Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bastonário dos Médicos não aconselha viagens de férias em março

Miguel Guimarães diz que se devem evitar todas as viagens que não sejam necessárias neste momento.

Bastonário dos Médicos não aconselha viagens de férias em março
Notícias ao Minuto

23:45 - 02/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Coronavírus

Depois de ter aconselhado os médicos a não participarem em conferências internacionais numa altura em que o mundo luta contra o novo coronavírus, o Bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, aconselhou também os portugueses em geral a não fazerem viagens de férias durante o mês de março.

"Estas preocupações devem ser de todos nós. Quando estamos a lutar contra uma epidemia de larga dimensão que, de hoje para amanhã, pode ser considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, temos todos de colaborar. [Por isso] sim, evitem as viagens que não sejam necessárias. Se a viagem puder ser evitada, porque é uma viagem de férias que calha agora em março, se calhar vale a pena a pessoa pensar em não fazer férias agora e fazer férias mais tarde e anular essa viagem neste momento", disse Miguel Guimarães esta segunda-feira, no Jornal das 8, da TVI.

1 milhão de portugueses infetados? "Não me parece possível"

Quanto às declarações da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que disse que poderá haver um milhão de infetados pelo Covid-19 em Portugal, Miguel Guimarães desvalorizou as estatísticas e relembrou que estas foram feitas "com base em estudos matemáticos que se aplicavam àquilo que foi a evolução da Gripe A".

"Eu sou um bocado otimista como o primeiro-ministro. Acho que nós não vamos ter muitos casos, mas não sei. É a minha percepção, é de eu ser, naturalmente, uma pessoa otimista. De qualquer forma nós temos de estar preparados para dar uma resposta adequada", disse, adiantando que "não me parece que isso seja razoável nem possível".

"Neste vírus e com a evolução que está a ser conhecida, acho que esse cenário não faz sentido e, portanto, estou plenamente convencido que não vamos ter um milhão de portugueses infetados com o cornavírus nem nada do que se pareça", concluiu.

Leia Também: AO MINUTO: Governo admite quarentena obrigatória caso seja necessário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório