Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2023
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 19º

Turquia impõe confinamento total a idosos e doentes crónicos

As pessoas com mais de 65 anos e os doentes crónicos vão estar proibidos de sair de casa, a partir da meia-noite, para evitar a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje o governo turco.

Turquia impõe confinamento total a idosos e doentes crónicos
Notícias ao Minuto

19:46 - 21/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo o Ministério do Interior da Turquia, o objetivo desta medida é impedir que os idosos e os doentes que sofrem de patologias crónicas, especialmente respiratórias, ou que tenham as defesas imunitárias fracas, continuem "a ir a espaços públicos como parques e a usar o transporte público sem que seja necessário, o que representa um risco para a saúde deles e para a comunidade".

Grupos de apoio, incluindo agentes das forças de segurança e voluntários de organizações não governamentais (ONG), vão ser formados para responder às necessidades básicas das pessoas afetadas pela decisão, que não tenham familiares para ajudá-los, especificou o ministério, sem avançar com o prazo do confinamento, nem com as sanções para quem o viole.

Esta medida é anunciada depois de o número de pessoas afetadas pela covid-19 ter aumentado significativamente nos últimos dias na Turquia.

Os últimos dados oficiais, divulgados na sexta-feira, apontam para 670 casos, nove dos quais fatais, quase o dobro do número revelado no dia anterior.

Na sexta-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apelou para que todos os cidadãos turcos permaneçam em casa, destacando que é proibido sair por "razões não-essenciais".

Mas, hoje, os meios de comunicação turcos transmitiram imagens que mostram centenas de pessoas concentradas num parque florestal perto de Istambul, passeando e fazendo piqueniques. As autoridades turcas já reagiram, proibindo a realização de churrascos e piqueniques.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 12.000 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 4.825 mortos (mais 793 do que na sexta-feira) em 53.578 casos (mais 6.557, um recorde em 24 horas). Segundo as autoridades italianas, 6.062 dos infetados já estão curados.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório