando da atenção redobrada dos pais. Nesse sentido, deixamos abaixo algumas ideias de como ajudar, conforme indicadas pela OMS.

Como lidar com o stress durante o surto viral?

  • Fale com alguém. É normal sentir-se triste, stressado, confuso, assustado ou zangado num período de crise. Contacte os seus amigos ou família, nem que seja através das redes sociais. Crie uma rede de apoio, partilhe a sua experiência.
  • Mantenha um estilo de vida saudável. Se precisa de ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável: durma bem, coma bem, faça exercício e mantenha contacto com os seus amigos e familiares (por telefone, redes sociais ou email).
  • Não fume, não beba. Não recorra ao tabaco, álcool ou drogas para lidar com as suas emoções. Se se sentir assoberbado, ligue para um linha de apoio (contactos mais abaixo), para o seu médico, para um amigo ou familiar.
  • Informe-se junto de fontes fidedignas. Não confie no que vê no Facebook nem no que ouve no Whatsapp. Procure informação sobre o que está a acontecer junto de fontes oficiais - como a DGS ou a OMS. O alarmismo só irá contribuir para um agravado estado de ansiedade.
  • Não veja a cobertura noticiosa, se se sente preocupado. Limite o tempo que passa a ver as notícias se sente que fica preocupado ou alarmado. Foque-se nas comunicações das autoridades oficiais, veja notícias uma vez por dia.
  • Ocupe o tempo. Se tem um hobbie, algo que gosta muito de fazer, se pode fazer um curso online, ocupe-se com isso.

A Ordem dos Psicólogos também lançou um conjunto de conselhos para quem estiver fechado em casa, que vão no mesmo sentido. Pode ver o vídeo abaixo e ler mais aqui.

Como ajudar as crianças a lidar com o stress do surto viral?

  • Esteja atento. Conforme escreve a OMS, as crianças reagem ao stress de formas variadas - mais necessitadas de atenção, mais ansiosas, mais reservadas, mais zangadas, mais agitadas, fazem chichi na cama. Deve mostrar mais apoio, ouvir as suas preocupações e dar mais atenção.
  • Fale com as crianças. Ouça aquilo que têm para dizer, responda com calma e transmita segurança.
  • Deixe-as brincar. Dê oportunidade para que a criança brinque e relaxe.
  • Esteja perto. As crianças devem o mais perto possível dos pais ou dos cuidadores. Em caso de internamento (do adulto ou da crianças), assegure contacto regular (telefone, videochamada) e emita tranquilidade.
  • Garanta rotina, dentro do possível. Mantenha uma rotina diária ou crie uma nova rotina adaptada às necessidades, incluindo tempo de escola/aprendizagem e tempo de recreio.
  • Informe. Explique o que está a acontecer com factos e informação clara, informe sobre como se devem proteger de forma a que percebam, de acordo com a idade. Prepare-as de forma tranquilizadora, por exemplo, se elas ou uma familiar forem internados (alguém está um pouco mal e precisa de passar algum tempo com médicos que o ajudem a sentir melhor).

Contactos úteis:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt‬ (garantem resposta célere).

Precisa de conversar? 

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 800 209 899 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório