Morreu antigo presidente do Egito Hosni Mubarak, aos 91 anos

Mubarak foi o quarto presidente do Egito, tendo assumido o cargo entre 1981 e 2011.

Hosni Mubarak

© Reuters

Sara Gouveia
25/02/2020 11:02 ‧ 25/02/2020 por Sara Gouveia

Mundo

Egito

Morreu, esta terça-feira, o antigo presidente egípcio Hosni Mubarak, aos 91 anos. A notícia do óbito foi avançada pela televisão estatal do país que dá conta de que no momento da morte, o antigo governante se encontrava internado num hospital no Cairo.

Mubarak foi o quarto presidente do Egito, entre 1981 e 2011, mas acabou por abandonar cargo na sequência dos protestos da Primavera Árabe que eclodiram no país em 2011.

Tinha sido diagnosticado como cancro no estômago em 2011, pouco depois de se ter demitido sob a pressão dos protestos. A sua saúde foi-se deteriorando, tendo revelado ter sofrido um ataque cardíaco depois de ter sido condenado por ter ordenado a morte dos manifestantes. Mais tarde, em 2017, foi absolvido dessas acusações.

A sua morte ocorre apenas alguns dias depois de os seus dois filhos terem sido absolvidos da negociação ilícita de ações durante a venda de um banco quatro anos antes da revolta de 2011, que encerrou o seu regime autocrático de 30 anos. 

Gamal e Alaa Moubarak, e outras sete pessoas, eram acusados de concertar a aquisição da maioria das ações de um banco egípcio através de empresas-fachada, sem o declarar em bolsa, como a lei obriga.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas