Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mais um trabalhador de um santuário de borboletas assassinado no México

É o segundo conservacionista de borboletas-monarca a ser assassinado no México em menos de uma semana.

Mais um trabalhador de um santuário de borboletas assassinado no México
Notícias ao Minuto

23:35 - 03/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo México

Foi assassinado um segundo trabalhador do santuário de borboletas-monarca do México no espaço de uma semana, levantando preocupações para com os ativistas pela defesa de uma das mais emblemáticas espécies de borboletas.

De acordo com as autoridades do estado de Michoacán, o corpo do conservacionista Raúl Hernández Romero, um guia turístico a tempo parcial, mostrava ferimentos compatíveis com objeto cortante, cita a CNN.

Romero tinha sido dado como desaparecido no dia 27 de janeiro, da localidade de Angangueo, situada na Reserva da Bioesfera de Borboletas-Monarca, um património mundial da Unesco.

A sua morte é noticiada apenas uma semana depois de ter sido encontrado o corpo de Homero Gómez González, também trabalhador no mesmo santuário de borboletas. González, que foi dado como desaparecido a 14 de janeiro, foi encontrado a flutuar num poço, com uma ferida da cabeça.

As autoridades de Michoacán indicaram que não têm a certeza de que as duas mortes estão ligadas ou sequer relacionadas com o trabalho dos homens na reserva protegida.

O estado mexicano tem, porém, assistido a um aumento de violência nos últimos anos, com a região em torno da reserva a ser alvo constante de exploração ilegal de madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório