Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Entrada de turistas no Zimbabué caiu 11% em 2019

A entrada de turistas no Zimbabué desceu 11% em 2019, para 2,29 milhões, face aos 2,57 milhões do ano interior, noticia hoje a comunicação social deste país.

Entrada de turistas no Zimbabué caiu 11% em 2019
Notícias ao Minuto

15:30 - 24/02/20 por Lusa

Mundo Zimbabué

Os números são avançados pelo jornal The Chronicle, que cita o atual presidente da Autoridade do Turismo do Zimbabué, Givemore Chidzidzi.

O responsável pediu intervenções urgentes às partes interessadas, apelando para a necessidade de se chamar mais turistas para o país.

"Esperávamos que o último trimestre de 2019 mudasse a nossa sorte, mas, infelizmente, continuámos a baixar no último trimestre, e o turismo diminuiu em termos dessas chegadas", referiu o responsável, acrescentando que "as chegadas também se traduzem em receita".

Chidzidzi considerou que 2019 foi um ano difícil para a indústria do turismo devido à má imagem do país enquanto destino.

A má imagem aliada à crise económica no país foi, para o responsável da autoridade, um fator que diz ter afetado também a taxa de ocupação de hotéis.

"A diminuição dos níveis de ocupação foi um resultado do duro clima económico, que resultou também num aumento dos preços", disse, vincando que as populações locais "não conseguem viajar", levando à diminuição do turismo doméstico".

Givemore Chidzidzi apontou que o setor do turismo "não é poupado" pelos desafios macroeconómicos do país, que enfrenta falta de fundos e dificuldades na distribuição energética.

A economia zimbabueana tem sofrido várias quebras nos últimos meses, sendo que nem a reintrodução do dólar zimbabueano travou este colapso, falhando assim um dos principais objetivos do Presidente do país, Emmerson Mnangagwa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório