Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Bastonário dos Médicos não aconselha viagens em março

O número de mortos provocados pelo vírus supera os três mil a nível global.

AO MINUTO: Bastonário dos Médicos não aconselha viagens em março
Notícias ao Minuto

07:39 - 02/03/20 por Fábio Nunes com Anabela Sousa Dantas

Mundo Coronavírus

A epidemia de Covid-19 continua a ser uma fonte de preocupação a nível mundial. Ainda que os casos de infeção e mortes tenham diminuído na China, epicentro do surto viral, o novo coronavírus está agora a propagar-se fora do território continental chinês, com vários países a verem os seus números de contágios a subir. 

Segundo os dados mais recentes, o Covid-19 já causou a morte a mais de três mil pessoas e foram infetadas quase 90 mil, em todo o mundo.

Portugal conta com os dois primeiros casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

23h47 - O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, indicou, em entrevista à TVI, que se devem evitar as viagens "que não sejam necessárias". "Se a viagem puder ser evitada, porque é uma viagem de férias que calha agora em março e que é para um país africano ou para um país europeu, para Itália, para Milão, seja o que for, ou até para a China, se calhar vale a pena a pessoa pensar em não fazer férias agora", disse.

23h40 - Segundo caso suspeito de Covid-19 nos Açores deu negativo, segundo confirmou Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, à RTP1. Trata-se de um homem de 24 anos que esteve em Itália.

22h24 - Primeiro caso de infeção confirmada em Marrocos. É um cidadão nacional que regressou de Itália e está em isolamento num hospital de Casablanca, em situação estável.

22h23 - O surto de Covid-19 levou ao cancelamento, nas últimas horas, de 11 peregrinações já agendadas por grupos organizados junto do Departamento de Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, informou a instituição.

21h56 - O caso suspeito do novo coronavírus em investigação na ilha de São Vicente é um cidadão cabo-verdiano que esteve em Portugal "num evento com um caso" do novo coronavírus "confirmado", disse hoje o ministro da Saúde de Cabo Verde.

21h55 - A ausência de trabalhadores dos postos de trabalho que tenham de permanecer em quarentena devido à epidemia de Covid-19 vai ser equiparada a "baixa médica por internamento", para proteger os rendimentos, anunciou hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

21h20 - A Feira Mundial de Turismo de Paris, marcada para os dias 12 a 15 de março, que esperava mais de 100 mil visitantes, foi cancelada. Na sexta-feira, a Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB), que estava programada para os dias 4 a 8 de março, também foi cancelada 

20h59 - A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou esta segunda-feira em entrevista que o Governo tem um mecanismo para implementar "medidas excecionais, designadamente, a contenção provisória" caso se verifique uma situação de "emergência".

20h38 - Se chegou aqui agora, eis um rápido balanço: em Portugal, há dois casos de infeção confirmados, ambos internados no Porto. Um, de 33 anos, tem ligação epidemiológica a Valência e outro, de 60, ao norte de Itália.

Nos Estados Unidos foram hoje anunciadas mais 4 novas mortes, elevando o balanço no país para seis vítimas mortais, todas no estado de Washington. Foram contabilizadas 96 infeções em todo o país. Em Itália, foram anunciadas mais 11 mortes, subindo o número total para 52 vítimas mortais. Foram contabilizadas 2.036 infeções em todo o país. Em França foi hoje anunciada uma morte (depois de terem sido erradamente avançadas duas), elevando o número total para três. Há 191 casos de infeção contabilizados.

A nível global: o número de vítimas mortais em resultado do novo coronavírus cifra-se, nesta altura, em 3.087 (2.912 na China), com o acréscimo de 36 mortos nas últimas 24 horas. O número de infeções confirmadas é de 90.087, espalhadas por um total de 75 países e territórios (sendo que 80,026 estão na China). O número de pessoas recuperadas é de 45.705.

20h21 - O número de vítimas mortais nos Estados Unidos subiu para seis, depois do estado de Washington ter anunciado mais quatro mortes, esta segunda-feira, de acordo com o Washington Post.

No sábado, as autoridades tinham anunciado a morte de um homem, com cerca de 50 anos, cuja saúde já era frágil antes mesmo de contrair o vírus, e no domingo foi anunciada a morte de um homem de 70 anos, também um paciente de risco.  As seis mortes ocorreram no estado de Washington, na costa oeste do país.

20h03 - António Costa esteve de visita ao Centro de Contacto do SNS24. Recorde-se que a melhor forma de evitar a propagação do vírus e manter-se seguro não é dirigir-se a um hospital: deve ligar para o centro de contato SNS24 (808 24 24 24), antes de recorrer a serviços de saúde. 

20h02 - O primeiro-ministro António Costa garantiu, na tarde desta segunda-feira, que os funcionários do setor privado vão ter os "mesmos direitos" que os trabalhadores públicos, caso seja necessário restringir a circulação de pessoas em Portugal, na sequência do surto do novo coronavírus.

19h21 - Primeiros casos de contaminação detetados em cada vez mais países. As autoridades da Arábia Saudita anunciaram o primeiro caso no país, num cidadão saudita que regressou do Irão, enquanto na Jordânia o vírus foi detetado num homem que voltou de Itália.

19h18 - Uma escola em Vieira do Minho (Braga) mandou dois alunos, irmãos, para casa durante uma semana, depois de um deles ter estado em Milão, mas os pais dos outros alunos queixam-se de não terem sido informados da situação.

O presidente da Câmara, António Cardoso, disse que a escola "fez o que tinha a fazer" e elogiou o facto de não ter sido criado "um alarmismo desnecessário" junto de todos os pais.

19h10 - O ministro da Saúde tunisino, Abdellatif Mekki, confirmou o primeiro caso positivo de infeção com o novo coronavírus, tornando a Tunísia no quarto país da África afetado pelo vírus, depois da Argélia, Egito e Nigéria. O Senegal também confirmou o seu primeiro caso positivo, tornando-se no segundo país da África subsariana a contrair a infeção.

19h08 - Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países do G7 têm uma reunião telefónica na terça-feira para coordenar a ação face à epidemia do novo coronavírus.

18h30 - É oficial: a Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmo o segundo caso de infeção com o novo coronavírus em Portugal, um homem de 33 anos que está internado no Centro Hospitalar de São João, no Porto.

17h41 - A Proteção Civil de Itália atualizou esta segunda-feira o número total de mortos por Covid-19 para 52 e o número de infeções confirmadas para 1835. Desde o início do surto viral no país, 149 pessoas recuperaram e 2036 pessoas foram infetadas (número inclui mortos, infetados e recuperados). 

O chefe da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli, precisou que as novas vítimas mortais registadas eram, uma vez mais, pessoas idosas ou pessoas que sofriam de doenças graves.

A epidemia de Covid-19, sublinhe-se, já infetou 89.527 pessoas em 67 países de cinco continentes. Pode consultar aqui o número de vítimas mortais por país até às 15h.

17h29 - O Palácio das Nações Unidas, em Genebra, que recebe 100.000 visitantes por ano, fechou esta segunda-feira as portas devido à epidemia de Covid-19, enquanto o Conselho de Direitos Humanos da ONU cancelou todos os eventos paralelos às sessões. Por seu turno, o Parlamento Europeu, em Bruxelas, decidiu limitar o acesso de visitantes às instalações da assembleia e cancelar eventos não indispensáveis à atividade legislativa e parlamentar.

17h23 - Os jogos da International Champions Cup agendados para o continente asiático, no próximo verão, foram cancelados devido à propagação do surto de coronavírus na Ásia. A prova ainda não tem calendário definido, mas contará com menos jogos devido à Copa América e ao Europeu 2020.

17h21 - Os clubes da I e II Ligas de futebol vão acatar a realização de jogos à porta fechada ou o possível adiamento de jornadas, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) após reunião extraordinária.

17h22 - A Ryanair está a notificar os passageiros de que vai reduzir os seus voos de curta distância de e para Itália em até 25% durante um período de três semanas, entre os dias 17 de março e 8 de abril

16h40 - A chanceler alemã, Angela Merkel, e os membros do seu executivo começaram a deixar de cumprimentar com um aperto de mão, numa altura em que o novo coronavírus se propaga no país, com 150 casos confirmados.

15h58 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez uma conferência de imprensa para atualizar informações sobre o novo coronavírus. "Nas últimas 24 horas foram registados nove vezes mais casos fora da China do que no país. As epidemias na República da Coreia, Itália, Irão e Japão são as maiores preocupações", disse o diretor-geral da OMSTedros Adhanom Ghebreyesus.

"Estamos em território desconhecido. Nunca tínhamos visto um agente patogénico respiratório capaz de transmissão em comunidade, mas também pode ser contido com as medidas certas", acrescentou o responsável, sublinhando que a contenção do vírus "é possível".

"Se isto fosse uma epidemia como a influenza, estaríamos a assistir a uma ampla transmissão em comunidade, por todo o globo, e os esforços para o abrandar ou conter não seriam possíveis. Mas a contenção do Covid-19 é possível e deve permanecer a prioridade máxima para todos os países. Com medidas tomadas cedo e agressivas, os países podem parar a transmissão e salvar vidas", disse.

A OMS anunciou também que enviou hoje uma primeira equipa de médicos e várias toneladas de equipamentos médicos para o Irão.

15h52 - Uma pessoa portadora do novo coronavírus morreram na cidade francesa de Compiegne, no departamento de Oise, anunciou esta segunda-feira o presidente da Câmara local. O autarca tinha avançado com dois mortos mas corrigiu as suas declarações iniciais. O número de mortos por Covid-19 em França é, neste momento, três.

Compiegne é uma cidade no Oise, a nordeste de Paris, onde há um surto já identificado de Covid-19 e de onde era originária a segunda vítima mortal, um professor de 60 anos. Um outro foco do vírus é Morbihan, perto de Nantes, onde 19 casos já foram identificados.

15h32 - A Comissão Europeia lançou esta segunda-feira uma página online dedicada ao COVID-19. Através deste portal, é possível obter informações sobre as atividades-chave da Comissão Europeia no combate ao vírus, assim como as várias estatísticas relacionada com o mesmo.

15h04 - Foi validado como positivo o segundo caso de coronovírus em Portugal, segundo a SIC Notícias. O caso de coronavírus no Hospital de São João, no Porto, aguardava pela validação do Instituto Ricardo Jorge. 

14h14 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reúne-se hoje com associações empresariais para fazer uma avaliação "em concreto" do impacto económico do coronavírus-19, nomeadamente na área industrial.  

14h12 - As autoridades nigerianas colocaram 58 pessoas em isolamento após contacto com um cidadão italiano infetado com o Covid-19. A Nigéria foi o primeiro país da África subsariana com um caso positivo do novo coronavírus

13h47 - O governo britânico vai publicar na terça-feira um plano de combate à propagação do novo coronavírus, sublinhou hoje o primeiro-ministro, Boris Johnson, que admitiu um provável agravamento da situação nos próximos dias. 

13h44 - O balanço de mortos devido ao novo coronavírus em Itália subiu para 41, depois de o governo da Lombardia informar que naquela região as mortes ascenderam para 31 pessoas. Os últimos dados da Proteção Civil italiana na tarde de domingo registavam 1.694 infetados.

13h43 - Catarina Martins defendeu que não se deve entrar em "alarmismos injustificados" face à existência de casos positivos de coronavírus (Covid-19) em Portugal e apelou à "serenidade" e à "responsabilidade". 

13h41 - O Hospital Sousa Martins, na Guarda, foi ativado como "unidade de segunda linha" para a contenção da infeção pelo Covid-19, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS). 

13h39 - Médicos de várias especialidades vão integrar o Grupo de Acompanhamento do Covid-19 criado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e que será coordenado pelo pneumologista Carlos Robalo Cordeiro.

13h10 - O diretor dos Serviços de Saúde de Macau defendeu hoje a opção pela retirada de residentes que estão em Wuhan, uma vez que a situação está "mais estável". "A possibilidade de surto na comunidade [Macau] é muito baixa, já não registamos novos casos há 27 dias", destacou.

13h07 - A Ordem dos Médicos recomendou hoje a criação de uma linha de financiamento para o novo coronavírus de forma a permitir que as instituições de saúde atuem com "autonomia, adaptabilidade e rapidez" na resposta "a uma situação muito dinâmica". A medida faz parte de um conjunto de oito recomendações feitas pela Ordem dos Médicos.

12h24 - O Irão anunciou a morte de mais 12 pessoas. Sobe assim para 66 o número de vítimas do Covid-19 no país. 

12h22 - António Costa comentou os primeiros casos de coronavírus em Portugal. "Creio que todos temos consciência que, tratando-se de uma epidemia de escala global, necessariamente Portugal haveria de ter casos confirmados", sublinhou o primeiro-ministro, que reforçou as recomendações que já foram feitas aos portugueses. 

12h18 - O líder do culto no centro do surto do novo coronavírus na Coreia do Sul pediu perdão durante uma conferência de imprensa. Lee Man-hee disse que a Igreja de Jesus Shincheonji tentou fazer de tudo para evitar a propagação do vírus, mas "não conseguiu". 

11h40 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu à confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 em Portugal. "Isto é a chamada notícia esperada há muito tempo, com tantos países nomeadamente na Europa a terem casos positivos, era de estranhar que não houvesse nenhum caso positivo em Portugal", comentou o chefe de Estado, aconselhando ainda: "Não se deve entrar em alarmismos".

11h38 -  Risco de contágio na UE sobe para elevado, Bruxelas lança 'task force'. A Comissão Europeia anunciou hoje o lançamento de uma 'equipa de resposta' ao novo coronavírus, no mesmo dia em que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) subiu o risco de infeção na UE para elevado;

11h30 - O Museu do Louvre, em Paris, manter-se-á encerrado. O museu do Louvre, em Paris, permanece encerrado após os seus funcionários, preocupados com a epidemia do Covid-19, votarem hoje de manhã pelo direito de retirada do trabalho, disse Christian Galani, funcionário do Louvre e representante sindical.

11h02 - A epidemia do novo coronavírus (Covid-19), que teve origem na China, já infetou 89.668 em todos os continentes, das quais morreram 3.046, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. 

10h59 - Os contactos dos passageiros provenientes de Itália serão rastreados, revelou Marta Temido. Esta era uma medida que estava em vigor para os voos provenientes da China. 

10h31 - A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou os dois primeiros casos positivos de Covid-19 em Portugal. Ambos os doentes estão internados em hospitais da cidade do Porto, um deles está no Hospital São João e o outro no Hospital de Santo António. O estado dos dois pacientes é considerado estável. 

10h29 - Foi registado o primeiro caso do novo coronavírus em Andorra, anunciou hoje o governo do principado. O paciente esteve recentemente em Milão e foi hospitalizado este sábado. 

9h59 - O governo de Cabo Verde autorizou a compra urgente de equipamentos médicos por 38,1 milhões de escudos (345 mil euros), para que os estabelecimentos de saúde estejam preparados para lidar com eventuais casos do Covid-19. 

9h04 - Um dos membros do conselho do líder supremo iraniano, o Ayatollah Ali Khamenei, morreu devido ao novo coronavírus, adianta a rádio estatal do Irão. Mohammad Mirmohammadi morreu no hospital de Teerão. Tinha 71 anos. 

8h58 - Depois de uma semana negra, as bolsas europeias iniciam esta semana com indicadores positivos e a recuperar. De acordo com a CNBC, esta recuperação está relacionada com a esperança de que os bancos centrais possam introduzir medidas de estímulo para limitar o impacto do Covid-19 na economia mundial. 

8h07 - A Indonésia registou os primeiros dois casos de Covid-19, anunciou esta segunda-feira o presidente Joko Widodo. Os dois pacientes foram internados, mas o líder indonésio não detalhou a sua situação. A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo. 

8h05 - Há mais uma prova do MotoGP adiada. Depois da corrida inaugural no Qatar, agendada para este domingo, o ministério da Saúde da Tailândia decidiu adiar a realização do Grande Prémio no país e que estava marcado para o dia 22 de março

8h01 - Os serviços públicos devem elaborar planos de contingência para o surto de Covid- 19, que vão permitir colocar trabalhadores em teletrabalho ou, quando se justificar, em isolamento profilático, sem perda de retribuição salarial, de acordo com um despacho da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que será publicado esta segunda-feira em Diário da República. 

7h57 - Nos Estados Unidos há mais uma vítima mortal do Covid-19. Trata-se da segunda vítima do novo coronavírus no país e foi anunciada um dia depois da primeira morte. Os números mais recentes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) indicaram a existência de 23 infetados pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. 

7h52 - As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 476 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, elevando para 4.212 o total de pessoas infetadas no país. Quase 90% dos novos casos foram registados em Daegu. Na Coreia do Sul já morreram 22 pessoas. 

7h48 - Os Açores registam o segundo caso suspeito de Covid-19. Trata-se de um homem de 24 anos que esteve em Itália, revelou hoje o Governo Regional. O paciente apresenta uma situação clínica "estável" e foi transportado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. 

Em Portugal, e até às 19h00 de domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 85 casos suspeitos de infeção, 12 dos quais ainda estavam em estudo.

7h45 - Um comboio Sud Express parou às 23h30 deste domingo na estação do Entroncamento depois de uma passageira ter alegado estar com sintomas de infeção pelo novo coronavírus. O comboio voltou a arrancar pelas 2h11 desta segunda-feira. Os passageiros ficaram a aguardar no local por uma equipa especializada do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).  

7h39 - O número de mortos provocados pelo Covid-19 na China supera os 2.900. Nas últimas 24 horas verificaram-se mais 42 mortes, todas na província de Hubei, o epicentro do novo coronavírus. Nesta altura, o vírus está a crescer mais fora da China e a prioridade do governo chinês é "proteger contra a importação" de infeções oriundas de outros países. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório