Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Membro do conselho do Ayatollah Ali Khamenei morreu por causa do Covid-19

O surto da nova estirpe do coronavírus já fez 54 mortes no Irão e o país registou quase mil casos de infeção.

Membro do conselho do Ayatollah Ali Khamenei morreu por causa do Covid-19
Notícias ao Minuto

09:35 - 02/03/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Um dos membros do conselho do líder supremo do Irão morreu esta segunda-feira devido ao Covid-19. Segundo a rádio estatal iraniana, Mohammad Mirmohammadi morreu no hospital de Teerão. Tinha 71 anos e torna-se assim o primeiro elemento da cúpula da liderança da república islâmica a sucumbir ao vírus.

Mirmohammadi fazia parte do conselho do Ayatollah Ali Khamenei. Para além de aconselhar o líder supremo do Irão em diversas questões, este grupo ajuda a resolver disputas entre Ali Khamenei e o parlamento.

Há membros do governo iraniano que estão infetados com o novo coronavírus. Entre as pessoas que contraíram o vírus, encontra-se a vice-presidente Masoumeh Ebtekar e também Iraj Harirch, o líder de uma equipa encarregada do combate ao Covid-19, e que tentou desvalorizar o impacto do vírus no país antes de adoecer.

O Irão é o país que regista mais mortes provocadas pelo novo coronavírus a seguir à China. Morreram 54 pessoas e há 978 casos confirmados de infeção.

No entanto, os números divulgados pelo governo iraniano têm sido contestados. Na passada sexta-feira, a BBC avançou que já teriam morrido pelo menos 210 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório