Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente do Zimbabué na Namíbia apesar de proibição de viagens

O presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, assistiu hoje em Windhoek à cerimónia da tomada de posse do seu homólogo namibiano, Hage Geingob, apesar da interdição imposta ao seuGgoverno de sair do país para evitar o contágio do novo coronavírus.

Presidente do Zimbabué na Namíbia apesar de proibição de viagens
Notícias ao Minuto

14:17 - 21/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Emmerson Mnangagwa tinha dito esta semana em Harare que a proibição de viajar também se lhe aplicava. "Só partirei se for necessário e inevitável", assegurou.

Mas hoje estava na Namíbia, como constatou uma jornalista da agência France-Presse, para a cerimónia de juramento de Geingob, reeleito em novembro.

Na sexta-feira, foi confirmado um primeiro caso do novo coronavírus no Zimbabué, cujos serviços de saúde estão sem o mínimo de condições.

"Estaremos ao vosso lado na nossa busca comum para consolidar e reforçar a integração regional e continental e ainda mais face às ameaças recentes como a da covid-19", declarou Emmerson Mnangagwa ao seu homólogo da Namíbia.

Até ao momento foram confirmados na Namíbia dois casos do novo coronavírus e o Presidente declarou o estado de emergência.

O impacto da epidemia pode ser catastrófico no Zimbabué, mergulhado há décadas numa crise económica.

Apenas um outro chefe de Estado, o angolano João Lourenço, se deslocou hoje a Windhoek para a cerimónia, que foi organizada no palácio presidencial e não num estádio devido à epidemia.

Várias centenas de pessoas assistiram, depois de ter sido testada a sua temperatura e de lhes ter sido dado gel desinfetante.

O novo coronavírus já causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo e foram detetados mais de 271.660 casos de infeção em 164 países e territórios.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório