Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

'Depois da tempestade, vem a bonança'. Bolsas recuperam da pior semana

As principais praças europeias estão a recuperar, esta segunda-feira, depois de terem registado a pior semana desde a crise financeira por causa dos receios em torno do novo coronavírus.

'Depois da tempestade, vem a bonança'. Bolsas recuperam da pior semana
Notícias ao Minuto

08:51 - 02/03/20 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia mercados

A semana passada foi de fortes perdas para os principais mercados globais, com os investidores receosos face ao impacto do novo coronavírus (Covid-19) na economia, mas esta segunda-feira o sentimento parece estar a recuperar. O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais empresas europeias, valorizava 2,4%, pouco depois do arranque da sessão. 

De acordo com a CNBC, esta recuperação está relacionada com a esperança de que os bancos centrais possam introduzir medidas de estímulo para limitar o impacto do Covid-19 na economia mundial.

O aumento do número de casos em Itália ficou caro mesmo à principal praça portuguesa, que encerrou na sexta-feira em território negativo. Porém, esta segunda-feira o PSI-20 abriu a subir 2,45% para os 4.788,59 pontos, recuperando assim das perdas da semana passada. 

De acordo com cálculos da agência Efe, os receios em torno da expansão do novo coronavírus e o seu impacto na economia global levaram as bolsas europeias a acumular quedas de mais de 11% durante a semana passada.

A incerteza em torno do impacto do Covid-19 levou a que os investidores procurassem ativos considerados seguros, como o dólar e dívidas de países com economias fortes, como os EUA e a Alemanha, enquanto o petróleo tem caído continuamente.

De sublinhar que a crise do coronavírus afetou em especial as companhias aéreas e as empresas do setor do turismo, tendo em conta a quebra nas movimentações de pessoas, mas também as petrolíferas, com a queda dos preços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório