Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Coronavírus: Número de mortos sobe para 6. Há 300 casos confirmados

Pelo menos seis pessoas morreram em resultado do surto desta pneumonia viral, transmissível entre humanos. OMS vai avaliar se se trata de uma emergência de saúde pública.

Coronavírus: Número de mortos sobe para 6. Há 300 casos confirmados

As autoridades chinesas confirmaram esta terça-feira que o número de mortes em resultado do coronavírus, a pneumonia viral que teve início no centro da China, subiu para seis e que os casos confirmados subiram para 300, segundo avança a AFP, sendo que na segunda-feira havia indicação de 200 doentes infetados.

A Comissão Nacional de Saúde do país asiático atualizou esta terça-feira o número total de infetados confirmados, enquanto 922 pacientes estão sob observação, numa altura em que milhões de chineses começam a viajar, por ocasião do Ano Novo Lunar.

A epidemia do coronavírus, que provoca pneumonias, tem sintomas semelhantes à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O vírus foi detetado no mês passado em Wuhan, uma cidade do centro da China, e tornou-se mais preocupante na segunda-feira depois de confirmado que é transmissível entre seres humanos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou para quarta-feira uma reunião de peritos para avaliar se o surto constitui uma emergência de saúde pública internacional.

Esta semana foram diagnosticados novos casos em Pequim, Xangai e Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong. Todos estes pacientes visitaram Wuhan recentemente.

Fora da China, quatro casos do novo coronavírus foram confirmados entre viajantes chineses na Coreia do Sul, Japão e Tailândia, todos também oriundos de Wuhan.

Os casos alimentaram receios sobre uma potencial epidemia, semelhante à da pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório