Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

A vida a bordo de um cruzeiro em quarentena por coronavírus

Há 20 casos de coronavírus diagnosticados a bordo.

A vida a bordo de um cruzeiro em quarentena por coronavírus
Notícias ao Minuto

13:30 - 06/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Japão

Cerca de 3.700 passageiros e tripulação do cruzeiro 'Diamond Princess' estão em quarentena no porto de Yokohama, no Japão, desde segunda-feira. O navio afastou-se da costa para limpeza, mas vai voltar a ficar ancorado no porto para abastecimento e para os infetados serem levadas para centros médicos na região.

O governo  pediu às restantes pessoas a bordo do paquete, que fiquem no navio durante pelo menos 14 dias, período máximo estimado de incubação do vírus. 

A bordo está um passageiro identificado apenas como @daxa_tw que tem vindo a publicar vários vídeos e fotografias do interior do navio, nas redes sociais, e de como tem sido a vida no cruzeiro de quarentena.

Em algumas das partilhas é possível ver profissionais de saúde com fatos de proteção de plástico azul e máscaras a percorrer corredores vazios.

Há também imagens de salas desertas e do convés completamente abandonado. 

O utilizador tem partilhado ainda a alimentação a bordo, os atrasos nas refeições, a chegada de novos bens essenciais, como garrafões de água, acrescentando que "são mais do que ontem", ou as toalhas e lençóis distribuídos que terão de passar a ser "substituídos pelos passageiros".

Os filmes, jogos e passatempos disponíveis a bordo para entreter quem se encontra retido são também divulgados.

E os anúncios de bordo, onde é possível ler que havia a confirmação de mais 10 passageiros com testes positivos para coronavírus e a dar conta de que esses passageiros vão desembarcar para serem transportados para hospitais.

As autoridades japoneses, recorde-se, recolheram amostras de 273 pessoas no cruzeiro Diamond Princess, que apresentavam sintomas potencialmente relacionados com o novo coronavírus, para análise. Essas medidas foram tomadas após o teste positivo para o coronavírus num passageiro de 80 anos que desembarcou em Hong Kong, a 25 de janeiro - esteve a bordo cinco dias.

O Japão conta agora 45 pessoas infetadas, depois de na quarta-feira terem sido confirmados dois novos casos, o de um turista chinês, residente na cidade chinesa de Wuhan, centro do surto do novo coronavírus, e um residente da cidade japonesa de Kyoto, cuja relação com a China não foi especificada. 

A China elevou hoje para 563 mortos e mais de 28 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoVdetetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório