Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vala comum da Peste Negra com 48 corpos descoberta no Reino Unido

Entre os restos mortais encontrados estavam cadáveres de 21 crianças.

Vala comum da Peste Negra com 48 corpos descoberta no Reino Unido
Notícias ao Minuto

11:43 - 19/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Peste Negra

Um grupo de arqueólogos britânicos descobriu uma vala comum com os restos mortais de 48 pessoas, incluindo 21 crianças, junto às ruínas da Abadia de Thornton, que chegou a funcionar como hospital, na cidade de Lincolnshire.

De acordo com a revista da especialidade Antiquity, a sepultura data ao século XIV, altura em que a Peste Negra assombrou o Reino Unido. Além disso, uma análise aos dentes de 16 dos 48 cadáveres revelou a presença de ‘Yerisinia pestis’, o agente infeccioso da Peste Negra.

Ao contrário do que aconteceu com outras valas comuns do século XIV encontradas em grandes cidades, os cadáveres encontrados neste túmulo estavam “cuidadosamente” envolvidos num lençol para que não se sobrepusessem.

O local começou a ser estudado em 2011. Primeiro, os arqueólogos começaram por descobrir ruínas de uma mansão. Contudo, com o passar do tempo, começaram encontrar ossos humanos.

Os restos mortais encontrados, adianta o artigo da Antiquity, correspondem a pessoas que tinham entre 1 e 45 anos quando morreram. A maioria tinha menos de 17 anos.

Recorde-se que, em menos de dois anos, a Peste Negra matou quase metade da população de Inglaterra. Perante um flagelo tão grande, as valas comuns eram a única forma de dar conta dos milhares de cadáveres que tinham de ser enterrados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório