Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Eleições presidenciais polacas convocadas para 10 de maio

As eleições presidenciais na Polónia, um escrutínio crucial para os conservadores no poder e o Presidente cessante Andrzej Duda, proveniente dessa área política, realizam-se em 10 de maio, anunciou hoje fonte oficial,

Eleições presidenciais polacas convocadas para 10 de maio
Notícias ao Minuto

14:39 - 05/02/20 por Lusa

Mundo Polónia

Em conformidade com a Constituição, "fixo para domingo 10 de maio a data da eleição", declarou hoje aos 'media' a presidente do Sejm (parlamento), Elzbieta Witek.

Caso nenhum dos candidatos não garanta mais de 50% dos votos expressos, a segunda volta entre os dois candidatos mais votados foi marcada para 24 de maio.

Segundo sondagens recentes, o Presidente cessante e proveniente das fileiras do partido Justiça e Desenvolvimento (PiS, no poder), pode obter entre 38 e 44% dos votos, seguido por Malgorzata Kidawa-Blonska, candidata da Plataforma Cívica (PO, liberal), a principal força da oposição e creditada com cerca de 22% das intenções de voto.

Na eventualidade de uma segunda volta, o Presidente cessante seria reconduzido.

Entre os candidatos à chefia do Estado incluem-se ainda o jornalista e apresentador independente Szymon Holownia (centro, católico), com 9 a 11% das intenções de voto, e o eurodeputado Robert Biedron, o primeiro político do país com um cargo importante a assumir publicamente a sua homossexualidade (9%), e apoiado pela esquerda.

O Partido Camponês (PSL) apresenta como candidato o seu presidente Wladyslaw Kosiniak-Kamysz (cerca de 6%), e o de extrema-direita, Krzysztof Bosak, não vai além dos 3%.

O escrutínio será crucial para os nacionalistas conservadores, reconduzidos no poder após as legislativas de outubro, e quando o chefe de Estado possui o poder de bloquear as leis votadas pelo parlamento 460 lugares e controlado pelo PiS, que garante maioria absoluta com 235 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório