Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Israelitas e palestinianos evocam legado de Hosni Mubarak

O primeiro-ministro de Israel reagiu hoje à morte do ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak elogiando o seu trabalho pela paz e pela segurança, enquanto o líder da Autoridade Palestiniana salientou o compromisso com a causa palestiniana.

Israelitas e palestinianos evocam legado de Hosni Mubarak
Notícias ao Minuto

14:56 - 25/02/20 por Lusa

Mundo Mubarak

Hosni Mubarak, que esteve 30 anos no poder e foi afastado pela revolta popular de 2011, morreu hoje, aos 91 anos, num hospital militar do Cairo.

"Em nome dos cidadãos de Israel e em nome do governo israelita quero exprimir o meu profundo lamento pelo desaparecimento do presidente Hosni Mubarak", afirmou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

"Mubarak, meu amigo pessoal, era um líder que conduziu o seu povo à paz e à segurança, à paz com Israel", acrescentou.

Mubarak sucedeu em 1981 a Anwar a-Sadat, primeiro líder árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, rendeu também homenagem a Hosni Mubarak, de cuja morte, disse, tomou conhecimento "com grande tristeza".

Mahmud Abbas destacou "o compromisso do ex-presidente com a causa palestiniana e o povo palestiniano" para que este "veja concretizados os seus direitos à liberdade e à independência", segundo um comunicado divulgado pelo seu gabinete.

O general Abdel Fatah al-Sissi, que sucedeu a Mubarak na presidência do Egito, manifestou condolências e elogiou a carreira militar do ex-presidente e especialmente o serviço prestado durante a guerra israelo-árabe de 1973, mas não fez referência às três décadas em que governou o país.

"O Presidente associa-se ao luto, com grande pesar, pela morte do anterior Presidente da República, Mohammed Hosni Mubarak", afirmou al-Sissi num comunicado.

O texto destaca Mubarak como "um dos líderes e heróis da gloriosa guerra de outubro, quando assumiu o comando da Força Aérea na guerra que restaurou a dignidade e o orgulho da nação árabe".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório