Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

CE aprova 264,95 milhões para linha de alta velocidade Lisboa-Madrid

A Comissão Europeia (CE) aprovou hoje a concessão de 264,95 milhões de euros para melhorar a conexão ferroviária de alta velocidade entre Madrid e Lisboa.

CE aprova 264,95 milhões para linha de alta velocidade Lisboa-Madrid
Notícias ao Minuto

13:14 - 17/03/20 por Lusa

Mundo CE

O investimento, que se enquadra na rubrica dos Fundos de Coesão, servirá para "melhorar o serviço de passageiros e mercadorias de longa distância e reduzir as emissões de CO2", afirmou a CE num comunicado.

Segundo o executivo europeu, estima-se que o início das obras ocorra em dezembro de 2022 e que afetará principalmente a região espanhola da Extremadura.

Especificamente, o investimento afetará 178,6 quilómetros da linha Plasencia-Cáceres-Badajoz, uma das áreas com menos infraestrutura construída nos 715 quilómetros que compõem a rota Madrid-Lisboa.

Dois outros setores que ainda precisam ser ajustados, segundo a Comissão, são os compreendidos entre Plasencia e Madrid e entre Badajoz e a fronteira portuguesa.

Uma vez finalizado o trabalho, espera-se que os comboios possam circular no máximo 300 quilómetros por hora entre as duas capitais da Península Ibérica.

Bruxelas anunciou hoje investimentos de 1.400 milhões de euros em "projetos verdes" que afetarão a República Checa, Croácia, Roménia, Hungria, Polónia e Portugal.

Para Portugal, a Comissão Europeia aprovou um investimento de 107 milhões de euros do Fundo de Coesão para a modernização da rede de metropolitano do Porto, que representa perto de 25% dos custos totais dos projetos.

CSR // FPA

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório