Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vírus que matou três pessoas na China é transmissível entre humanos

Afirmação foi avançada por um especialista das autoridades de saúde chinesas à televisão estatal.

Vírus que matou três pessoas na China é transmissível entre humanos
Notícias ao Minuto

15:43 - 20/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vírus/China

Um especialista chinês em doenças infecciosas confirmou que o vírus com sintomas semelhantes ao SARS que se tem espalhado pelo país é transmissível entre humanos, segunda avança a AFP, que cita os meios estatais chineses.

Zhong Nanshan, um especialista das autoridades de saúde chinesas que ajudou a debelar a pandemia da SARS [Severe Acute Respiratory Syndrome ou síndrome respiratória aguda grave, em português] em 2003, disse à televisão estatal CCTV que a transmissão de pessoa para pessoa está provada.

A transmissão entre humanos do coronavírus, que provoca pneumonias, poderá levá-lo a espalhar-se mais rapidamente e por uma área maior.

O surto terá começado num mercado na cidade de Wuhan, no centro da China. Zhong Nanshan afirmou que duas pessoas infetadas em Guangdong, no Sul, não estiveram na cidade de Wuhan mas familiares dos doentes estiveram.

As autoridades de saúde em Wuhan confirmaram que há 198 pessoas infetadas, registando-se até agora três casos fatais da pneumonia viral provocada pelo coronavírus.

Alguns casos também foram relatados no Japão, Coreia do Sul e Tailândia.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse esta segunda-feira ser "necessário divulgar informações no seu devido tempo e fortalecer a cooperação internacional".

"É necessário fortalecer a orientação da opinião pública e a explicação das políticas públicas", afirmou, pedindo para se "manter a estabilidade da sociedade e garantir que as massas desfrutem" de um Ano Novo (chinês) estável e pacífico.

Recorde-se que durante a pandemia da SARS, que matou cerca de 650 pessoas na China continental e Hong Kong em 2002/2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou fortemente Pequim por atrasar o alarme e tentar ocultar a extensão da doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório