Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Justiça do Mali manda libertar general responsável por golpe de Estado

A justiça do Mali decidiu hoje colocar em liberdade provisória o general Amadou Aya Sanogo, líder do golpe de Estado de 2012 e condenado pela morte 21 soldados, noticiou hoje a imprensa maliana.

Justiça do Mali manda libertar general responsável por golpe de Estado
Notícias ao Minuto

16:29 - 28/01/20 por Lusa

Mundo Mali

"O tribunal de recurso de Bamako decidiu colocar em liberdade provisória o general Amadou Aya Sanogo", adiantou o site de informação Mali24.Info.

O mesmo tribunal decidiu mandar libertar uma dezena de outros condenados no mesmo processo que Amadou Sanogo.

O anúncio da libertação do líder do golpe de Estado de 2012, que estava preso há 6 anos em Selegué, cerca de 100 quilómetros da capital do Mali, tinha já sido anunciada há uma semana.

Amadou Aya Sanogo, que derrubou o Presidente Aamdou Toumani Touré em março de 2012, foi detido em 2013 depois de ter cedido o poder.

Sanogo e os seus seguidores foram acusados da morte de 21 elementos de uma unidade de elite das Forças Armadas, os "Boinas Vermelhas", leais ao chefe de Estado e que, cerca de um mês mais tarde, tentaram lançar um contragolpe.

O golpe de Estado precipitou a derrota das forças armadas pelos rebeldes tuaregues e por grupos 'jihadistas' ligados à al-Qaida, que passaram a controlar o norte do país e levaram a uma intervenção militar internacional liderada pela França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório